Futebol

03 novembro 2019, 22h30

Jogadores do Benfica festejam uma das vitórias

Com trabalho diário e consistência, palavras sempre vincadas pelo treinador Bruno Lage, o Benfica é nesta altura o campeão em título em melhor forma nos sete principais campeonatos da Europa.

Os campeões fazem-se de vitórias, de golos, de assistências, de jogadas, de passes, de um conjunto de jogadores unidos a lutar por um único objetivo, entre outros... Quem consegue isto, tem aquilo a que se chama a fibra de campeão!

Os números e as grandes marcas existem para ser batidos e nisso o plantel liderado por Bruno Lage tem sido exímio. Depois do recorde das 25 vitórias em 27 jogos na Liga NOS, o Benfica apresenta-se nesta fase da época como  o campeão do top sete europeu em melhor forma!

Em primeiro lugar é necessário olhar para aquilo que a equipa encarnada tem feito. Em dez jornadas para o Campeonato Nacional, soma nove triunfos (melhor... só há 36 anos!), estando numa série de sete vitórias consecutivas. Tem um total de 23 golos marcados e apenas três sofridos (este é um valor histórico, mas já lá vamos). À 10.ª jornada de 2019/20, comparando com o período homólogo da época passada, o Benfica tem mais sete pontos conquistados, mais quatro golos marcados e menos oito sofridos!

Benfica-Rio Ave

Se atentarmos na prestação dos campeões das sete principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Rússia e Portugal), observamos que não há nenhuma equipa que esteja em melhor forma do que o Benfica.

Outro dado que comprova o trabalho do conjunto liderado por Bruno Lage é a média de 2,7 pontos por jogo. Nenhum dos outros campeões nas sete principais ligas, com mais ou menos jogos disputados, tem uma média superior. A Juventus é quem mais se aproxima com uma média de 2,6 pontos por jornada.

Campeões do top 7 europeu em 2019/20*

Equipas Pontos Golos  Sofridos Melhor série 
Benfica +7 +4 -8 7 vitórias
Barcelona -2 -5 -4  5 vitórias 
Juventus -2 +5 +1 5 vitórias
PSG -9  -15 4 vitórias 
M. City -4 -1  +6 3 vitórias
Zenit -1  +6  +3  3 vitórias 
Bayern -2 +7 +5 2 vitórias

*A tabela reflete o resultado da comparação com o desempenho tido na época passada no período de jornadas homólogo dos respetivos campeonatos.

Ao olharmos para o quadro acima, o primeiro dado que nos salta à vista é o facto de o Benfica ser a equipa com a melhor série de vitórias entre os campeões. São sete triunfos consecutivos no Campeonato! Mais dois do que Barcelona e Juventus.

Continuando a análise, verificamos que o número sete acompanha o Clube da Luz, isto porque as águias são a única equipa que consegue ter uma prestação superior relativamente à última temporada, tendo mais sete pontos do que à 10.ª jornada da Liga NOS 2018/19.

Benfica-Rio Ave

UMA DEFESA DE BETÃO HISTÓRICA

O Benfica, conforme sublinhado no começo deste conteúdo de análise, apenas sofreu três golos na presente edição da Liga NOS. Para este número em muito contribuíram os oito jogos em que a baliza das águias ficou imaculada, a zero. Mas o facto rasga fronteiras: a equipa benfiquista é que menos golos concede na grande Europa do futebol!

Os números da defesa são impressionantes. Só por uma vez, até aos dias de hoje, o Benfica sofreu menos golos nas primeiras dez jornadas do Campeonato. Aconteceu em 1982/83, temporada em que os encarnados tinham dez vitórias em dez jogos, 23 golos marcados e apenas dois sofridos! 

Top 12 europeu: os menos batidos de cada liga

Equipas País Golos sofridos
Benfica Portugal 3
Club Brugge Bélgica
Reims França
Shakhtar Ucrânia
Atlético Madrid Espanha
Zenit Rússia
Wolfsburgo Alemanha
Leicester Inglaterra 8
AZ Alkmaar Holanda 8
LASK Linz Áustria 8
Juventus Itália 9
Galatasaray Turquia 9

Se os números impressionam ao nível nacional, quando alargamos o perímetro de análise às maiores ligas europeias os dados ganham ainda mais relevância. As águias, segundo os indicadores do Transfermarkt, têm a melhor defesa entre as 12 principais ligas do Velho Continente.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 3 de novembro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar