Futebol feminino

15 outubro 2019, 18h14

Treino Futebol feminino Benfica

Simão Sabrosa falou à equipa do Benfica na Tapadinha

REPORTAGEM

Na contagem decrescente para o primeiro dérbi oficial da equipa feminina de futebol do Benfica, Simão Sabrosa assistiu ao treino da formação orientada por Luís Andrade.

O antigo jogador e capitão encarnado partilhou a sua experiência em jogos com este impacto, realçando a importância do "trabalho de equipa". Antes de Simão Sabrosa se dirigir ao grupo no relvado do Estádio da Tapadinha, o vice-presidente Fernando Tavares fez as honras da casa e teceu um breve enquadramento.

"A contratação de Simão está associada a um momento importante na vida do Benfica, um momento de viragem. O Benfica estava há 11 anos sem ganhar uma prova e a vinda dele veio virar essa página. Ao fim desses 11 anos, o Clube passou a ter capacidade para contratar um grande jogador de futebol – na altura foi o Simão – e, com ele, voltaram os títulos”, explicou Fernando Tavares ao grupo de trabalho, passando de pronto a "bola" ao antigo atacante das águias.

"Aquilo que vos posso passar é provavelmente aquilo que vocês também já sentem, que é uma semana diferente. Todos os jogos são diferentes, mas, ao mesmo tempo, também todos são especiais. A minha principal função era, enquanto capitão, pensar primeiro no coletivo e só depois em mim. Ao pensar em mim, nessas semanas [de preparação para os dérbis], eu pensava que a parte emocional era superimportante. O treino é aquilo que nos vai levar ao jogo. Todas vocês treinam bem, querem sempre melhorar, e isso é fundamental", considerou Simão Sabrosa, que, pelo Benfica, disputou 230 jogos, tendo marcado 94 golos.

Treino Futebol feminino Benfica

VENDA DE BILHETES

O antigo capitão do Benfica – entrou no Clube em 2001/02 proveniente do Barcelona, tendo conquistado, em seis temporadas, três troféus (1 Campeonato Nacional, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça) – experienciou, dentro de campo, mais de uma dezena de dérbis enquanto jogador encarnado.

"É fácil de falar em trabalho de equipa, mas, ao mesmo tempo, difícil de o conseguir. Num jogo de um grau de dificuldade menor, uma ou duas jogadoras podem resolver, mas este tipo de jogos, grandes jogos, são ganhos pelo trabalho em equipa. É fundamental para que depois uma ou outra jogadora possa desequilibrar ou resolver", reforçou Simão Sabrosa, que continua a acompanhar a atualidade encarnada.

Treino Futebol feminino Benfica

A receção ao Sporting na 4.ª jornada da Liga BPI, marcada para as 17h00 de sábado (19 de outubro), terá como palco o Estádio da Luz, um cenário que por si só, considera Simão Sabrosa, é "motivante".

"Tenho acompanhado o futebol feminino. É motivante poder jogar num grande palco, no Estádio da Luz, perante milhares de adeptos. Num sítio onde as condições são diferentes, onde só por ser dérbi já é motivador. Joguei lá muitos jogos e era fantástico jogar no Estádio da Luz, com os adeptos a apoiarem-nos. Quem me dera poder voltar a jogar lá, mas tudo tem um início e um fim. Foram seis anos maravilhosos, de aprendizagem e de conquistas. Até nas derrotas aprendi muito e cresci muito como ser humano e como profissional", rematou.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Cátia Luís / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas