14 de novembro de 2019, 21h34

Foguete de Pizzi na festa de Portugal

Futebol

A seleção portuguesa recebeu e goleou o conjunto da Lituânia no Estádio Algarve.

Portugal enfrentou e goleou a Lituânia por 6-0 no Estádio Algarve, em jogo do grupo B de qualificação para o Europeu 2020. Os jogadores do Benfica, Rúben e Pizzi, jogaram os 90 minutos e o médio encarnado assinou um golo de belo efeito aos 52'!

O jogo começou bastante vivo no Estádio Algarve! A equipa das Quinas começou por cima do encontro e aos 5' esteve à vista o primeiro golo da partida. O ex-benfiquista Bernardo Silva driblou dois adversários, levantou a cabeça e centrou para o interior da área. Cristiano Ronaldo saltou mais alto que os defesas contrários, contudo, o esférico acabou por sair ao lado da baliza lituana. 

A pressão lusa continuava e aos 6' o árbitro da partida assinalou grande penalidade a favor de Portugal, após falta sobre Ronaldo. O camisola 7, que ficou encarregue de converter o castigo máximo, partiu para a bola, rematou para o centro da baliza e inaugurou o marcador aos 7' (1-0).

Aos 15' foi Pizzi a estar em grande evidência. Desmarcou-se pelo flanco direito após um passe perfeito de Bernardo Silva, tendo depois cruzado para o interior da área. Gonçalo Paciência recebeu a bola em excelentes condições, mas o remate do avançado saiu ao lado da baliza de Setkus. 

Cristiano estava de pé quente e aos 22' fez o bis na partida e o segundo de Portugal (2-0). Gonçalo Paciência recuperou a bola em zona adiantada do terreno, colocou rapidamente no capitão das Quinas, que, prontamente, fez o resto. De fora da área, Ronaldo desferiu um potente remate em arco que não deu a mínima hipótese de defesa ao guardião lituano. 

A Lituânia raramente conseguia sair a jogar. Os passes longos rapidamente eram intercetados pelos defesas portugueses, nomeadamente Rúben. O jogador formado no Benfica Campus estava bastante atento na linha defensiva das Quinas. Ao intervalo: 2-0.

Estádio

A toada de jogo mantinha-se igual no recomeço da partida. Muito Portugal para pouca Lituânia. Os comandados de Fernando Santos estavam instalados no meio-campo adversário.

Aos 52' foi Pizzi a marcar para a seleção das Quinas. Bruno Fernandes colocou o esférico no jogador das águias, que, já dentro da área, disparou um míssil para o fundo das redes adversárias (3-0). Grande finalização de Pizzi! Este foi o 14.º golo do jogador do Benfica na época 2019/20!

A equipa portuguesa continuava a acelerar e não demorou muito até se gritar novamente golo nas bancadas do Estádio Algarve. Bernardo Silva, formado no Benfica Campus, cruzou para o interior da área, Setkus não afastou em condições e Gonçalo Paciência, no sítio certo, encostou para o 4-0, aos 56'.

O rolo compressor não parava e desta feita foi Bernardo Silva a juntar o seu nome à lista dos marcadores aos 63'. Ricardo Pereira cruzou forte e o camisola 10 das Quinas, na passada, efetuou um remate rasteiro para o 5-0. O guardião lituano ficou "pregado" ao relvado.

A defensiva lituana não conseguia responder e Ronaldo fez o hat-trick na partida. Recuperação em zona adiantada para Bernardo Silva. O jogador português não foi egoísta, colocou em Ronaldo e o capitão fez o resto. Um remate forte com o esférico a entrar no interior da malha lateral direita da baliza. 6-0 aos 65'.

Fernando Santos decidiu refrescar a equipa e efetuou duas substituições. Bruma entrou para o lugar de Bernardo aos 66' e João Moutinho rendeu Bruno Fernandes aos 72'. O conjunto das Quinas abrandou o ritmo, e aos 83' o selecionador nacional efetuou a última alteração na partida. Diogo Jota entrou para o lugar de Cristiano Ronaldo.

Portugal foi gerindo a seu bel-prazer, sempre no meio-campo adversário, e ia trocando a bola de um flanco ao outro à espera do apito do árbitro. Resultado final: 6-0.

Com esta vitória Portugal soma 14 pontos, está no 2.º lugar do grupo B e no próximo desafio, já no dia 17 de novembro (domingo), às 14h00, irá enfrentar, fora de portas, a seleção do Luxemburgo, no encerramento da fase de qualificação para o Europeu 2020. Uma vitória e já está!

DECLARAÇÕES

Pizzi

Pizzi (jogador do Benfica e da Seleção de Portugal): "Fizemos um grande jogo. Estivemos muito concentrados desde o primeiro momento. Não demos nenhuma facilidade ao adversário e acho que isso tornou o jogo mais fácil. Jogámos sempre a um dois toques, sem complicar e acabámos por fazer uma grande vitória num grande jogo. Trabalhámos para não conceder contra-ataques ao adversário. Sabíamos que era a única opção que tinham para o desafio, mas estivemos sempre focados e fizemos aquilo que o míster nos pediu."

Portugal-Lituânia, 6-0 

FICHA  
Local Estádio Algarve
Onze de Portugal Rui Patrício, Ricardo Pereira, RÚBEN, José Fonte, Mário Rui, Rúben Neves, PIZZI, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Paciência
Suplentes José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, Raphael Guerreiro, João Moutinho, Éder, Bruma, Danilo, Podence, Diogo Jota e André Silva
Ao intervalo 2-0
Golos de Portugal Cristiano Ronaldo (7', 22' e 65'), Pizzi (52'), Gonçalo Paciência (56') e Bernardo Silva (63')

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: UEFA

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar