7 de outubro de 2019, 18h25

O maior abastecedor das seleções jovens de Portugal

Futebol

Dos Sub-15 aos Sub-21, fazendo contas aos nomes das mais recentes convocatórias, 42 jogadores do Benfica foram chamados para os diversos escalões de formação das Quinas.

O Benfica vem reforçando a posição de grande abastecedor das jovens seleções nacionais portuguesas de futebol, com uma presença maciça desde os Sub-15 até aos Sub-21.

Fazendo contas aos nomes das mais recentes convocatórias, verificamos que 42 jogadores benfiquistas foram chamados para os diferentes compromissos ou momentos de preparação dos diversos escalões de formação de Portugal.

João Veloso

11 nos Sub-15

Comecemos pelos mais novos, que já estão, entretanto, de regresso aos respetivos clubes depois de um estágio de preparação que decorreu no início do mês (1 e 2 de outubro) na Cidade do Futebol.

Alfa Baldé, Francisco Pereira, Ivan Lima, João Conceição, João Costa, João Veloso (na foto), José Monteiro, Pedro Pato, Tiago Sampaio, Ussumane Djaló e Vasco Teixeira foram os onze benfiquistas eleitos pelo selecionador José Lima entre os 36 convocados, tendo feito do Benfica o único clube a ultrapassar a dezena de jogadores na lista.

Benfica-Cova da Piedade

9 nos Sub-17

Também na Seleção Sub-17 a formação encarnada é a mais representada, com um total de nove atletas. Ricardo Ribeiro (que entretanto rendeu André Gomes), António Silva, Guilherme Montóia, Gustavo Mendonça, João Resende (na foto), João Tomé, José Muller, Martim Neto e Ronaldo Camará são apostas do técnico José Guilherme para o estágio de preparação – para o qual estão previstos nove treinos e dois jogos – entre os dias 7 e 15 de outubro, em Quiaios (Figueira da Foz).

Jair Tavares

10 nos Sub-19

O escalão sobe e o número de selecionados também aumenta. Nos Sub-19, o Benfica é o único clube que atinge a dezena de convocados na lista de Rui Bento para um estágio de preparação que envolve um duplo compromisso diante da Itália (a 11 e a 14 de outubro), o primeiro no Estádio Municipal de Bragança e o segundo no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Na lista estão Bernardo Silva, Fábio Baptista, Francisco Saldanha, Paulo Bernardo, Jair Tavares (na foto), João Ferreira, Rafael Brito, Samuel Soares, Tiago Gouveia e Umaro Embaló, dez jogadores que fazem do Benfica – mais uma vez – dominador.

Tomás Tavares

7 nos Sub-20

Um escalão acima, nos Sub-20, novamente domínio encarnado. Rodrigo Conceição, Celton Biai, Diogo Capitão, Gonçalo Ramos, Pedro Álvaro, Pedro GanchasTiago Dantas e Tomás Tavares, já elemento do plantel A das águias (na foto), faziam parte do lote de 23 jogadores, onde o Benfica voltou, também aqui, a ser o emblema mais representado. E escrevemos "faziam" porque, nesta segunda-feira (7 de outubro), Tomás Tavares foi "desviado" para os Sub-21 devido à lesão de Diogo Dalot.

Portugal, recorde-se, defronta a congénere holandesa a 10 de outubro, pelas 19h00 (hora local), no Estádio Quick Boys, em Katwijk, enfrentando depois a Itália a 15 de outubro, pelas 16h30, no Estádio Municipal da Guarda.

Jota

5 nos Sub-21

Nuno Tavares, Gedson, Nuno Santos, Jota (na foto) e, desde a tarde desta segunda-feira, Tomás Tavares (que estava nos Sub-20), são os cinco jogadores do Benfica que vão estar ao serviço da seleção de Sub-21, onde o Benfica é o emblema mais representado. Pormenorizando, a convocatória de Rui Jorge para a partida com a Holanda – de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria – integra quatro jogadores que já fazem parte do plantel principal encarnado (Nuno Tavares, Gedson, Jota e Tomás Tavares), mais um do que o número de futebolistas chamado à Seleção Nacional A: Pizzi, Rúben Dias e Rafa.

FORMAÇÃO SLB NAS SELEÇÕES JOVENS

EQUIPA JOGADORES
Sub-21 5: Nuno Tavares, Gedson, Nuno Santos, Jota e Tomás Tavares
Sub-20 7: Rodrigo Conceição, Celton Biai, Diogo Capitão, Gonçalo Ramos, Pedro Álvaro, Pedro Ganchas e Tiago Dantas
Sub-19 10: Bernardo Silva, Fábio Baptista, Francisco Saldanha, Paulo Bernardo, Jair Tavares, João Ferreira, Rafael Brito, Samuel Soares, Tiago Gouveia e Umaro Embaló
Sub-17 9: Ricardo Ribeiro, António Silva, Guilherme Montóia, Gustavo Mendonça, João Resende, João Tomé, José Muller, Martim Neto e Ronaldo Camará
Sub-15 11: Alfa Baldé, Francisco Pereira, Ivan Lima, João Conceição, João Costa, João Veloso, José Monteiro, Pedro Pato, Tiago Sampaio, Ussumane Djaló e Vasco Teixeira

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar