10 de dezembro de 2019, 16h51

Trunfo Gerson a fechar fase de grupos da Youth League

Futebol

O Benfica bateu o Zenit por 1-0 na 6.ª jornada da Liga dos Campeões jovem da UEFA.

Já apurada para os oitavos de final, a equipa Sub-19 do Benfica recebeu e venceu, nesta terça-feira, o Zenit por 1-0 na 6.ª jornada do Grupo G da UEFA Youth League, no Benfica Campus.

A atuar em casa e com as bancadas bem compostas, o Benfica quis desde cedo impor-se no jogo… e foi isso que fez. A primeira tentativa surgiu, aos 7’, pelos pés de Fábio Baptista, que, de longe, tentou o remate, mas a bola saiu rasteira e à figura do guarda-redes do Zenit.

Só se via Benfica, e aos 16’ Henrique Araújo esteve perto de inaugurar o marcador. O camisola 9 das águias recebeu a bola, fugiu do adversário pela direita, rematou, mas o guardião Odoevski impediu o golo.

Benfica-Zenit

Aos 29’, o Zenit aproveitou o contra-ataque e, com o seu primeiro remate na partida por Nogtev, pôs à prova Leo Kokubo numa defesa estirada que deu canto.

As melhores ocasiões continuavam a surgir por parte do Clube da Luz. À passagem do minuto 36, Jair Tavares recuperou a bola perto da área, passou para Ronaldo Camará e este encheu o pé para um remate fortíssimo que rasou a baliza adversária, dando a sensação de golo nas bancadas.

Apesar das várias tentativas da equipa da casa, o árbitro apitou para o intervalo e as formações foram para o balneário sem golos no marcador.

A segunda parte começou com uma alteração no xadrez do Benfica: Jair Tavares saiu para dar entrada a Gerson Sousa (estreia na Youth League).

O Benfica continuava por cima e a rondar a baliza adversária. Tanto rondou que aos 59’ estabeleceu a vantagem no Benfica Campus: Ronaldo Camará recuperou a bola, passou para Gerson Sousa e este, à entrada da área, recebeu de pé direito, chutou de pé esquerdo, fazendo o esférico bater no poste, depois nas costas do guarda-redes Odoevski e entrar (autogolo). Estava feito o 1-0 com o decisivo contributo de Gerson, o trunfo que saiu do banco.

Benfica-Zenit

O treinador Luís Castro recorreu a dupla substituição aos 69’: Diogo Nascimento por Fábio Baptista e Paulo Bernardo por Ronaldo Camará.

Mais pressionante, com mais remates à baliza e mais posse de bola… era assim que o Benfica seguia no Seixal, num panorama idêntico ao da primeira parte.

Aos 88’, Gonçalo Loureiro esteve muito perto de aumentar a vantagem dos encarnados, com um cabeceamento que rasou o poste direito da baliza russa.

Já no tempo de compensação (90’+3’), Tiago Araújo teve nos pés mais uma oportunidade de dilatar o resultado, mas o guardião do Zenit impediu que isso acontecesse.

O Benfica fecha assim a fase de grupos da Youth League com um triunfo (1-0), no primeiro lugar do Grupo G com 15 pontos.

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO G

POSIÇÃO EQUIPAS PONTOS GOLOS
1.º Benfica 15 17-6
2.º Lyon 12 13-10
3.º Leipzig 4 5-10
4.º Zenit 1 7-16

Benfica-Zenit

Benfica-Zenit, 1-0

FICHA  
Local Benfica Campus
Onze do Benfica Kokubo, Fábio Baptista (Diogo Nascimento, 69'), Gonçalo Loureiro, Morato, Rafael Rodrigues, Henrique Jocu, Francisco Saldanha, Ronaldo Camará (Paulo Bernardo, 69'), Jair Tavares (Gerson Sousa, 46'), Tiago Araújo e Henrique Araújo
Suplentes Samuel Soares, Alexandre Penetra, Adrian Bajrami, Diogo Nascimento, Paulo Bernardo, Gerson Sousa e Luís Lopes
Ao intervalo 0-0
Golos do Benfica Odoevski (autogolo)

DECLARAÇÕES

Luís Castro (treinador do Benfica): “Foi um jogo muito bem conseguido. A maior parte dos jogadores tinha poucos minutos, houve seis estreias a titular na Youth League, inclusive o Gerson, e isso só prova que o Benfica está a trabalhar coletivamente. Dominámos o jogo de início ao fim.”

Gerson Sousa (jogador do Benfica): “Entrei para ajudar a equipa. Ganhámos praticamente todos os jogos. O Benfica em tudo o que entra é para ganhar, e foi isso que fizemos.”

Texto: Márcia Dores

Fotos: Cátia Luís / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar