Hóquei em Patins

23 dezembro 2019, 11h35

Valter Neves

Valter Neves

Chegou em 2004 e cumpre a 16.ª temporada de águia ao peito. A conquista de 3 Taças de Portugal, 3 Campeonatos Nacionais, 2 Ligas Europeias, 3 Taças Continentais, 2 Taças Intercontinentais, 2 Supertaças e 1 Taça CERS consagram Valter Neves como um dos mais titulados da história da modalidade no Clube e uma referência para os mais jovens. 

5 de outubro de 2004 

“Essa data diz-me que foi o início de um sonho que se tornou realidade. Terá sido o primeiro jogo oficial com a camisola do Benfica. Foi contra o Nortecoop. Essa data transmite-me um sonho tornado realidade. Sempre foi um objetivo meu jogar no Benfica, e nesse dia joguei o primeiro jogo aqui em casa, não me poderia esquecer.”

Integrar a equipa do Benfica 

“Foi um sentimento de um sonho tornado realidade, como já disse anteriormente, mas também foi algo de grande responsabilidade, até porque o Benfica nessa altura estava em reestruturação a nível da equipa sénior, da própria secção em si. E, como tal, quando vim para cá, juntamente com os colegas novos, viemos integrar uma equipa que tinha como objetivo voltar a conquistar, voltar a colocar o Benfica naquilo que era o seu lugar devido, num lugar de há tantos anos, no lugar de tradição: estar a disputar os títulos e conquistar os mesmos. Portanto, vim também com essa responsabilidade, não só de ver o meu sonho a cumprir-se, mas também de ter uma grande ambição de conquistar títulos e mostrar o meu trabalho.”

Valter Neves

“Foi um sonho tornado realidade”

O início da paixão 

“Começou de uma forma quase que por acaso. Fui experimentar a patinagem no Futebol Clube de Alverca, na minha cidade, e lembro-me que desde o primeiro dia nunca mais larguei. Eu praticava as outras modalidades, mas dizia sempre que queria ser jogador de hóquei. Foi uma paixão que ficou desde o início e com o passar dos anos as coisas foram-se tornando  mais sérias e a paixão manteve-se.”

Primeiro título europeu 

“Recordo-me do jogo da final. Foi uma final com características especiais. Na primeira parte levei com uma bola no olho e tive que sair e depois ainda consegui voltar na segunda parte já com o olho absolutamente fechado, mas o mais importante e mais relembrado foi a vitória, a conquista de um título internacional, o regresso do Benfica às conquistas internacionais, até porque o Benfica só tinha uma Taça CERS e conseguimos voltar a conquistar essa competição, que para nós foi bastante gratificante. Deu-nos muita confiança, deu também a toda a estrutura o indicador de que estávamos no caminho correto e o caminho a seguir. Portanto, foi muito marcante a vários níveis.”

Valter Neves

“Foi o regresso do Benfica às conquistas internacionais”

Liga Europeia e Campeonato 2015/16 

“Isso foi algo que acabou por ser bastante marcante, não só na minha, mas como na carreira de todos aqueles que puderam viver esse momento, esse fim de semana de conquistas. No sábado jogámos aqui a meia-final frente ao Barcelona. Creio que já a acabar o jogo, tivemos a notícia de que tínhamos sido campeões nacionais, e o facto de termos sabido isso, até nos catapultou para uma exibição mais conseguida com o Barcelona, e conseguimos vencer esta meia-final. No final do encontro fomos todos para o hotel, em estágio, contentes por termos ganho o campeonato, mas não podíamos festejar da melhor forma, em toda a sua plenitude, pois no dia seguinte tínhamos jogo da final da Liga Europeia, aqui em casa, com os nossos adeptos. E tínhamos essa responsabilidade, também, jogando em casa, de vencer. Tudo se realizou e quando vencemos acabámos por festejar e deitar tudo cá para fora e foi uma explosão de alegria quando, no mesmo fim de semana, conseguimos vencer essas duas competições e uma delas em casa, perante os nossos adeptos, e também no dia em que o futebol se tornou campeão.”

2012: primeira Liga Europeia 

“Este foi outro dos momentos mais marcantes da minha carreira, até porque nós na altura, tínhamos perdido o campeonato nacional, também no Dragão Caixa, por uns números que não nos orgulhamos e, como tal, sabíamos que nos esperavam jogos muito difíceis: era uma final four da Liga Europeia, e era em casa do adversário. Na meia-final eliminámos o Barcelona e depois na final conseguimos vencer o FC Porto e foi muito especial, não só por ser em casa do adversário, mas também por ter sido a primeira conquista desse título em quase 100 anos de história da nossa modalidade no Benfica.”

Valter Neves

“Primeira conquista de uma Liga Europeia em quase 100 anos de história”

Valter de 2004 a 2019: papel do Benfica 

“O Benfica tem sido como uma casa para mim. Tenho-me sentido aqui muito bem, o Benfica ajudou-me a crescer imenso. Acompanhou-me até agora, na minha vida de adulto. Acabei a faculdade e estava no Benfica. Os meus filhos nasceram e eu estava no Benfica. Tem-me acompanhado em todas as fases e tem sido uma grande ajuda no processo humano e social na minha vida fora do desporto. São várias as diferenças. Diria mesmo que são diferenças totais. Tornei-me mais maduro, mais consciente, mais estável. Enfim, todo o processo que a vida vai fazendo, todas essas fases, eu vivi aqui no Benfica. Só tenho a agradecer tudo o que o Clube tem feito por mim, não só aqui dentro dos pavilhões, mas também fora dele.”

Crescimento das modalidades no Clube 

“O Clube tem crescido imenso e a aposta nas modalidades tem sido muito positiva. Neste momento somos acompanhados em todas as vertentes e, comparando com aquilo que era quando cá cheguei, penso que o clube agora consegue tirar proveito máximo de cada um dos atletas que tem, por aquilo que também investe em tudo o que é infraestrutura e não só, todo o acompanhamento que dá ao atleta, a nível de todos os departamentos, fisiologia, nutrição, psicologia, técnica… Acho que tem sido uma aposta conseguida da parte do Benfica e essa tem sido das maiores evoluções que tenho visto aqui nas modalidades.”

Valter Neves

“O Clube tem crescido imenso”

Momento mais marcante 

“Os mais marcantes e de alegria estão efetivamente ligados às vitórias. Lembro-me muito da nossa primeira conquista, sentimo-nos como se tivéssemos desbloqueado a situação negativa em que estávamos. Portanto, foi um momento que nos marcou imenso. Depois vieram as principais conquistas, o voltar a ser campeão nacional depois de vários anos em que o Benfica esteve fora desse título, as várias conquistas europeias… e cada título que alcançarmos daqui para a frente serão certamente momentos igualmente marcantes.”

Balanço de 15 temporadas 

“Acabo por fazer um balanço positivo. Ao início foram momentos difíceis, por não conseguirmos logo conquistar um título, apesar de estarmos presentes em várias finais. Foi um início difícil, mas que também nos catapultou para uma aprendizagem e deu-nos a experiência que, com o tempo, soubemos aproveitar e deu-nos alguma bagagem para conquistar ou para saber, pelo menos, dar a volta nos momentos mais adversos. Mas, obviamente, num clube como o Benfica, o importante é sempre continuar a ganhar.”

Valter Neves

Braçadeira de capitão 

“Tem sido bastante gratificante. Tenho dito isto ao longo dos anos, tenho sido muito ajudado pelos meus colegas. Penso que não conseguia ser capitão durante tanto tempo se não tivesse um grupo que me ajudasse nesse sentido. O que tento fazer também, é que esta liderança de ser capitão, dentro e fora da pista, seja uma liderança partilhada por todos, em que todos somos responsáveis, todos temos uma palavra a dizer, todos contribuímos para que o grupo seja melhor. Eles têm-me ajudado imenso e sem a ajuda deles obviamente não o conseguia, ou o papel de capitão seria sempre muito mais dificultado.”

Mensagem aos benfiquistas 

“Tenho algo a dizer aos adeptos: enorme obrigado pelo acompanhamento que eles têm dado à equipa. Nós sentimos esse apoio em todo o lado. Temos um grande apoio dos adeptos e sentimos que gostam da equipa de hóquei em patins. Já tivemos várias situações, até mesmo desfavoráveis, em casa e fora, e os adeptos catapultaram-nos para o triunfo. O apoio dá-nos aquele extra que nos pode levar à vitória.”

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica 

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Hóquei