Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
"Fazer melhor", numa linha de continuidade, é ideia-chave do treinador do Benfica para o duelo com AC Milan, às 20h00 de domingo, no encerramento da participação na ICC 2019.
28 julho 2019, 00h36
Bruno Lage
Com seis pontos averbados nas duas partidas efetuadas nos Estados Unidos, o conjunto benfiquista encontra-se numa posição em que pode legitimamente pensar na conquista da ICC 2019. Um cenário que em nada mudará as ideias do técnico para o desafio com os rossoneri, agendado para este domingo às 15h00 locais (20h00 em Portugal Continental) no Gillette Stadium.
Como perspetiva o jogo com o AC Milan?
Além de tentarmos fazer um grande jogo, na sequência do que temos vindo a fazer, as expectativas são as melhores, porque é o último jogo de treino e queremos preparar-nos da melhor forma para o início da nova época, que arranca com a Supertaça. Queremos continuar a evoluir, olhar para aquilo que têm sido os nossos jogos e irmos ao encontro da nossa melhor performance, o nosso melhor posicionamento, as nossas melhores decisões, e simultaneamente proporcionarmos ritmo de jogo aos nossos atletas. É nesse sentido que vamos olhar para o jogo.
Que onze do Benfica é expectável para esta partida, a uma semana do jogo da Supertaça?
Se responder, vou abrir o jogo para o meu adversário, será tornar fácil a análise da nossa equipa, da nossa forma de jogar, e isso também é tirar trabalho ao adversário. O mais importante, e para que se perceba a lógica das nossas decisões, é sabermos que há jogadores e duplas que já conhecemos e que aqui, nestes jogos, também temos oportunidade de verificar que outros jogadores podem fazer duplas. Este é o momento certo. Eventualmente, iniciaremos o jogo com um onze que não será o da Supertaça. Tudo depende da resposta que, coletiva e individualmente, os jogadores forem dando. Estamos na quarta semana de pré-época. É prematuro falar de onze ideal, porque há jogadores que atingem a melhor performance mais rápido do que outros. Importante é nós, a partir do dia 4 de agosto até final da época, escolhermos o melhor onze para cada jogo em função do rendimento, do estado físico dos atletas e de questões estratégicas.
Nesta pré-época, há algum jogador que o tenha surpreendido?
Não vou responder em concreto, mas agradou-me ver que um ou outro jogador, que não conhecia tão bem, poderá fazer mais do que uma posição.
Em que percentagem tem definido o onze da Supertaça?
É difícil responder. Da mesma forma que estamos a preparar a nossa equipa, o Sporting também está a preparar a sua, e tem-no feito de forma semelhante: uns jogadores vão jogando 60 minutos, outros 78 minutos... Vão também trocando duplas, um ou outro jogador joga numa posição, depois noutra. O treinador também está a tentar conhecer isso, a adaptar os novos jogadores à sua ideia. Nos jogos mais importantes tem jogado com uma linha defensiva de quatro, mas também poderá jogar com uma linha de cinco. O lado estratégico também será considerado nas nossas decisões no dia 4, e acredito que no Sporting também.
No que é que a forma de jogar do AC Milan, nos seus posicionamentos defensivos e ofensivos, poderá ajudar o Benfica na preparação do jogo da Supertaça?
O posicionamento do Milan é completamente diferente. É uma equipa que tem jogado em losango e tem dinâmicas diferentes daquelas que o Sporting tem apresentado. Serão dois jogos completamente diferentes.
Samaris disse que o plantel tem soluções de luxo em todas as posições. E o Benfica ainda quer mais...
Quem treina o Benfica, e tendo este conjunto de jogadores, tem de estar muito satisfeito, mas, quando olhamos para outras equipas, há a ambição de nos querermos aproximar ainda mais e ter um nível alto. A minha ambição é evoluir enquanto treinador e, nesse contexto, proporcionar a evolução individual dos meus jogadores. Se simultaneamente tivermos a oportunidade de fortalecer e diversificar para criar um ambiente competitivo e saudável, estaremos a proporcionar a evolução dos nossos jogadores. E isto é para os mais novos e para os mais velhos. Samaris disse que foi um exemplo de paciência... Além de saber esperar pela oportunidade, eu senti a evolução e aprendizagem que teve a jogar num sistema diferente e em duas posições. A minha forma de estar na vida é de aprender, evoluir, querer sempre ser melhor. Aos jogadores tenho de criar um ambiente competitivo para toda a gente estar pronta para treinar, jogar e evoluir.
Pensando no jogo com o AC Milan: em que aspetos é que gostava que o Benfica fosse melhor do que aquilo que mostrou no desafio anterior frente à Fiorentina?
Em todos. O que está bom deve ser mantido, e depois melhorar um ou outro detalhe, como referi após o último jogo. Também devemos pensar em evoluir no que fazemos bem, porque os adversários são diferentes, as competências individuais também. A jogar de três em três dias, o que hoje fazemos bem, amanhã podemos já não fazer tão bem. Frente ao Milan quero ver a equipa continuar a fazer o que fez de bom, e ainda mais tempo de jogo a um ritmo bom, e ter oportunidade de fazer melhor o que fizemos menos bem.
O Benfica pode ganhar a ICC 2019. Em que medida é que este fator pode condicionar as suas escolhas para o jogo com o Milan?
Faço minhas as palavras de Pizzi, que foi o capitão no último jogo. Antes de entrarmos em campo, as últimas palavras são sempre do capitão, e ele disse basicamente isto: depois de tudo o que míster já nos disse para fazermos em campo, é um jogo de treino e quem joga pelo Benfica tem de se preparar a vencer todos os jogos. É o que vamos fazer. Depois do plano estratégico estar definido, é olharmos para o jogo. Quem veste esta camisola e joga por este Clube tem de entrar em campo para vencer.
Texto: João Sanches e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024