4 de fevereiro de 2020, 09h03

ECO Benfica em linha com o Pacto Ecológico Europeu

Clube

"O ECO Benfica pretende que o Grupo Benfica seja uma referência nacional e internacional de sustentabilidade", assinalou Domingos Soares de Oliveira.

O projeto ECO Benfica esteve presente na apresentação do Pacto Ecológico Europeu pela Comissão Europeia, em janeiro, que teve lugar no auditório da Abreu Advogados em Lisboa.

Esta apresentação teve como objetivo dar a conhecer a notável iniciativa da Comissão Europeia e os subsequentes desafios e oportunidades da mesma no que toca ao objetivo primordial que é a transição para uma Europa neutra do ponto de vista climático. Objetivo este que se espera que seja alcançado em 2050.

O European Green Deal terá um grande impacto na sociedade. De forma transversal irá afetar a economia, a indústria, a produção, o consumo, os transportes, a alimentação, a agricultura, a construção, a fiscalidade e os benefícios fiscais. Afetará cada um de nós, tendo, no entanto, presente a preocupação da sustentabilidade e equidade social.

A abertura foi feita por Luís Marques Mendes, que vincou no seu discurso que o Pacto Ecológico Europeu é um "imperativo ético, uma oportunidade económica e uma oportunidade de a Europa liderar pelo exemplo".

A apresentação foi depois feita por Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, que referiu no seu discurso a importância de que "nenhum cidadão fique para trás". "Sabemos que estas decisões terão impactos diferentes consoante as regiões. Mas, para ajudar na transformação das regiões mais débeis, é essencial desenvolver políticas que deem resposta às necessidades dos trabalhadores, e isso está totalmente previsto", acrescentou.

Coube a Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, e antigo secretário de Estado do Ambiente, o papel de orador principal.

Para Humberto Rosa, "toda a gente está preocupada e atenta às questões climáticas, mas ninguém derrama uma lágrima por uma tonelada de CO2".

"Hoje em dia a ligação entre clima, fenómenos climáticos e natureza está todos os dias a aparecer. E isto permite entender que esta não é só uma crise climática, é também ecológica", explicou.

Nas palavras de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na apresentação do European Green Deal em Estrasburgo, este "é o início de uma viagem (…) É o momento europeu do Homem na Lua".

O Grupo Benfica partilha desta visão e pretende continuar em linha com os objetivos da Comissão Europeia.

"Do ponto de vista estratégico, o ECO Benfica pretende que o Grupo Benfica seja uma referência nacional e internacional de sustentabilidade, respondendo assim também às expectativas de todos os stakeholders", referiu o CEO do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Soares de Oliveira.

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar