27 de julho de 2019, 19h20

Sub-19: Portugal vice-campeão da Europa

Futebol

O benfiquista Gonçalo Ramos foi o melhor marcador da prova, mas, na final, jogada na Arménia, a seleção de Espanha levou a melhor.

Portugal finalizou a participação no Campeonato da Europa Sub-19 como vice-campeão. Na final, jogada no Estádio Republicano, na Arménia, a seleção de Espanha foi mais forte e venceu por 0-2. Gonçalo Ramos, do Benfica, foi o melhor marcador da prova.

Num dos primeiros cantos conquistados pela equipa das Quinas, Gonçalo Ramos, um dos cinco jogadores do Benfica que iniciaram o desafio, acorreu à bola cruzada do lado direito, aos 10', e, em luta corpo a corpo com um defensor espanhol pela melhor posição, conseguiu cabecear, mas a bola desviou no marcador direto e sobrevoou a trave da baliza espanhola.

Na sequência de uma combinação armada sobre a direita do ataque, a Espanha criou um embaraço à defensiva lusitana ao minuto 25, com Sergio Gómez a assumir a conclusão do lance. Na baliza portuguesa, Celton Biai respondeu de forma segura e congelou a bola nas suas luvas.

Porém, aos 34', a armada espanhola adiantou-se mesmo no marcador (0-1), numa finalização (indefensável) por parte de Ferrán Torres, mais forte na ação após cruzamento desenhado por Gil sobre o flanco esquerdo do ataque.

Celton Biai

A reação de Portugal foi pronta, mas ao intervalo a vantagem era de Espanha: 0-1.

Mais eficazes, aproveitando nova jogada pela esquerda, os espanhóis avançaram para o 0-2 aos 51' num remate de Ferrán Torres (bis) no coração da área.

A diferença poderia ter sido diminuída aos 53', mas o guardião Tenas parou o disparo de Félix Correia.

O selecionador Filipe Ramos trocou peças na equipa nacional aos 58': saiu João Mário, entrou o benfiquista Tiago Gouveia. O camisola 18 luso enquadrou-se bem e aos 75' serpenteou pelo corredor central, desequilibrou a defensiva espanhola e colocou Fábio Vieira com ângulo e abertura para visar a baliza e assinar o 1-2, mas o guardião Tenas defendeu para canto.

Portugal teve vontade, nunca desistiu de tentar ataques e marcar, mas Espanha foi um adversário forte tática e tecnicamente, valendo-se, no ataque, da qualidade e competência de jogadores como Gil e sobretudo Ferrán Torres, justificando o triunfo por 0-2.

Gonçalo Ramos

O benfiquista Gonçalo Ramos, homem-golo de Portugal, foi o vencedor do prémio destinado ao melhor marcador no Campeonato da Europa 2019 da categoria de Sub-19. O atacante foi o jogador mais certeiro na competição, finalizando-a no ponto mais alto da lista dos marcadores com quatro golos apontados.

Onze de PortugalCelton Biai; Costinha, Gonçalo Loureiro, Gonçalo Cardoso e Tomás Tavares; Vítor Ferreira, Diogo Capitão e Fábio Vieira; João Mário, Gonçalo Ramos e Félix Correia.

Suplentes: Meixedo, Tiago Lopes, Levi Faustino, Samuel Costa, Daniel Silva, Rodrigo Fernandes, Tiago Gouveia, António Gomes e Tiago Rodrigues.

Fotos: UEFA.com

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar