27 de setembro de 2019, 11h25

Os sonhos para lá dos recordes

Atletismo

"Estar no Benfica permite-me ambicionar voos mais altos", revela Leandro Ramos, atual detentor da melhor marca nacional no lançamento do dardo, em entrevista ao jornal O Benfica.

Chama-se Leandro Ramos, tem 19 anos, é recordista nacional do lançamento do dardo desde maio do presente ano – com 77,52 metros, cerca de dois metros a mais que o anterior máximo (que pertencia a Tiago Aperta desde 2012) – e integra o Clube desde 2018.

Com o Manto Sagrado vestido, já alcançou várias conquistas, sendo a última em grupo, no Campeonato Nacional de Clubes, em Leiria, no passado mês de julho. À conversa com o jornal O Benfica, deu-se a conhecer e projetou objetivos.

Paixão pelo lançamento do dardo

"Quando tinha 12 anos, na escola, o professor Carlos Tribuna (meu treinador atual) veio falar comigo para integrar os treinos de atletismo do desporto escolar. Depois foi uma coisa natural, pratiquei quase todas as disciplinas do atletismo, mas, como o professor era lançador de dardo, tive sempre esse estímulo. Eu tinha mais aptidão para os lançamentos, experimentei o peso, disco e dardo e fixei-me no que maior prazer me dava, por cair mais longe!"

Percurso antes do Benfica e já no Clube

"Comecei no desporto escolar como infantil no Instituto de Promoção Social de Bustos (que já não existe), depois, em iniciado, integrei o Clube Gira Sol de Febres (Coimbra) e por fim, em júnior, vim para o Benfica. Integrar um clube como o Benfica é um estímulo fantástico porque se sabe que estão atentos ao teu trabalho. Foi uma oportunidade que o Clube me deu e que agarrei com toda a ambição de querer crescer na modalidade. Estar acompanhado por uma estrutura tão forte e profissional permite-me ambicionar voos mais altos!"

Leandro Ramos

Recorde nacional

"No dia em que bati o recorde nacional, fiquei muito feliz e até algo surpreendido, pois sabia que estava bem para essa competição, mas não me atrevia a dizer que iria bater o recorde nacional. O pico de forma estava previsto para mais tarde, para a final do Campeonato Nacional de Clubes em Leiria, logo, não esperava bater o recorde nacional tão cedo. Na verdade, não penso muito nisso [ser o recordista nacional], acho que às vezes até me esqueço! Tenho sonhos maiores, e ser recordista nacional já foi concretizado. Há que seguir em frente! Os recordes são para ser batidos, por mim ou por outros!"

Objetivos futuros

"Tenho o sonho de estar em grandes competições, Campeonatos da Europa e do Mundo, Ligas Diamante e Jogos Olímpicos, mas é algo que não tem de ser já nem é uma obsessão. Prefiro pensar nisso a longo prazo, como consequência de um processo de treino bem elaborado e estruturado, fruto do trabalho em equipa. Os meus próximos objetivos são cumprir sempre com os interesses do Benfica, representar a seleção nacional em competições internacionais e estar presente em grandes competições. Mas a verdade é que prefiro pensar em objetivos de outro nível… manter-me saudável e sem lesões; boa alimentação; descansar; melhorar as minhas capacidades técnicas e físicas (capacidade explosiva e flexibilidade) e estar tranquilo e ser feliz. Sei que, se estes objetivos forem cumpridos, estarei mais perto de realizar todos os outros!"

Texto: Carolina Brito

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar