24 de agosto de 2019, 16h45

Fernando Pimenta conquista a medalha de Bronze no Mundial

Canoagem

Canoísta do Benfica ficou na 3.ª posição em K1 1000 metros e já garantiu o apuramento Olímpico.

Fernando Pimenta, canoísta do Benfica, alcançou a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Canoagem, que decorre em Szeged, na Hungria. Com o 3.º lugar nesta prova, o português conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O benfiquista arrancou bem, liderou grande parte da prova, sempre com uma boa cadência, porém, nos últimos metros, apoiado pelo povo húngaro, Balint Kopasz passou para a frente e conquistou o Ouro. Ainda assim, Fernando Pimenta completou a distância em 3:37.63.

À RTP, Fernando Pimenta analisou a prestação na final A em K1 1000 metros, que redundou na conquista da medalha de Bronze e no consequente apuramento para os Jogos Olímpicos de 2020.

Esta medalha é muito especial, tem um sabor a Tóquio 2020. Carimbei o passaporte e isso era o mais importante. O nível da canoagem está muito alto. Foi uma prova superdisputada, tive boas sensações”, considerou.

Fernando Pimenta

Os portugueses podem esperar muita humildade, sacrifício e trabalho. Vou tentar obter bons resultados, com muita garra e dedicação. Quero agradecer ao meu treinador pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da canoagem. Ele também faz parte deste grande resultado”, reconheceu.

No domingo, o canoísta do Benfica participa na final A de 5000 metros onde vai lutar pela conquista de mais uma medalha.

“Agora quero recuperar para a final dos 5000 metros. Vou tentar fazer uma boa gestão, vai ser uma prova dura e renhida”, alertou.

Na primeira final com portugueses do dia, Teresa Portela, canoísta do Benfica, partiu da pista 7 na final A em K1 200 metros e terminou a prova em 42.25, na 8.ª posição. A final desta especialidade foi vencida pela neozelandesa Lisa Carrington, com o tempo de 39.39.

João Ribeiro

João Ribeiro e Messias Baptista na final A em K4 500 m

A equipa lusa masculina de K4 500 metros com os canoístas do Benfica, João Ribeiro e Messias Baptista, mas também com Emanuel Silva e David Varela, terminou a meia-final em que participou na 2.ª posição, com o tempo de 1:21.09, carimbando, assim, a presença na final A da distância.

Já o quarteto com as benfiquistas Teresa Portela e Joana Vasconcelos, e ainda por Francisca Laia e Francisca Carvalho, que competiu em K4 500 metros, falhou o acesso à final ao terminar no 8.º lugar na meia-final, com a marca de 1:36.82.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar