Futebol

25 fevereiro 2020, 17h13

Pizzi e Cervi festejam golo no Shakhtar-Benfica

Pizzi e Cervi festejam golo no Shakhtar-Benfica

Em desvantagem por apenas um golo, é legítimo o sonho do Benfica de virar – pela 11.ª vez em casa! – uma eliminatória europeia. O Inferno da Luz é essencial na receção ao Shakhtar (quinta-feira, às 20h00) na luta pelo bilhete para os oitavos de final da Liga Europa.

"Play it again, Benfica!" Ou volta a jogar (e a ganhar), Benfica! Uma dezena de reviravoltas europeias em casa é o número redondo que serve de inspiração para aquele que se espera que seja um novo volte-face nas competições da UEFA.

A formação benfiquista é a última, entre as portuguesas, a entrar em ação… Depois do 2-1 na Ucrânia – e apenas três dias após o triunfo em Barcelos que afirmou a liderança na Liga NOS –, a equipa de Bruno Lage quer dar a volta ao resultado e seguir em frente na Liga Europa.

Até ao momento, as águias conseguiram virar um resultado negativo na primeira mão (fora de casa) em dez ocasiões, a última das quais na temporada passada (2018/19), com um 3-0 sobre o Dínamo Zagreb, que deu acesso aos quartos de final da Liga Europa.

A 15 de março de 2019, o Benfica precisou de prolongamento, mas, com serenidade e competência, torneou os croatas – que se plantaram no relvado da Luz de forma a tapar os caminhos para a sua baliza – e operou a décima reviravolta europeia no seu Estádio. À derrota por 1-0 na Croácia, respondeu com 3-0 em 120 minutos. Jonas empatou a eliminatória e depois Ferro e Grimaldo assinaram os golaços do apuramento para os quartos de final da Liga Europa.

REVIRAVOLTAS EUROPEIAS EM CASA

Reviravoltas europeias

Agora como anfitrião do Shakhtar Donetsk, o Benfica, que em Kharkiv conseguiu um importante golo – apontado de grande penalidade por Pizzi –, pretende repetir o que fez pela primeira vez com o Marselha, em 1989/90, época em que viveu uma das mais memoráveis eliminatórias da sua história europeia. Com um golo de Vata, o Benfica de Eriksson garantiu a passagem para a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. O velho Estádio da Luz registava 120 mil adeptos… casa cheia!

E é dessa mesma casa cheia, agora com menos lugares, que o Benfica joga – no Inferno da Luz! – a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, competição onde apresenta um balanço perfeito de cinco apuramentos em cinco eliminatórias.

Só vencendo em casa, quinta-feira, às 20h00, a formação encarnada pode somar uma sexta presença nos oitavos de final da competição da UEFA.

Texto: Diogo Nascimento e Filipa Fernandes Garcia 

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas