Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O 18.º triunfo do Benfica em 19 jornadas na Liga NOS 2019/20 foi valorizado pela réplica do Belenenses SAD.
31 janeiro 2020, 21h55
Momento de comemoração de um golo do Benfica
Uma aceleração de Rafa (11'), descaído para a direita do ataque, provocou o primeiro cartão amarelo da partida (mostrado a Nilton Varela) e deu azo a um livre direto em boa posição para visar a baliza belenense. Grimaldo cobrou a falta, com sentido de golo, mas André Moreira posicionou-se para sacudir o esférico por cima da trave.
Depois de um par de aproximações perigosas do Benfica às redes visitantes, o Belenenses SAD dispôs de um livre direto a escassos metros da linha limite da grande área benfiquista. Varela, na execução da bola parada, deu trabalho a Odysseas, que respondeu com uma defesa exemplar para canto (20').
Mais velozes e incisivos com bola, os encarnados foram produzindo ataques pelos três corredores, ganhando cantos à direita e à esquerda, carregando para inaugurar o marcador. André Almeida (24'), no seguimento de um pontapé de canto a direita, teve enquadramento para chutar a contar, mas o esférico subiu um pouco e sobrevoou o travessão.
A persistência foi recompensada ao minuto 31. Uma arrancada magnífica e destemida de Taarabt (titular no lugar de Gabriel) pela zona central do terreno de jogo teve desenvolvimento à esquerda por intermédio de Cervi, que cruzou para o cabeceamento de Vinícius. A bola bateu na barra, ressaltou para a entrada da pequena área, o mesmo Vinícius não se deu por vencido, atacou a recarga e, num disparo cruzado, bateu André Moreira. O brasileiro anotava o seu 13.º golo na Liga NOS 2019/20, comandando a lista dos melhores marcadores.
Um grande pontapé de Rafa aos 37' foi travado por defesa aparatosa de André Moreira para canto. Depois do aviso, o Benfica não perdoou.
Cobrando mais um canto no lado esquerdo do ataque, Pizzi enviou a bola para a zona do segundo poste, onde André Almeida levou a melhor no duelo e assistiu o tiraço de Taarabt no meio da área.
Indefensável o remate do marroquino, que, em mais um momento de magia à flor da relva, se estreou a marcar de águia ao peito! Já André Almeida assinou a segunda assistência nesta edição da prova.
Os minutos iniciais do segundo tempo até foram preenchidos por alguma agitação na grande área belenense, mas a reação da equipa visitante, com um futebol positivo e ambicioso, fez-se sentir e deu que fazer a Odysseas, que efetuou defesas valiosas a remates de Cassierra e Show aos 63' e 64'.
Bruno Lage mexeu na equipa aos 66': saiu Pizzi, entrou Chiquinho. Mas o Belenenses SAD dava tudo para tentar reentrar na luta pelo resultado e reduziu aos 70'. Licá surgiu ao primeiro poste para emendar um cruzamento arrancado por Varela no lado esquerdo do ataque, mas o último jogador a tocar no esférico foi o central benfiquista Ferro (autogolo).
A primeira cartada do treinador do Benfica para elevar o conforto das águias surtiu frutos aos 78'.
Rúben Dias, com um passe vertical pelo chão, solicitou Vinícius no eixo de ataque; de costas para a baliza, o avançado brasileiro teve um toque de classe a isolar Chiquinho, que, na cara do guarda-redes André Moreira, sacou uma finta imparável e finalizou como se pedia e exigia. Foi o primeiro golo do camisola 19 no Campeonato (e a quinta assistência de Vinícius).
Combativa, lutadora, mostrando qualidade, a equipa comandada por Petit não se entregou perante o Campeão Nacional, que passou a ter Gabriel no meio-campo aos 80', saindo Cervi, mas que continuava a querer ser muito rápido com bola, precipitando a construção.
Ao minuto 84 o árbitro Nuno Almeida ajuizou uma falta de Rafa sobre Varela, apontando para a marca do pontapé de penálti, uma decisão analisada e confirmada pelo videoárbitro Rui Oliveira.
Licá aproveitou o castigo máximo e encurtou a vantagem benfiquista para apenas um golo (87'). Antes do minuto 90 o Benfica esgotou as substituições: saiu Vinícius, entrou Seferovic (89').
Nos derradeiros instantes o Belenenses SAD, investindo num futebol mais direto, não deu sossego, mas a equipa encarnada, com o apoio dos seus adeptos, congelou o resultado, com fibra e raça, e concretizou a 18.ª vitória em 19 jogos na Liga NOS 2019/20. A equipa orientada por Bruno Lage lidera o Campeonato com 54 pontos, conservando o estatuto de mais realizadora (47 golos marcados) e menos batida (oito sofridos) na prova.
Na próxima terça-feira (4 de fevereiro) o Benfica é novamente anfitrião, mas na Taça de Portugal, recebendo o Famalicão na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (19h15).
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade e Gonçalo Lopes / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024