Futebol

28 outubro 2019, 15h03

O Benfica defronta fora de portas o Vizela, líder da Série A do Campeonato de Portugal, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio foi realizado na Cidade do Futebol ao início da tarde desta segunda-feira.

É uma estreia nesta prova! Águias e vizelenses encaram-se pela primeira vez no contexto competitivo da prova-rainha do calendário do futebol português. Porém, uma rápida pesquisa ao historial de jogos de ambos os emblemas revela-nos que estas equipas já se enfrentaram em três ocasiões noutras frentes: duas no Campeonato Nacional, uma na Taça da Liga. A vitória foi sempre agarrada pelo conjunto benfiquista.

O primeiro momento em que Benfica e Vizela estiveram face a face no relvado remonta à temporada 1984/85. Em jogo da 1.ª jornada do Campeonato, no dia 26 de agosto de 1984, os encarnados triunfaram por 1-2, com os golos a serem apontados por Michael Manniche e Carlos Manuel. Maurício, perto do fim (84'), reduziu a desvantagem dos anfitriões.

Ainda na época 1984/85, no encontro da segunda volta do Campeonato, o Benfica vincou a sua força no relvado do Estádio da Luz e triunfou por 5-1. Em 13 de janeiro de 1985, os golos das águias tiveram a assinatura de Nené (2), Jorge Silva (2) e Carlos Manuel. Quase ao cair do pano, Perrichon anotou o tento dos vizelenses.

Foi já na Taça da Liga, em 2016/17, que as equipas se tornaram a cruzar. No novo Estádio da Luz, triunfo das águias por 4-0 (golos de Mitroglou, Lisandro López e Jonas, que bisou) na fase de grupos, na noite de 3 de janeiro de 2017.

Atualmente, com 21 pontos averbados em oito jornadas (sete vitórias e uma derrota; 17 golos marcados e cinco sofridos), o Vizela, treinado por Álvaro Pacheco (48 anos), é o comandante da Série A do Campeonato de Portugal. Para alcançar a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, a equipa do distrito de Braga ultrapassou Pedras Rubras por 0-3 (1.ª ronda), Fontinhas por 6-1 (2.ª) e Casa Pia por 1-3 (3.ª).

Já o Benfica, recorde-se, e todas as outras equipas da Liga NOS tiveram o seu primeiro jogo na Taça de Portugal 2019/20 apenas na 3.ª eliminatória. Os comandados por Bruno Lage ganharam por 0-4 no reduto do Cova da Piedade, com os golos a ficarem por conta de Pizzi (2) e Vinícius (2).

RESULTADO DO SORTEIO

JOGOS
(CP) Vizela-Benfica (LN)
(LN) FC Porto-V. Setúbal (LN)
(LN) Braga-Gil Vicente (LN)
(CP) Pedras Salgadas-Canelas (CP)
(LP) Varzim-Loures (CP)
(CP) Leixões-Santa Clara (LN)
(CP) Anadia-SC Beira-Mar (CP)
(CP) Sertanense-Farense (LP)
(LN) Paços de Ferreira-Sanjoanense (CP)
(LN) Famalicão-Académica (LP)
(LP) Ac. Viseu-Feirense (LP)
(LN) Moreirense-Mafra (LP)
(CP) Espinho-Arouca (CP)
(CP) Sintra Football-Marinhense (CP)
(LN) Rio Ave-Alverca (CP)
(LP) Chaves-Belenenses SAD (LN)

Legenda: LN (Liga NOS); LP (LigaPro, II Liga); CP (Campeonato de Portugal)

DECLARAÇÕES

Luisão: “O caminho ainda é longo”

Luisão, representante do Benfica no sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, elogiou o bom momento do Vizela e avisou que “qualquer erro pode custar muito caro” em mais uma ronda “de grande responsabilidade”.  

O caminho ainda é longo. O Vizela tem feito um excelente campeonato [Campeonato de Portugal], está em primeiro. Lembro-me que já tivemos oportunidade de jogar contra eles no Estádio da Luz, na Taça da Liga, e vamos retribuir agora essa cortesia. Temos uma boa ligação com o Vizela, que foi de onde veio o Vítor [Paneira]. Será um jogo importante, uma festa bonita, e esperamos que todos possam desfrutar. A Taça de Portugal traz um sentimento muito especial. O troféu é totalmente diferente e mostra tradição”, considerou o ex-capitão das águias.

É mais uma eliminatória de grande responsabilidade, assim como foi a 3.ª, e esperamos repetir para poder voltar a passar de fase. Temos de encarar este jogo como encaramos todos os outros. A Taça de Portugal proporciona a oportunidade a todas as equipas de sonharem. O Benfica tem de estar sempre atento, o segredo é respeitar o adversário e preparar o jogo como se fosse a final. Qualquer erro pode custar muito caro”, alertou Luisão, comentando ainda as palavras de Diogo Godinho, presidente da SAD do Vizela, que confessou que não era o resultado que os vizelenses desejavam.

“Percebi o que ele quis dizer. Por um lado, vão encarar um grande clube, que é o Benfica, mas, por outro lado, acredito que eles estejam contentes por receber um clube que valoriza também os seus adversários. Com certeza vai ser um bom jogo”, concluiu.

Texto: João Sanches e Filipa Fernandes Garcia

Fotos: FPF

Última atualização: 28 de outubro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar