29 de fevereiro de 2020, 10h28

Luís Filipe Vieira: "Somos os maiores e os melhores, porque contamos com os melhores"

Clube

Na cerimónia de entrega de anéis e emblemas de dedicação, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica sublinhou o "reconhecimento" e a "gratidão" para com todos aqueles que têm sido "o verdadeiro motor e razão de ser da existência e do crescimento" do Clube.

DISCURSO

Luís Filipe Vieira, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, discursou, neste sábado, perante uma plateia de 3325 associados, na cerimónia de entrega dos emblemas de dedicação

No Pavilhão Fidelidade, os Sócios do Clube receberam os galardões de filiação ao Benfica pelos 25, 50 e 75 anos de ligação à instituição que celebrou, na sexta-feira (28 de fevereiro), 116 anos.

"O nosso querido e glorioso Sport Lisboa e Benfica, o maior e melhor, o mais amado e o mais prestigiado clube português, aquém e além-fronteiras, fez ontem 116 anos de uma história que nos orgulha, nos honra e nos motiva. Uma paixão que nos une e que nos leva a estar aqui hoje e a expressar com enorme emoção – Parabéns, Benfica!", iniciou Luís Filipe Vieira.

"Memória, compromisso e futuro são três pilares fundamentais do Sport Lisboa e Benfica. Memória, em honra aos valores, ao nosso passado glorioso e a mais de um século pleno de bons exemplos cívicos e desportivos. Compromisso com o ADN vencedor do Benfica, de entrar em campo sempre com a ambição de dar tudo para obter a vitória, de apoiar os atletas nos bons e nos momentos menos bons, em casa e onde quer que seja, em Portugal e no mundo. Futuro, porque, no presente, somos responsáveis por gerar condições de sustentabilidade, para sermos mais sólidos na gestão, mais fortes em competição e mantermos a rota de vitórias que temos concretizado", sintetizou o Presidente.

Luís Filipe Vieira Benfica Cerimónia entrega de emblemas

"Todos os anos, a melhor forma de assinalar esta efeméride é através desta cerimónia de reconhecimento e gratidão para com todos aqueles que têm sido o verdadeiro motor e razão de ser da nossa existência e crescimento, que são indiscutivelmente os Sócios do Sport Lisboa e Benfica. Este é um dia de festa do Clube e de aqueles que dizem sempre presente. Os seus Sócios. E dizem sempre presente com a riqueza das suas personalidades, dos seus percursos desportivos, das suas carreiras profissionais, como se pode ver pelos homenageados de hoje pelos seus 25, 50 e 75 anos de sócios", enalteceu Luís Filipe Vieira.

"O Benfica é esta riqueza de experiências de vida, de origens e de diversidade em sintonia com a sociedade. Somos os maiores e os melhores, porque contamos com os melhores. Melhores em campo e melhores na afirmação de um compromisso com os portugueses e com o espaço da lusofonia, por exemplo, através da Fundação Benfica. Pelo que fizeram, pelo que fazem e pelo que continuarão a fazer pelo Clube, sendo que muitos fazem parte do nosso imaginário como benfiquistas. Como alguns dos nossos atletas que hoje são distinguidos, como o Nené ou o Vítor Martins, que completaram 50 anos de associados", pormenorizou.

"Hoje, são 3325 os agraciados: 70 platina pelos 75 anos – é obra; 155 de ouro pelos 50 anos; e 3100 de prata pelos 25 anos. Números impressionantes que demonstram bem a nossa grandeza. A todos eles, de todos nós o nosso justo reconhecimento pelo seu compromisso com o clube do nosso coração. Temos dito e reafirmamos, os Sócios serão sempre um pilar fundamental da nossa instituição", complementou o Presidente.

Luís Filipe Vieira Benfica Cerimónia entrega de emblemas

"É por isso e para eles que resgatámos para o património do Clube o Estádio da Luz e a Benfica TV. É por isso e para eles que temos mantido uma gestão com resultados, liderança de processos e constante inovação. Reforçando as infraestruturas desportivas. Reforçando a presença desportiva e o ecletismo, com mais e melhores atletas e equipas, também no feminino. Reforçando as condições de futuro, com a formação, as condições de treino e uma enorme capacidade de atração de talentos. E reforçando a cada dia essa aposta única, que importa realçar, na expansão e desenvolvimento das nossas Casas do Benfica. Temos atualmente em Portugal e espalhadas pelo mundo 298 Casas, Filiais e Delegações do nosso clube. Aqui está a força do Benfica!", exclamou Luís Filipe Vieira.

"Quem perfaz 25, 50 e 75 anos de ligação ao Clube, sabe bem a importância das trajetórias, da estabilidade e da manutenção da identidade do Clube. A nossa trajetória é de vitória. A nossa estabilidade é sinónimo de reforço da liderança desportiva. A nossa identidade, com memória, resposta no presente e permanente preparação do futuro, é uma garantia de reforço do Sport Lisboa e Benfica em Portugal e no mundo. Quem quiser procurar o mundo em Portugal, pode vir ao Benfica. Quem quiser procurar Portugal no mundo, pode falar no Benfica", enfatizou.

Luís Filipe Vieira Benfica Cerimónia entrega de emblemas

"Temos 13 finais pela frente, todo o apoio dos Benfiquistas será necessário"

"Entramos agora na fase decisiva de qualquer época. Este ano ganhámos a Supertaça, passámos para a final da Taça de Portugal e lideramos o Campeonato. Vimos de um ciclo de vitórias com pouco paralelo, ganhando cinco dos últimos seis Campeonatos. É certo que esta semana sofremos um revés com a eliminação das competições europeias. Mas neste clube – como sempre defendemos – não entramos em euforias em momentos de vitória, nem em depressões perante resultados menos positivos. Fazemos é uma reflexão exigente e análise rigorosa, para rapidamente respondermos de forma positiva aos principais objetivos ao alcance no imediato, que importa conquistar", explicou Luís Filipe Vieira.

"E neste momento todo o nosso foco estará na conquista do Campeonato e da Taça de Portugal. Temos 13 finais pela frente, onde todo o apoio dos Benfiquistas será necessário. Foi sempre quando unidos e juntos que conseguimos ganhar. E é esse exemplo que, estou certo, continuaremos a dar. Voltando à nossa gloriosa história, com ambição, determinação e vontade; com o amor e paixão ao nosso Clube que todos os dias nos motiva. Viva o nosso grande Sport Lisboa e Benfica!", terminou o Presidente.

Luís Filipe Vieira Benfica Cerimónia entrega de emblemas

"Estamos a construir um Benfica de dimensão mundial"

Após o discurso, Luís Filipe Vieira fez questão de deixar mais umas palavras aos associados do SL Benfica em face de algumas notícias e também de comentários destrutivos.

"É público que o Benfica fez uma OPA às suas próprias ações. Ultimamente, como devem imaginar, tenho ouvido comentários dos mais parvos que podem existir. Quero dizer-lhes que estou inibido de falar sobre o tema nesta altura, mas falarei quando o puder fazer. Por agora, digo-vos isto: a grande maioria dos benfiquistas escolheu alguém para liderar este clube. Tenho a certeza absoluta de que eu, os meus colegas e os benfiquistas em conjunto fizemos a maior revolução de sempre num clube de futebol na Europa!", frisou Luís Filipe Vieira.

"Acreditem, aquilo que se está a fazer no Benfica é para sermos de uma dimensão europeia, não é para ficar fechado em Portugal. Infelizmente há pessoas que têm um pensamento muito pequenino em Portugal, e o mais fácil para elas é insinuar, caluniar e tentar que o Benfica pare. Digo-lhes abertamente: quanto mais me vão chateando, mais força vou tendo para levar o Benfica onde eu quero! Eu não sou treinador de futebol nem jogo à bola, mas garanto-vos que estamos a construir em conjunto um Benfica de dimensão mundial. Viva o Benfica!", rematou o Presidente.

Fotos: David Martins / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar