Râguebi

11 outubro 2019, 17h11

Rui Santos e Francisco Bessa

Rui Santos e Francisco Bessa

A equipa masculina de Râguebi do Benfica está de regresso ao principal escalão da modalidade (Divisão de Honra). O arranque está marcado para domingo (15h00 no Parque Desportivo Montemor-o-Novo) frente ao RC Montemor, campeão nacional em título da 1.ª Divisão, o segundo escalão competitivo do râguebi português.

“No ano passado estávamos no segundo escalão do râguebi português, acabámos por ir à final e infelizmente perdemos o jogo [17-11], mas quatro equipas do segundo escalão acabaram por subir ao primeiro. Estamos com muito entusiasmo”, contou um dos capitães de equipa, Rui Santos, em declarações ao programa da BTV Sport Lisboa e Modalidades, recordando a final de 2018/19 perdida precisamente frente ao RC Montemor.

É um desafio enorme. Há dois anos estivemos na I Divisão e acabámos por descer por causa do número de equipas – eram 12 e acabaram por descer quatro, fomos um bocadinho prejudicados por isso –, mas agora estamos de volta e muito entusiasmados”, prosseguiu.

Rui Santos

“Concentramo-nos sempre em nós, treinando da melhor forma possível. O nosso objetivo neste domingo é ganhar o jogo. Queremos entrar com o pé direito. Prometemos dar tudo em todos os jogos, sabemos que é um ano de consolidação neste escalão, mas vamos dar o nosso melhor”, garantiu Rui Santos.

Para o regresso ao principal escalão da modalidade em Portugal, Francisco Bessa, também ele capitão, garante uma “equipa muito mais forte”, consequência de um “grande investimento da parte do Benfica”.

“Temos de trabalhar bastante nos treinos e nos jogos para tentar estar ao nível dos melhores. Há um grande trabalho pela frente, vamos tentar estar ao nível deles e aproximar-nos cada vez mais. Está tudo pronto para este fim de semana”, garantiu.

“Queremos entrar com tudo, começar bem o campeonato, provar a nós próprios que queremos pôr o Benfica onde ele merece – em qualquer que seja a modalidade queremos sempre o Benfica campeão – e queremos fazer com que o Râguebi chegue também a esse patamar. É normal que seja um bocadinho difícil começar na melhor forma porque dentro de uma equipa titular de 15 jogadores, oito ou nove são novos, mas temos treinado muito. É essencial que, nestes seis primeiros jogos, estejamos ao nosso melhor nível para, na segunda fase, estarmos a competir com os melhores a nível nacional”, desejou.

Francisco Bessa

O grupo conta com várias caras novas que, acredita Francisco Bessa, “vêm aumentar claramente a qualidade da equipa”.

“Algumas contratações, jogadores mais experientes, alguns com algumas internacionalizações por Portugal e outros estrangeiros”, revelou.

Temos três reforços neozelandeses, jogadores de grande qualidade. Ficámos com um brasileiro que já fazia parte da equipa na época passada, e temos agora outro brasileiro que veio esta época para ajudar. Temos jogadores experientes da Seleção Nacional e ainda outros que vieram do Direito. Portanto, muitos reforços, grande qualidade – temos visto isso nos treinos – e estamos perfeitamente preparados para o primeiro jogo”, explicou Rui Santos.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: SL Benfica

 

Última atualização: 21 de março de 2024