Futebol

24 outubro 2019, 19h33

Pizzi a festejar

Pizzi é o único médio das equipas presentes na Liga dos Campeões com golos em quatro competições oficiais (Champions, Liga NOS, Taça de Portugal e Supertaça). O português conta com 11 golos no total e só Sterling, que é avançado, lhe faz frente.

A eficácia que o internacional luso tem demonstrado no início de temporada coloca-o entre os goleadores desde que as temporadas oficiais arrancaram na Europa (julho). Numa triagem pelas 10 principais ligas do Velho Continente, o benfiquista é o único médio que figura na lista dos 25 melhores marcadores elaborada pelo Transfermarkt.

Afunilando a pesquisa até à Liga dos Campeões, percebe-se que Pizzi é caso raro na Europa do futebol ou mesmo único se analisarmos apenas futebolistas que jogam na posição de médio. Entre os 32 emblemas que participam na competição milionária da UEFA, o avançado do Manchester City Sterling é quem faz frente a Pizzi, com golos em quatro provas diferentes: Premier League, Liga dos Campeões, Supertaça Inglesa (Community Shield) e Taça de Inglaterra.

Entre os médios da Champions, só mesmo Pizzi é que faturou em quatro competições oficiais diferentes, algumas delas com bis. Um dos casos foi a Supertaça Cândido de Oliveira. No jogo que assinalou o arranque da temporada 2019/20, diante do Sporting, o Benfica ganhou por 5-0, com o 21 a fazer dois golos.

Pizzi remate Benfica Lyon

A bitola manteve-se na ronda inaugural da Liga NOS. No Estádio da Luz, frente ao Paços de Ferreira, o médio voltou a faturar em duas ocasiões e o resultado foi o mesmo: 5-0. De pé quente, Pizzi tornou a festejar na Liga NOS nas partidas com Belenenses, SC Braga e Gil Vicente.

Na noite de 18 de outubro houve Taça de Portugal, com o Benfica a ultrapassar o Cova da Piedade, fora de portas, por 0-4. Pizzi bisou de novo e abriu o apetite para o que faltava… o golo na 4.ª competição da época.

Volvidos cinco dias, o Lyon visitou a Luz e foi derrotado, por 2-1, na 3.ª jornada da Liga dos Campeões. Aos 86', após um erro de cálculo de Anthony Lopes na reposição de bola, o médio antecipou-se a um defesa adversário e atirou de primeira, sem preparação, para as redes desertas.

Com este tento, Pizzi chegou aos 11 golos na época e reforçou o estatuto de médio mais goleador do Velho Continente.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas