Futebol

01 agosto 2019, 23h25

Bruno Lage

Bruno Lage

O treinador do Benfica, Bruno Lage, perspetivou, à RTP, a Supertaça de domingo, diante do Sporting. Antes do dérbi marcado para as 20h45 no Estádio Algarve, o técnico analisou a pré-época, o crescimento do nível de jogo da equipa, abordou as saídas de Jonas e João Félix, e abriu o livro sobre quem será favorito ao título.

Bruno Lage

Discurso positivo e genuíno

“Não vejo razão para mudar a minha forma de estar e de ser. Não sei se o meu discurso é inovador. Vou falando de uma forma sincera sobre o que vou sentindo.”

A pré-época e a preparação para a Supertaça

“Neste momento preparei a equipa do Benfica em função das nossas ideias. Os trabalhos arrancaram com um grande objetivo: aproximar-nos muito do nosso rendimento na época anterior. Até ao dia de hoje foi esse o grande objetivo: aproximar a nossa forma de jogar ao nível do que mostrámos no ano passado e proporcionar ritmo e volume de jogo a todos. Realizámos nove jogos, tivemos sessões bidiárias e já acabámos de fazer a análise em termos ofensivos nos jogos com a Fiorentina e com o Milan. A partir de agora, teremos os próximos dias para preparar o Sporting em termos estratégicos.”

Bruno Lage

O valor de Bruno Fernandes e do coletivo do Sporting

“Sabemos perfeitamente o valor do Bruno [Fernandes], é um jogador muito importante. Sentimos isso. O Sporting vale pelo todo, mas a posição do Bruno [Fernandes] é de jogo interior, entrelinhas, a procurar os avançados de frente para o jogo ou para aparecer em zonas de finalização. É isso que vamos ter de analisar, perceber dinâmicas e preparar o jogo olhando para o Bruno [Fernandes], mas percebendo o que vale o Sporting pelo todo.”

A subjetividade de quem é melhor

“Não gosto de falar em quem é melhor, porque isso é muito subjetivo. Ele não é o melhor guarda-redes ou o melhor defesa-central que vai entrar em campo. O melhor jogador depende de muita coisa e da forma como vimos o jogo. Gosto muito de médios porque não são especialistas em nada, mas são bons em muita coisa. Quer ele [Bruno Fernandes], quer o Pizzi, por exemplo, são muito bons no que fazem.”

Académica-Benfica

Raul de Tomas pode ser opção

“Já está a treinar connosco. Não teve nenhum problema físico. No jogo com o Milan, ele não seria referência, pela forma como joga o Milan e também porque nós iríamos jogar e pressionar de forma diferente. Entendemos jogar com um ponta de lança e um médio mais ofensivo por trás.”

Na direita? Pode ser André Almeida, Nuno Tavares ou Ebuehi

“Dos três, um vai jogar. E vai estar preparado.”

Ultrapassar as saídas de Jonas e João Félix

“Enquanto treinador tenho de olhar para quem está disponível. Terminou uma época. Vamos disputar uma Supertaça como Campeões Nacionais, mas quando começar o Campeonato seremos os Campeões Nacionais da época passada. Essa dupla terminou com a conquista do título e agora temos de nos reinventar. As nossas ideias enquanto posicionamento coletivo dependem muito das nossas ideias enquanto equipa técnica, mas também do que cada jogador oferece em cada momento do jogo. Funcionou muito bem no ano passado e agora, com as soluções que temos, vamos ter de perceber que tipo de ligações eles realizam, que duplas funcionam melhor para determinada estratégia. Tudo depende do nosso adversário.”

joao-felix-2-new_thumbnail

Surpresa pelas exibições de João Félix pelo Atlético de Madrid?

“Não, porque tínhamos noção do valor do jogador. A mim não me surpreende nada. Sei que ganhou um concurso de ‘Bola na Barra’. Se soubesse que ia ganhar esses concursos teria dito ao Presidente para o vender ainda mais caro. É um jogador com enorme qualidade e tenho enorme satisfação por ter feito parte do trajeto dele nos últimos 5/6 meses. Desejo-lhe o melhor na vida porque merece.”

O mercado de transferências

“Por um lado, um orgulho enorme nos jogadores que temos porque são cobiçados pelo mundo inteiro e em particular pelas ligas mais importantes; por outro lado, termos um plantel muito competitivo. Se sentirmos que possa existir um jogador que nos permita ser ainda mais competitivos não vamos hesitar.”

Os três grandes são favoritos, mas…

“Os três grandes… e começo a incluir já o SC Braga, e o V. Guimarães pode ser uma agradável surpresa. Seria injusto dizer que o SC Braga e o V. Guimarães têm as mesmas forças para lutar pelo título como os três grandes, porque estes têm sempre plantéis mais equilibrados e, como tal, são os favoritos.”

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas