Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O extremo do Benfica está a ter um início de temporada com números avassaladores: dribles, golos e ainda assistências como "novidade".
20 agosto 2019, 14h39
Rafa
Desde que 2019/20 teve o pontapé de saída, a equipa benfiquista realizou três partidas (Supertaça e duas jornadas na Liga NOS), sendo que Rafa foi utilizado em 258 dos 270 minutos possíveis (tempo regulamentar). É preciso recuar até 2012/13, quando ainda estava no Feirense, para encontrar uma utilização tão densa do internacional português. Pelas águias – onde está desde 2016/17 – nunca tinha jogado tantos minutos nos primeiros jogos da temporada.
O camisola 27 já conta com dois golos oficiais, o que é inédito, no período em análise, desde que é sénior. Nunca o extremo marcara dois golos nos três primeiros desafios da época; nas assistências, outro registo muito significativo: os três passes feitos para golo pulverizam o que o jogador conseguiu em toda a temporada passada (dois).
Mas a participação de Rafa no jogo do Benfica tem ido muito para além dos golos – ele que, recorde-se, foi o segundo melhor marcador das águias na Liga NOS 2018/19, com 17 remates certeiros –, assistências e utilização. Com bola, o extremo tem sido um verdadeiro quebra-cabeças para os adversários e uma mais-valia para a equipa encarnada. É o maior e mais eficaz driblador do Campeonato Nacional, com os números a dispararem se somarmos os registados na Supertaça com o Sporting. O benfiquista tem 19 dribles bem-sucedidos no total da temporada e uma eficácia de 66%, de acordo com a plataforma Wyscout.
Perante esta forma de jogar, vertiginosa e em dribles constantes, os adversários têm usado e abusado de infrações para o travar. Diante do Belenenses SAD, as faltas que Rafa sofreu – cinco – resultaram em cartões amarelos; também na Supertaça, com o Sporting, dois adversários foram punidos disciplinarmente depois de terem parado o benfiquista à margem das leis de jogo: houve um amarelo para Raphinha e um segundo amarelo e consequente expulsão para Doumbia.
Também no parâmetro de oportunidades criadas, o atacante das águias tem dado cartas. Para além das três assistências, fez cinco passes-chave que deixaram os companheiros de equipa na cara do golo. É o segundo melhor no plantel liderado por Bruno Lage, apenas superado por Pizzi, com 11 passes-chave efetuados.
Apesar de ser conhecido pelas suas valências ofensivas, Rafa é um jogador cada vez mais completo, como também atestam os seus números nas ações defensivas. Nos três encontros de 2019/20, contabiliza 13 recuperações de bola no total, 10 delas no meio-campo contrário. Uma resultou no golo que apontou ao Belenenses SAD e que inaugurou o marcador no jogo da 2.ª jornada da Liga NOS.
Na próxima jornada, Rafa pode realizar o quinto jogo diante do FC Porto desde que está na Luz. No último clássico, no Estádio do Dragão, fez o gosto ao pé e ajudou a construir o resultado de 1-2 para as águias.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024