20 de julho de 2019, 20h10

Portugal nas meias-finais com bis de Tiago Gouveia

Futebol

A Equipas das Quinas bateu a Arménia por 4-0, garantindo o primeiro lugar do Grupo A e o acesso à próxima fase do Europeu Sub-19.  

Portugal, que contou com quatro águias no onze, venceu por 4-0 a anfitriã Arménia na 3.ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de Sub-19, garantindo assim presença nas meias-finais da competição.

Depois de uma vitória (frente a Itália) e um empate (frente a Espanha) no arranque da fase de grupos (Grupo A) do Campeonato da Europa Sub-19, Portugal entrou confiante e a criar mais oportunidades que a equipa da casa.

Aos 8’, surgiu a primeira oportunidade de perigo, com o benfiquista Tomás Tavares a cruzar para a cabeça de Tiago Rodrigues, que quase marcava o primeiro golo da Seleção Nacional.

Dois minutos depois (10’), nova ocasião para os portugueses. Costinha, depois de uma grande jogada individual, passou para Vítor Ferreira, que apareceu isolado e rematou, mas a bola foi por cima das redes adversárias.

A Arménia, que parecia adormecida nos primeiros minutos de jogo, aos 21’ acordou e criou uma perigosa oportunidade que valeu a primeira intervenção do guarda-redes Celton Biai na partida.

Aos 33’, o português Fábio Vieira sofreu falta dentro da área da Arménia e ganhou penálti para a equipa lusa. O capitão Vítor Ferreira assumiu o comando e inaugurou assim o marcador no Estádio Republicano (foto abaixo) com o seu primeiro golo na competição: 1-0 para Portugal.

O árbitro deu um minuto de compensação, mas o resultado não sofreu mais alterações: 1-0 ao intervalo.

Estádio Republicano

Iniciou-se a segunda parte e Portugal continuava a não dar descanso aos arménios. Aos 50’, Vítor Ferreira rematou contra um jogador adversário e João Mário aproveitou o ressalto para fazer o 2-0 para a equipa das Quinas.

Aos 63’, o selecionador Filipe Ramos fez as duas primeiras alterações no plantel: Tiago Gouveia entrou no lugar de Fábio Vieira e Rodrigo Fernandes fez a vez de Félix Correia.

Três minutos depois, o marcador mexeu na Arménia, novamente a favor de Portugal. Depois da combinação de Rodrigo Fernandes e João Mário, este último cruzou para a área, onde surgiu Tiago Gouveia (acabado de entrar) que cabeceou diretamente para as redes de Melkonyan. Estava assim feito o 3-0 para Portugal, com o jogador do Benfica a estrear-se a marcar no Europeu de Sub-19.

Nova substituição de Portugal aos 69': Tomás Tavares saiu para dar entrada a Tiago Lopes.

Sob os 30 graus que se faziam sentir no Estádio Republicano, a armada lusa esteve sempre por cima.

Aos 84’, o guarda-redes Celton Biai, que não precisou de mostrar muito trabalho, foi substituído por Meixedo e Gonçalo Loureiro por Levi Faustino.

A poucos minutos do fim do desafio (88’) ainda houve tempo para mais um golaço do benfiquista Tiago Gouveia. Depois de uma perda de bola do adversário, o camisola 18 aproveitou, fez uma excelente jogada individual e finalizou com um forte remate, fora de área, que foi direto para as redes arménias, bisando na partida e estabelecendo o 4-0 final.

Onze de PortugalCelton BiaiTomás TavaresGonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso, Diogo Capitão, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Félix Correia, Tiago Rodrigues, João Mário e Costinha

Suplentes: Meixedo, Gonçalo Ramos, Levi Faustino, Costa, Daniel Silva, Rodrigo Fernandes, Tiago Gouveia, António Gomes e Tiago Lopes.

Portugal está assim nas meias-finais da competição onde irá defrontar a República da Irlanda, República Checa ou Noruega, adversário que será conhecido no domingo.

Texto: Márcia Dores

Fotos: UEFA

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar