Futebol

17 novembro 2019, 15h55

Luxemburgo-Portugal

Festejos de Portugal com Rúben Dias

Portugal está no Euro 2020! Esta será a 11.ª presença consecutiva da seleção portuguesa na fase final de uma grande prova internacional. A equipa das Quinas, com Rúben e Pizzi no onze inicial, venceu o Luxemburgo por 0-2 no Estádio Josy Barthel.

O desafio principiou praticamente com uma oportunidade para a equipa das Quinas. O árbitro assinalou um livre direto contra a seleção do Luxemburgo, mas o remate de Cristiano Ronaldo ficou prensado na barreira. Com cinco minutos jogados começaram-se a ver os primeiros sinais de desgaste de um relvado bastante lamacento.

Aos 15' esteve à vista o golo do Luxemburgo, contudo, valeu um corte imperial de Rúben. O jogador das águias atacou o lance da melhor forma e evitou o pior para a seleção portuguesa. Os luxemburgueses, mais habituados às condições do terreno, iam apostando num jogo mais direto. 

Aos 22', Pizzi sofreu uma falta perigosa junto à quina esquerda da área. Ronaldo foi chamado a converter o livre, contudo, a opção pelo cruzamento não foi a melhor, isto porque nenhum jogador português conseguiu desviar o esférico.

Pizzi continuava a ser um dos mais inconformados, mas faltava melhor sorte na altura da finalização. Aos 31' o atleta benfiquista rematou em jeito, mas o esférico saiu um pouco acima da barra da baliza à guarda de Moris.

Numa jogada rapidíssima Portugal inaugurou o marcador aos 39'. Bernardo Silva, jogador formado no Benfica Campus, percebeu a desmarcação de Bruno Fernandes e colocou um excelente passe para as costas da defensiva luxemburguesa. O camisola 16 rececionou orientado para a baliza e disparou forte para o golo português (0-1).

Luxemburgo-Portugal

Aos 45', Bernardo Silva esteve perto do segundo. O camisola 10 não desistiu do lance e pressionou o guarda-redes. Moris tentou afastar, mas o esférico bateu nas costas do ex-Benfica e por pouco não traiu o guardião do Luxemburgo. Ao intervalo: 0-1.

A segunda parte começou com Portugal por cima do jogo. Aos 49' a equipa das Quinas esteve muito perto de dilatar a vantagem por José Fonte. Pizzi bateu o pontapé de canto, colocando o esférico com conta, peso e medida para a entrada do central português. Fonte saltou mais alto do que os defesas e cabeceou, contudo, a bola passou a escassos centímetros do poste esquerdo.

Fernando Santos decidiu dar mais frescura ao meio-campo, num relvado muito pesado e impróprio a este nível, e optou por colocar João Moutinho no terreno de jogo aos 62'. Pizzi foi o jogador que saiu para dar lugar ao centrocampista do Wolverhampton. O Luxemburgo subiu as suas linhas, começou a acreditar que podia alcançar mais neste jogo do que a derrota e foi criando algumas situações de frisson junto da baliza de Rui Patrício. Aos 71' foi a vez de Diogo Jota entrar, rendendo André Silva.

O 0-2 esteve perto aos 80'. Bruno Fernandes sofreu uma falta à entrada da grande área e o árbitro assinalou livre direto. Ronaldo ficou responsável pela conversão, mas o disparo do capitão português passou ao lado do poste esquerdo.

Portugal continuou a pressionar e Ronaldo chegou ao golo 99 ao serviço da Seleção de Portugal, aos 86'. Bernardo Silva cruzou para o interior da pequena área, Diogo Jota deu um toque no esférico, o guarda-redes do Luxemburgo tentou afastar, mas não conseguiu. A bola andou a pingar na linha de golo e Ronaldo encostou para o segundo das Quinas (0-2). Resultado final: 0-2.

Com esta vitória Portugal carimbou a presença na fase final do Euro 2020! Será a 11.ª participação consecutiva da equipa das Quinas na fase final de uma grande competição internacional.

Luxemburgo-Portugal, 0-2

FICHA  
Local Estádio Josy Barthel
Onze de Portugal Rui Patrício, Ricardo Pereira, José Fonte, RÚBEN, Raphael Guerreiro, Danilo, PIZZI, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e André Silva
Suplentes José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, João Moutinho, Éder, Bruma, Gonçalo Paciência, Domingos Duarte, Rúben Neves, Mário Rui e Diogo Jota
Ao intervalo 0-1
Marcadores Bruno Fernandes (39') e Cristiano Ronaldo (86')

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: UEFA

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas