Futebol

10 dezembro 2019, 22h29

Pizzi assistiu para o 1-0 e apontou o 2-0

Com cabeça, coração, competência tática e qualidade técnica, o Benfica escalou o muro montado pelo Zenit no Estádio da Luz e construiu uma inquestionável vitória (3-0) na 6.ª e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, qualificando-se (como 3.º classificado) para os 16 avos de final da Liga Europa.

Mais posse de bola, mais remates, mais iniciativa para o Benfica na primeira parte da receção ao conjunto de São Petersburgo. No mesmo minuto (16'), em dois ataques, as águias tiraram as medidas ao golo (primeiro num remate de Pizzi a passe de Chiquinho, depois num tiro de Chiquinho na área a passe de Pizzi), mas a bola rasou as redes russas em ambas as situações.

Com paciência perante 40 232 espectadores, as águias foram circulando a bola e construindo ofensivas a toda a largura, mas o bloco defensivo do Zenit, recuado, não cedeu, não abriu fendas, rareando as oportunidades claras de golo até ao intervalo.

No reatamento, as águias voltaram a instalar-se no meio campo ofensivo, e fizeram-no a todo o gás, desequilibrando e entortando o adversário. E o golo da equipa de Bruno Lage foi uma consequência natural, premiando um notável lance de envolvimento (acelerado por Gabriel) ao minuto 47: Pizzi soltou-se na direita para receber um passe de Vinícius na zona central, rompeu na área e centrou para o "tango" de Cervi sobre a zona do segundo poste, tocando o esférico para dentro da baliza guardada por Kerzhakov (1-0). O argentino estreou-se a marcar nesta edição da Champions, enquanto Pizzi assinou a segunda assistência (nona em todas as provas na época).

Benfica-Zenit

Feito o mais difícil, desmontada a linha recuada do Zenit, os encarnados estavam lançados, tinham tudo para dar a melhor sequência à boa exibição que protagonizavam num relvado que favorece o bom futebol.

No seu jogo 50 com o Manto Sagrado, Gabriel (52'), num grande pontapé de fora da área, ficou perto de ampliar a vantagem, mas o guarda-redes do campeão russo sacudiu o esférico para canto. Ou melhor, Kerzhakov apenas adiou por instantes o 2-0: aos 56', Grimaldo cruzou da esquerda e Douglas Santos intercetou a bola com o braço esquerdo na área, originando um penálti a favor do Benfica. Já amarelado, o defesa brasileiro recebeu a segunda advertência no jogo e foi expulso! E Pizzi, na cobrança do castigo máximo (58'), enganou o guardião contrário, carimbando o 2-0 no resultado. O camisola 21 das águias anotou o seu terceiro golo nesta Champions (16.º na época).

Benfica-Zenit

O Benfica "estava" nos 16 avos de final da Liga Europa, mas o treinador Bruno Lage não autorizava relaxamentos e pedia velocidade e progressão à equipa, para que continuasse a criar oportunidades... como aquela, flagrante, que aconteceria ao minuto 64, com Cervi, sobre a direita da área, a atirar na direção da baliza... mas Osório, quase em cima da linha, evitou o 3-0.

Outra ótima chance para elevar a contagem, em resposta a uma ameaça de Azmoun (excelente defesa de Odysseas!), foi desenhada aos 79', mas o remate de Vinícius foi sustido. No canto subsequente, Grimaldo, à esquerda, levantou a bola para a entrada da pequena área e Azmoun tocou-a inadvertidamente para as suas redes. Autogolo, 3-0 para o Benfica!

Benfica-Zenit

Com 81 minutos de jogo, Seferovic (rendeu Cervi) e Samaris (substituiu Gabriel) foram lançados na partida para refrescar o ataque e o meio-campo. Quase, quase no fim (89'), Vinícius foi rendido por Caio Lucas. O Benfica tinha o jogo, a vitória e o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa na mão (via 3.º lugar no Grupo G da Liga dos Campeões), e segurou tudo isto com muita competência, solidez e determinação. Um triunfo que também vale pontos a Portugal no ranking da UEFA na disputa pelo 6.º lugar... em confronto com a Rússia!

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está agendado para as 12h00 do dia 16 de dezembro (segunda-feira), em Nyon.

oferta personalização

Texto: João Sanches

Fotos: David Martins, Isabel Cutileiro e Gonçalo Lopes / SL Benfica

Última atualização: 10 de dezembro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar