Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica superou o Portimonense na 9.ª jornada e é agora a equipa com mais pontos, mais golos marcados e menos sofridos na Liga NOS.
30 outubro 2019, 23h01
Vinícius, Gedson e Chiquinho festejam um dos quatro golos do Benfica
A pressionar alto, agressivo sobre a bola no começo da partida, o Benfica executou a primeira aproximação perigosa à baliza do Portimonense num lance em que Grimaldo, derivando da esquerda para o centro, fez um passe curto para Chiquinho, que, sobre o eixo, à entrada da área, girou e rematou de pé direito, fazendo o esférico sobrevoar a trave.
Em contragolpe, com unidades rápidas na frente, a equipa algarvia, mormente em jogadas sob a condução de Bruno Tabata, exigiu aplicação total por parte do anfitrião. Ao minuto 11, Tabata, pela direita, cruzou para a área; Iury Castillho, em posição irregular, faz que vai à bola (mas a equipa de arbitragem nada assinala); o esférico segue para Anzai, que remata para intervenção competente de Odysseas.
FILME DO JOGO
Explorando a capacidade de explosão de Vinícius, que teve Chiquinho como parceiro de ataque, os encarnados rondaram o golo aos 16'. O avançado brasileiro, desmarcado por Grimaldo, contornou o guarda-redes Ricardo Ferreira e, descaído para a esquerda, tocou a bola na direção da pequena área, onde apareceu Rodrigo a safar o Portimonense, pontapeando o esférico para longe da baliza.
No desenvolvimento de um canto cobrado à direita por Chiquinho, ao minuto 17, o Benfica adiantou-se no marcador. Gabriel saltou mais alto na zona do primeiro poste, desviou o esférico e fez uma assistência perfeita para a entrada de André Almeida ao segundo poste, que teve a capacidade de antecipar o cenário (1-0). Pelo segundo jogo consecutivo as águias fizeram mexer as redes adversárias na sequência de um canto, com o camisola 34 a apontar o seu primeiro tento na temporada.
O Benfica mostrou sempre solidez, mas o ritmo quebrou um pouco... até que Vinícius agitou o jogo aos 32' com uma arrancada poderosa, furando pelo meio e descaindo para a esquerda, para depois tentar visar a baliza algarvia. Lucas Possignolo esticou-se e conseguiu barrar a oportunidade de golo.
Perto do intervalo ocorreu um lance polémico na grande área do Portimonense: Chiquinho, pela direita, teve espaço para cruzar, na direção de Vinícius, que procurou controlar o esférico, mas este acabou por bater no braço esquerdo de Lucas Possignolo. O árbitro Manuel Mota mandou seguir jogo e o videoárbitro também não interveio.
A segunda parte pertenceu por inteiro ao Benfica, que foi somando oportunidades e faturando golos. O 2-0 nasceu de uma insistência após canto cobrado à direita. Na primeira investida, André Almeida fez-se à bola cruzada por Grimaldo e cabeceou por alto à barra. Na segunda vaga, o lateral espanhol, ainda sobre a direita, cruzou rasteiro e Rúben, à matador, emendou à entrada da pequena área para as malhas (47'). O central, que neste desafio fez dupla com o capitão Jardel, estreou-se a marcar na Liga NOS 2019/20.
Com rotação, apresentando Gedson e Cervi à largura, os encarnados desenharam o 3-0 numa jogada que combinou visão, técnica de passe, qualidade física e perspicácia na conclusão. Grimaldo, sobre a asa esquerda, fez um passe a rasgar, solicitando a movimentação vertiginosa de Vinícius no centro do ataque. Imparável, o avançado brasileiro ultrapassou o guarda-redes Ricardo Ferreira e tocou para as redes desprotegidas (63'). Foi o quarta assistência de Grimaldo na corrente edição da Liga NOS (o espanhol é um dos líderes deste ranking da prova).
O jogo estava de feição para uma goleada e as águias não enjeitaram. Chiquinho, pela esquerda, armou uma trivela de pé direito (assistência) para um serviço ao milímetro que Vinícius, na cara do guarda-redes, transformou de pé esquerdo no 4-0, bisando na partida e apontando o seu quarto golo no Campeonato (67').
Bruno Lage fez a primeira substituição aos 68' (saiu Vinícius, entrou Seferovic) e a segunda não demorou muito: Pizzi, aos 72', rendeu Chiquinho. Ainda antes de Gabriel ceder o lugar no onze a Jota (81'), Gedson por pouco não anotou o 5-0 (80'). Houve tempo e espaço para dilatar a diferença, mas o resultado ficou nos 4-0, naquele que foi o sétimo jogo (em nove) em que o Benfica não consentiu golos no Campeonato.
Texto: João Sanches
Fotos: Cátia Luís, Isabel Cutileiro, João Paulo Trindade e David Martins / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024