Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Debate de projetos e convívio foram palavras-chave de uma ação realizada com mais de 150 colaboradores do Benfica Futebol Campus.
13 outubro 2019, 18h53
2.ª edição de Team Building com colaboradores do Benfica Futebol Campus
O evento começou no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, local onde foram debatidos os objetivos cumpridos e onde se projetaram novas metas para o futuro do futebol de formação do Benfica.
"É uma reunião que acontece anualmente e onde se encontram todos aqueles que trabalham em redor da formação. É um dia que temos de ter em conta e é bom que isto aconteça", afirmou Shéu, antigo jogador das águias.
"Estas iniciativas têm um carácter de team building, aproximam-nos, falamos várias horas com pessoas que raramente vemos e é bastante pertinente este tipo de contacto, seja em termos técnicos, seja em termos de outras áreas. Reforça-se a estrutura, juntam-se as pessoas e quebram-se as distâncias", salientou Renato Paiva, treinador do Benfica B.
"Às vezes há muito foco nas instalações, na dimensão que passa para fora, mas depois no dia a dia, quando toda a gente se junta, não temos noção da quantidade de recursos e da quantidade de benfiquismo que existe. Em cada pessoa há o orgulho em vestir a camisola, e isso é fundamental", destacou Jorge Maciel, treinador da equipa Sub-23.
Vários oradores subiram ao palco para explicar os resultados de cada departamento, numa palestra que contou ainda com a presença de algumas caras bem conhecidas do Clube. Domingos Soares de Oliveira, Pedro Mil-Homens, Tiago Pinto e Bruno Lage também deram o seu contributo nesta ação promovida pelo Sport Lisboa e Benfica.
Domingos Soares de Oliveira (CEO do Benfica): "Não é possível equacionar o 37 [título nacional] sem dizer que esse 37 teve o contributo de todos vocês [colaboradores da formação]. Vocês são os ourives que preparam a nossa matéria-prima, que lapidam os nossos diamantes e a parte boa do nosso projeto é que, ao contrário dos outros clubes, nós vemos esses diamantes jogarem na nossa principal equipa."
"Sente-se efetivamente que há uma coerência ao nível dos métodos de trabalho e desta ida e volta que fazemos entre atletas e treinadores, entre os vários escalões."
Pedro Mil-Homens (diretor-geral do futebol formação): "Nós temos futebol de formação nesta dimensão porque temos um compromisso de promoção dos jogadores, porque alicerçamos uma política de desempenho desportivo ao serviço dessa promoção. A marca Benfica tem uma dimensão que convida a que o seu futebol de formação seja uma alavanca para a estratégia de internacionalização do Benfica e, naturalmente, procuramos alicerçar tudo isto numa política de qualidade do processo de formação."
Tiago Pinto (diretor-geral do futebol profissional): "Sinto cada vez mais que o Benfica é um só, e esse é o caminho. Seja na formação, seja nas equipas principais, chegar ao Benfica e continuar no Clube é a garantia de que se pode fazer disso profissão. Estas iniciativas são boas porque a nossa vida também é feita de ouvirmos pessoas e deixarmo-nos influenciar pelas pessoas."
Bruno Lage (treinador da equipa principal de futebol): "Eu entrei aqui em 2004, a nossa apresentação de treinadores foi feita num hotel, éramos cerca de 30 pessoas. Foi aí que conheci o míster Nené, e quem diria nessa altura que um jovem que vinha de Setúbal pudesse um dia treinar a equipa A. Mas o caminho fez-se e construiu-se. Oito anos aqui, seis anos fora e depois o regresso que me permitiu chegar a este patamar."
"Em 2004 o Benfica dominava pouco, lembro-me que tinha vencido o Campeonato de Juniores, mas que em termos de formação e de projeto as coisas não existiam. A partir daí foram surgindo de forma progressiva. Primeiro as instalações, o Estádio da Luz e o Benfica Futebol Campus, e depois a necessidade de ganhar na equipa A, isso é o mais importante e não podemos deixar de ter noção disso. Relativamente à formação era importante vencer campeonatos."
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
14 outubro 2019
Futebol formação: 2.ª edição do Team Building
Última atualização: 21 de março de 2024