Futebol

13 setembro 2019, 15h09

Odysseas em entrevista

Odysseas

ENTREVISTA

"O Benfica é um clube de topo e sinto que é como uma família" – palavras de Odysseas durante uma entrevista concedida ao jornal "A Bola".

Na segunda época ao serviço do Clube da Luz, o internacional grego falou sobre o seu percurso, inspirações, gostos, objetivos... e muito mais!

Nasceu em Estugarda, agora joga pela seleção grega… Explique-nos como tudo começou.

Comecei no Estugarda, passei um bom tempo lá, e depois tive a oportunidade de dar mais um passo, na Grécia, e agora estou aqui.

Odysseas

Inspirou-se nalgum guarda-redes para escolher essa posição?

Van der Sar.

Fala alemão, grego, inglês… há mais?

Estou a aprender português. Percebo melhor do que aquilo que falo. Tive aulas na época passada, depois dos treinos, e agora estou a tentar aprender o mais rápido possível português.

Samaris ajuda-o?

Sim, ajuda-me muito. Ele fala português perfeitamente. Se eu preciso de alguma coisa, pergunto-lhe.

Em que língua se sente mais confortável?

Em casa falamos um mix de alemão e grego. É nestas duas que me sinto mais confortável.

Odysseas em entrevista

E com os companheiros?

É também um mix de alemão, grego, inglês e português.

Já se sente um bocadinho lisboeta?

Eu sinto-me em casa, para ser sincero. Foi muito fácil mudar-me para cá, por causa das pessoas, é um povo quente. Também foi muito fácil integrar-me no grupo de trabalho, sempre me ajudaram muito desde o primeiro momento. Também fora da equipa sinto-me muito bem, confortável. Esta cidade dá-nos muitas oportunidades nos tempos livres. Adoro Lisboa e Portugal.

Que família tem aqui consigo em Lisboa?

A minha namorada vive aqui comigo e, quando temos tempo, família e amigos tentam vir visitar-nos.

Odysseas em entrevista

E a relação com o Benfica?

Eu adoro estar aqui! O Benfica é um clube de topo e sinto que é como uma família.

Jogou 50 jogos na época passada, todos os cinco jogos desta temporada… Pode-se dizer que a baliza do Benfica tem um dono?

Para mim, é bom poder jogar, eu tento dar sempre o meu melhor dentro de campo e nos treinos, e tento ajudar a equipa o máximo que posso.

Está a corresponder às suas expectativas?

Eu falei com algumas pessoas antes de vir para o Benfica, mas, para ser sincero, é mais… é tudo mais. O Estádio é fantástico, tem uma atmosfera incrível. O Seixal é um centro de treino onde temos tudo. O Benfica faz tudo para que estejamos apenas focados no futebol. É muito bom sentir isso.

Belenenses SAD-Benfica

Renovou o contrato. Achou que era o reconhecer do trabalho?

Estou muito feliz por ter assinado um novo contrato um ano depois de ter chegado aqui, é um sentimento muito bom.

Neste verão, o Benfica tentou contratar outro guarda-redes. O que sentiu em relação a isso?

Para mim nada mudou. Eu tenho o meu caminho, a minha direção. Com um novo guarda-redes ou não, com um novo contrato ou não, para mim, é o mesmo. Quero, em cada treino, em cada dia, treinar cada vez mais e melhorar, dar o meu melhor. Essas decisões não são comigo.

Odysseas em entrevista

Houve clubes interessados em si, como o Eintracht Frankfurt. Pensou em sair?

Para ser honesto, não. Eu sinto-me muito feliz aqui. Adoro tudo aqui e, para mim, nunca foi uma hipótese ir-me embora.

Para nós, que estamos fora do Seixal, temos a ideia de que Bruno Lage fala mais e parece mais interventivo nos treinos do que Rui Vitória. Concorda, ou é uma falsa sensação?

Não se pode fazer comparações. Rui Vitória fez coisas muito boas no Benfica, ganhou muitos títulos, ajudou-me muito. O que foi, foi. Tentamos olhar em frente. Posso dizer que fazemos um grande trabalho aqui, todos tentamos seguir o plano do treinador e dar o nosso melhor.

Odysseas em entrevista

O Benfica parece-lhe mais forte nesta época ou na passada?

Estivemos muito bem na anterior. Nesta, somos mais ou menos os mesmos. Isso é bom. Conhecemo-nos cada vez melhor.

João Félix, tal como Jonas, saiu. Como é que um guarda-redes olha para um jogador como João Félix?

É fácil dizer coisas boas sobre o João. Víamos a qualidade dele no treino, nunca sabíamos o que ele faria em frente à baliza e isso é especial. Desejo-lhe o melhor e que continue assim.

Odysseas

Raul de Tomas, novo avançado do Benfica, ainda não marcou. Que conselho é que lhe pode dar neste momento?

Como guarda-redes, eu acho que o Raul e o Haris [Seferovic] estiveram muito bem ao longo da pré-temporada e continuam a fazer um grande trabalho. Todos os jogadores trabalham para ajudar a equipa. Quem é o marcador não é a prioridade. Toda a equipa ataca e toda a equipa defende. O que posso dizer é que continuem a fazer um bom trabalho.

Ficou satisfeito com a resposta da equipa em Braga após a derrota com o FC Porto?

Sim. Com uma vitória por 0-4 há que ficar contente. Depois do resultado perante o FC Porto, tínhamos de dar tudo para conseguir vencer o SC Braga. Vencer o último jogo antes da pausa para as seleções é sempre bom, porque depois ficamos algum tempo sem jogar pelo Clube.

Odysseas em entrevista

Como antevê o jogo com o Gil Vicente?

Todos os jogos são difíceis nesta Liga. Se seguirmos as ideias do nosso treinador e se fizermos o nosso jogo, temos uma boa oportunidade para vencer. Esse é o objetivo. Não há jogos fáceis.

Quão importante foi para o Benfica manter Rúben Dias?

O Rúben tem feito um bom trabalho na defesa e é sempre bom que o Clube consiga manter os jogadores. Quando chegam novos atletas, é necessário realizar alguns jogos para que se possam conhecer uns aos outros. Para mim, como guarda-redes, é bom que a defesa se mantenha a mesma.

Odysseas

Como se sente por jogar com jogadores tão novos?

Isso é algo que vai mudando no futebol. A pressão é alta, mas, se o jogador tem qualidade, não importa se é mais velho ou mais novo. Se tens qualidade e jogas bem, tens de jogar.

Como é a relação com Ivan Zlobin e Mile Svilar?

A nossa relação é ótima. Tentamos motivar-nos uns aos outros para nos tornarmos melhores. As coisas funcionam muito bem entre nós os três, o objetivo é sermos cada vez melhores.

Odysseas em entrevista

Ser campeão em título torna o Benfica favorito para vencer a Liga NOS 2019/20?

Ser campeão é sempre o objetivo de um clube como o Benfica. Esta época não é diferente, queremos vencer o título novamente. A pressão é a mesma do ano passado. Trabalhamos para isto diariamente e queremos conquistar o troféu no final da temporada.

Este é o melhor momento da sua carreira?

Sim, pode-se dizer que sim. Estou muito feliz e orgulhoso por jogar aqui. Conquistar o título na época passada foi algo muito bom. É algo que queremos repetir todos os anos.

Odysseas em entrevista

Que mensagem quer deixar para os adeptos?

Vamos, Benfica! Rumo ao 38!

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Diogo Nascimento

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas