Futebol

10 dezembro 2019, 22h29

Pizzi assistiu para o 1-0 e apontou o 2-0

Com cabeça, coração, competência tática e qualidade técnica, o Benfica escalou o muro montado pelo Zenit no Estádio da Luz e construiu uma inquestionável vitória (3-0) na 6.ª e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, qualificando-se (como 3.º classificado) para os 16 avos de final da Liga Europa.

Mais posse de bola, mais remates, mais iniciativa para o Benfica na primeira parte da receção ao conjunto de São Petersburgo. No mesmo minuto (16'), em dois ataques, as águias tiraram as medidas ao golo (primeiro num remate de Pizzi a passe de Chiquinho, depois num tiro de Chiquinho na área a passe de Pizzi), mas a bola rasou as redes russas em ambas as situações.

Com paciência perante 40 232 espectadores, as águias foram circulando a bola e construindo ofensivas a toda a largura, mas o bloco defensivo do Zenit, recuado, não cedeu, não abriu fendas, rareando as oportunidades claras de golo até ao intervalo.

No reatamento, as águias voltaram a instalar-se no meio campo ofensivo, e fizeram-no a todo o gás, desequilibrando e entortando o adversário. E o golo da equipa de Bruno Lage foi uma consequência natural, premiando um notável lance de envolvimento (acelerado por Gabriel) ao minuto 47: Pizzi soltou-se na direita para receber um passe de Vinícius na zona central, rompeu na área e centrou para o "tango" de Cervi sobre a zona do segundo poste, tocando o esférico para dentro da baliza guardada por Kerzhakov (1-0). O argentino estreou-se a marcar nesta edição da Champions, enquanto Pizzi assinou a segunda assistência (nona em todas as provas na época).

Benfica-Zenit

Feito o mais difícil, desmontada a linha recuada do Zenit, os encarnados estavam lançados, tinham tudo para dar a melhor sequência à boa exibição que protagonizavam num relvado que favorece o bom futebol.

No seu jogo 50 com o Manto Sagrado, Gabriel (52'), num grande pontapé de fora da área, ficou perto de ampliar a vantagem, mas o guarda-redes do campeão russo sacudiu o esférico para canto. Ou melhor, Kerzhakov apenas adiou por instantes o 2-0: aos 56', Grimaldo cruzou da esquerda e Douglas Santos intercetou a bola com o braço esquerdo na área, originando um penálti a favor do Benfica. Já amarelado, o defesa brasileiro recebeu a segunda advertência no jogo e foi expulso! E Pizzi, na cobrança do castigo máximo (58'), enganou o guardião contrário, carimbando o 2-0 no resultado. O camisola 21 das águias anotou o seu terceiro golo nesta Champions (16.º na época).

Benfica-Zenit

O Benfica "estava" nos 16 avos de final da Liga Europa, mas o treinador Bruno Lage não autorizava relaxamentos e pedia velocidade e progressão à equipa, para que continuasse a criar oportunidades... como aquela, flagrante, que aconteceria ao minuto 64, com Cervi, sobre a direita da área, a atirar na direção da baliza... mas Osório, quase em cima da linha, evitou o 3-0.

Outra ótima chance para elevar a contagem, em resposta a uma ameaça de Azmoun (excelente defesa de Odysseas!), foi desenhada aos 79', mas o remate de Vinícius foi sustido. No canto subsequente, Grimaldo, à esquerda, levantou a bola para a entrada da pequena área e Azmoun tocou-a inadvertidamente para as suas redes. Autogolo, 3-0 para o Benfica!

Benfica-Zenit

Com 81 minutos de jogo, Seferovic (rendeu Cervi) e Samaris (substituiu Gabriel) foram lançados na partida para refrescar o ataque e o meio-campo. Quase, quase no fim (89'), Vinícius foi rendido por Caio Lucas. O Benfica tinha o jogo, a vitória e o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa na mão (via 3.º lugar no Grupo G da Liga dos Campeões), e segurou tudo isto com muita competência, solidez e determinação. Um triunfo que também vale pontos a Portugal no ranking da UEFA na disputa pelo 6.º lugar... em confronto com a Rússia!

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está agendado para as 12h00 do dia 16 de dezembro (segunda-feira), em Nyon.

oferta personalização

Texto: João Sanches

Fotos: David Martins, Isabel Cutileiro e Gonçalo Lopes / SL Benfica

Última atualização: 10 de dezembro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Treino em dia de aniversário

O líder Benfica defronta o Vitória de Guimarães no próximo sábado, dia 25 de setembro, numa partida relativa à 7.ª jornada da Liga Bwin, com pontapé inicial marcado para as 18h00. Tendo em vista a deslocação à Cidade-Berço, e em dia do 15.º Aniversário do Benfica Campus, a formação comandada por Jorge Jesus treinou no local...

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Futebol

Benfica-Boavista em imagens

Seis jornadas, seis vitórias... há 39 anos que o Benfica não tinha um arranque como este no Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, nesta noite de segunda-feira, dia 20 de setembro, a formação comandada por Jorge Jesus venceu o Boavista, por 3-1, numa partida intensa e bem disputada. Contas feitas, 18 pontos e a liderança invicta da Liga Bwin.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar