5 de fevereiro de 2020, 14h24

Benfica e San Francisco Giants selam parceria em Lisboa

Clube

Adesão do histórico clube americano de basebol à ISMA marca o arranque desta aliança estratégica.

O Sport Lisboa e Benfica e os San Francisco Giants estabeleceram, neste dia 5 de fevereiro, uma parceria estratégica que extravasa a componente desportiva e cultural.

Esta parceria engloba uma estratégia de cooperação no desenvolvimento de diversas iniciativas que visam a troca de know-how nas indústrias do desporto, investimento e tecnologia. A mesma também incluirá a organização de eventos museológicos e culturais, organização de jogos de exibição, ações de marketing e programas corporativos.

A aliança decorre naturalmente do facto de ambos os clubes serem referências nos respetivos desportos, com o Benfica a ser o clube português com mais títulos nacionais no futebol e os San Francisco Giants a somarem oito títulos da World Series no basebol. Os dois clubes apostam fortemente na inovação com forte utilização da tecnologia no suporte à performance desportiva.

Parceria Benfica Giants Clubes

O primeiro passo desta aliança é marcado pela adesão dos San Francisco Giants à ISMA (Associação Internacional de Museus Desportivos), entidade constituída por museus e clubes desportivos de dimensão internacional, que contam com um vasto acervo patrimonial e que acreditam que a sua preservação representa um ato de proteção e definição da identidade de cada membro.

Luís Filipe Vieira, Presidente do SL Benfica, contextualizou a importância desta aliança. "Ambos os clubes se orgulham de uma história marcada por muitas conquistas e na contribuição para o desenvolvimento do desporto. Esta parceria permite-nos estreitar relações com um dos maiores representantes do desporto norte-americano e trocar experiências que seguramente serão benéficas para os dois clubes", vincou o líder das águias.

Parceria Benfica Giants Clubes

"Estamos entusiasmados com esta parceria que nos permitirá ligar as nossas áreas do desporto e turismo. Aguardamos com expectativa a troca de ideias e experiências culturais entre Lisboa e São Francisco e o desenvolvimento de oportunidades estratégicas entre os nossos dois emblemas", referiu, por sua vez, o presidente dos Giants, Stephen Revetria.

Os Giants são o primeiro clube a representar o basebol e a MLB (Major League Baseball) na ISMA, juntando-se a clubes como Benfica, Real Madrid, Arsenal, Bayern Munique, Boca Juniors, San Francisco 49ers, entre outros.

Parceria Benfica Giants Clubes

A cerimónia de oficialização da parceria teve lugar no Museu Benfica – Cosme Damião. O Sport Lisboa e Benfica fez-se representar pelo vice-presidente Alcino António, que se mostrou bastante satisfeito pela concretização desta aliança estratégica entre duas instituições centenárias viradas para o futuro.

"Esta parceria é abrangente e extravasa a vertente desportiva. Abrange a cooperação, que vai da possibilidade de investimento em diversas áreas, passando pelas vertentes comerciais, tecnológicas e, naturalmente, o desporto. Estamos certos de que a troca de conhecimento entre as duas entidades resultará em muitas mais-valias", explicou.

Parceria Benfica Giants Clubes

"O primeiro passo desta relação é a adesão dos SF Giants à Associação Internacional de Museus Desportivos [ISMA], no qual o Sport Lisboa e Benfica é um dos clubes fundadores. Nesta área do património poderemos dar um importante contributo aos SF Giants. A forma como o Benfica tem cuidado do seu vasto e rico acervo histórico, que tem como expoente este museu onde nos encontramos, é reconhecida internacionalmente. A ISMA, formada na maioria por clubes de topo do futebol mundial, fica assim valorizada com a adesão deste clube de referência no basebol. Esta aliança tornar-se-á cada vez mais forte no futuro e aproximará ainda mais os nossos dois países: Portugal e os Estados Unidos da América. Esta equipa está sediada na Califórnia, uma região que nos é muito cara e onde existe uma importante comunidade portuguesa de benfiquistas", finalizou o vice-presidente.

Parceria Benfica Giants Clubes

Stephen Rivetria, presidente dos São Francisco Giants, esteve presente na cerimónia. Antes do evento, visitou o Estádio da Luz (assistiu ao Benfica-Famalicão da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal), o Museu Benfica – Cosme Damião e o departamento de conservação histórica. Fascinado, afirmou que o museu do Clube da Luz foi o melhor que já viu, e ainda desejou que as águias regressem à Califórnia no próximo verão.

"Adorei o Estádio da Luz e adorei o Museu Benfica – Cosme Damião. Estou inspirado pelo trabalho que tem vindo a ser feito aqui. Viajamos muito pelo mundo, vemos grandes museus, mas posso dizer, honestamente, que este é o melhor que já vi. Isto é incrível e estamos muito inspirados por aquilo que temos visto nos últimos dias. Esta parceria começa com a entrada no ISMA, mas poderá ir muito além disto. De forma humilde, estamos honrados por estar aqui. Esperamos continuar juntos nos próximos anos. Respeitamos muito este parceiro e admiramos o seu trabalho. Adorava que o Benfica voltasse à Califórnia no próximo verão", destacou.

Parceria Benfica Giants Clubes

Para além dos representantes dos dois clubes, Tiago Lopes, chefe de negócios do Benfica para a América do Norte, também partilhou a sua opinião sobre esta parceria, explicando que tudo começou de uma forma simples e que para o clube encarnado era uma grande honra receber uma equipa deste gabarito em Lisboa. 

"Antes de mais dar os parabéns ao Benfica. Um clube desta dimensão poder receber um emblema de igual dimensão em Lisboa, e ter aqui o presidente dos SF Giants a fazer-se representar, é para nós um grande privilégio e uma grande honra. Tudo isto começou de uma forma simples. A dimensão do Clube, a história do Benfica e, obviamente, as nossas amizades e as nossas relações, que são profícuas e acabam por determinar que as pessoas se juntem e colaborem num objetivo comum. Neste caso é uma parceria entre clubes que tem uma índole comercial, mas também institucional e patrimonial", adicionou Tiago Lopes.

Fotos: Cátia Luís / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar