18 de novembro de 2019, 16h48

Raio-X: adversários na Ronda de Elite

Futsal

O primeiro encontro da equipa de futsal do Benfica está agendado para esta quinta-feira (21 de novembro) diante do Pesaro C/5.

O Sport Lisboa e Benfica vai marcar presença na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League 2019/20 depois de ter terminado a Ronda Principal de qualificação no primeiro lugar. Os encarnados estão inseridos no Grupo C e vão defrontar o El Pozo Múrcia (Espanha), Kairat Almaty (Cazaquistão) e Pesaro C/5 (Itália).

A penúltima etapa antes da final four da principal prova europeia de clubes começa esta semana e termina no domingo, em Almaty, no Cazaquistão, com o Benfica a defrontar a equipa da casa.

Não se pode dizer que os comandados por Joel Rocha tiveram sorte neste sorteio. No plano teórico, saíram-lhe as formações mais difíceis de cada pote, no entanto, os campeões nacionais prometem dar tudo para conseguir o respetivo apuramento.

Como oponentes terão o campeão italiano, o vice-campeão espanhol e ainda o campeão cazaque e finalista vencido da Liga dos Campeões na época passada. Apenas o primeiro classificado de cada grupo fica apurado para a final four, e internamente existe a ambição de conseguir alcançar esse objetivo. A poucos dias do arranque da competição, o Site Oficial dá a conhecer os opositores dos encarnados.

Raio-x adversarios

Pesaro C/ 5 (Itália)

O pontapé de saída das águias na Ronda de Elite acontece esta quinta-feira, às 10h30, com o Pesaro C/5, que está a fazer a sua estreia nesta fase.

Os italianos entraram com o pé direito nesta época com a conquista da Supertaça frente ao Acqua Sapone, por 4-2. No Campeonato Nacional, o campeão em título disputou oito partidas até ao momento, tendo vencido seis delas, empatado uma e sido derrotado noutra, o que lhe permite ocupar o primeiro lugar da tabela classificativa com os mesmos pontos que o segundo, o Real Rieti.

Também nas competições europeias tem tido um bom desempenho depois de ter terminado o grupo 8 da Ronda Principal B na primeira posição com três vitórias no mesmo número de encontros. Triunfos diante de Georgians Tbilissi (Geórgia), TSV Weilimdorf (Alemanha) e Uddevalla (Suécia).

Para esta nova época, o emblema transalpino procurou melhorar o plantel com o claro objetivo de ter uma boa prestação internamente e na principal prova europeia de clubes. Diego Carducci, Gayá, Jacopo Dionisi e Júlio de Oliveira são as caras novas num conjunto que viu sair alguns atletas como é o caso de Mancuso, ex-Benfica, que alinhou no ano passado na formação italiana e que foi uma das referências deste coletivo. Dos reforços, o destaque vai para Júlio de Oliveira, que é o melhor marcador do Campeonato com dez golos apontados.

Raio-x adversarios

Apesar de ter algumas novidades para a nova temporada, o técnico Fulvio Colini manteve os futsalistas mais experientes, como é o caso do guarda-redes de 35 anos Michele Miarelli. Tendo sido titular em 11 dos 12 desafios já disputados, assume-se como um dos jogadores com mais minutos dentro da quadra.

Também Marcelinho, pivot, tem justificado a elevada utilização, apresentando um registo de nove golos em 11 jogos. Humberto Honório, ala italiano, e Pablo Taborda, fixo argentino, têm sido das principais escolhas para estes primeiros embates.

A tarefa não será fácil para as águias. Apesar de o Pesaro C/5 ter saído do pote 4, é uma equipa experiente composta por oito internacionais pelas seleções principais, de três nacionalidades diferentes, e liderada por um treinador com um currículo que fala por si, com a conquista de 4 Scudettos, 5 Taças de Itália, 6 Supertaças e 1 UEFA Futsal Cup, a prova antecessora da Liga dos Campeões de Futsal.

Raio-x adversarios

El Pozo Múrcia (Espanha)

O El Pozo Múrcia não começou da melhor maneira a temporada depois de ter perdido a Supertaça espanhola frente ao Barcelona, por 4-3. Nas provas internas, o panorama não é mais animador, ocupando a terceira posição da tabela classificativa com 19 pontos em nove encontros, fruto de seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Embora não atravesse o melhor momento, demonstrou a sua qualidade na Ronda Principal ao assegurar o segundo lugar num grupo complicado com os húngaros do Berettyóújfalu, com os cazaques do Kairat Almaty e com os russos do KPRF Moskva, acabando estes por serem a grande surpresa do agrupamento ao terminarem com nove pontos em três partidas.

Depois de terem atingido a final do Campeonato na época passada, na qual foram derrotados pelo Barcelona no quinto jogo, a formação de Múrcia optou por reforçar o plantel depois de ver sair alguns jogadores, como é o caso de Pito, transferido para o Inter Movistar.

Raio-x adversarios

Carlos Espíndola, do Jaén El Paraíso Interior, Felipe Paradynski, do Palma Futsal, Léo Santana, do Barcelona, Marc Tolrà, do Benfica, e Pol Pacheco, das Indústrias Santa Coloma, foram as apostas do técnico Diego Giustozzi para atacar as provas nacionais e internacionais. Dos reforços, nota positiva para Felipe Paradynski, em plano de evidência com 13 golos marcados em 15 desafios oficiais.

Os cinco internacionais espanhóis do coletivo, Álex Yepes, Andresito, Fernando Aguilera, Marc Tolrà e Miguelín, a par do fixo brasileiro Matteus, são também atletas muito utilizados e preponderantes no sistema utilizado pelo treinador argentino Diego Giustozzi. A experiência do técnico é outro ponto que pode complicar ainda mais a tarefa da equipa portuguesa. Com 41 anos, já conquistou, entre outros troféus, uma Copa América, em 2015, e um Mundial, em 2016, entrando para este cargo com a árdua tarefa de fazer esquecer Duda, que esteve durante 17 anos à frente deste conjunto.

As águias defrontam o El Pozo na sexta-feira (22 de novembro), novamente às 10h30, na cidade de Almaty, num embate em que as atenções também vão incidir no reencontro de Marc Tolrà com a antiga equipa. No sentido inverso, Fernando Drasler vai voltar a ver os seus antigos companheiros.

Raio-x adversarios

Kairat Almaty (Cazaquistão)

O Kairat Almaty, apesar de ter terminado em terceiro lugar na ronda principal de qualificação, é o adversário do Benfica com mais experiência nesta prova europeia, uma vez que a venceu nas épocas 2012/13 e 2014/15.

À semelhança do Pesaro C/5, os cazaques atravessam um bom momento de forma. Em setembro venceram a Supertaça por 4-0 diante do Aktobe e estão nas meias-finais da Taça. O Campeonato Nacional ainda não começou, mas a ambição passa por garantir mais um título numa competição que não lhes foge desde 2003/04.

Entre as principais mudanças que ocorreram no plantel para esta nova época destaca-se a saída de Taynan da Silva, atualmente a alinhar no Sporting. Em sentido contrário, a equipa tem cinco caras novas para este ano: Nuri Sadykov, Nursultan Piyaly, Luizinho, Albert Akbalikov e Gabriel. Este último, atleta brasileiro, já passou pelo futsal português onde envergou a camisola do SC Braga na temporada de 2018/19, disputando apenas 12 partidas. Os encarnados têm de estar atentos também à qualidade do reforço Albert Akbalikov que já conta seis golos marcados em oito jogos disputados.

Raio-x adversarios

Este coletivo é servido por sete internacionais pelo Cazaquistão, casos de Albert Akbalikov, Birzhan Orazov, Chinzig Yesenamanov, Dauren Nurgozhin, Dauren Tursagulov, Douglas Júnior e Léo Higuita, e ainda um internacional iraniano, Hossein Tayyebi Bigdoli.

O destaque deste conjunto orientado por Kaká vai para o capitão Léo Higuita. O guarda-redes já foi eleito o melhor na sua posição a nível mundial e é titular indiscutível no Kairat Almaty. Douglas Júnior é também outra referência dentro das quadras. A cumprir a sua sétima temporada ao serviço do clube, o fixo já leva sete golos em sete partidas entre Ronda de Qualificação, Supertaça e Taça do Cazaquistão. Chinzig Yesenamanov, a cumprir a quinta temporada no hegemónico clube cazaque, também se tem vindo a notabilizar. Esta época já assinou cinco golos em oito jogos.

Águias e Kairat Almaty defrontam-se no domingo (24 de novembro), às 12h00, no último encontro desta fase e que pode ter carácter decisivo para as aspirações das duas formações na prova.

Fotos: Facebook oficial do Pesaro C/5, Elpozo Murcia e Kairat

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar