21 de março de 2020, 16h45

🎥 Filipa Jones: "Este é um desafio completamente diferente"

Futebol

Num momento atípico, a psicóloga do futebol formação do Benfica (Sub-17) explicou como é que os jogadores estão a lidar com o processo de adaptação a uma nova realidade.

DECLARAÇÕES

Filipa Jones, psicóloga do futebol formação (Sub-17) do Sport Lisboa e Benfica, pormenorizou que este é um momento completamente diferente para os atletas e que exige adaptação. O apoio é constante nesta fase luta contra a COVID-19.

Habituados a uma rotina centrada no Benfica Campus, os jogadores da formação vivem agora uma realidade diferente. "Os nossos atletas do futebol de formação estão muito habituados a desafios, e sem dúvida que este é um desafio completamente diferente, mas muito daquilo que eles desenvolvem no futebol, serve também para ser aplicado neste contexto. Cabe a nós, profissionais, apoiar os nossos jogadores, para mantermos uma interação e um suporte constante", referiu.

Benfica Campus

Planos de treino e dinâmica escolar com aulas virtuais

"Tudo o que está a acontecer no país e no mundo implica aqui uma adaptação ao nível psicológico dos nossos jovens atletas. Os jogadores estão habituados a ter um horário para tudo, desde a escola, aos treinos e à competição. Eles levaram planos de treino com eles, planos esses que vão sendo ajustados consoante aquilo que acontece e de acordo com as indicações que recebemos dos organismos competentes. Os atletas mantêm as dinâmicas escolares através de aulas virtuais e isso é muito bom porque, por um lado, faz com que não percam tanta matéria, mas também ajuda a estimulá-los, algo que nesta fase é importantíssimo."

Filipa Jones Mensagem Covid-19

Organização da rotina diária e contactos para fintar isolamento

"É fundamental que os nossos jovens organizem aquilo que são as suas rotinas diárias, desde acordar sempre à mesma hora, ter horários definidos para treinar, para realizarem as suas tarefas escolares, para as refeições, para interagirem, e este é um ponto fundamental, que é manterem os contactos. Estar isolado implica uma privação do contacto social, e creio que isto possa ser uma das coisas mais difíceis para eles gerirem, mas é fundamental dedicarem uma parte do dia a falarem uns com os outros."

Festejos Juvenis

Vivência familiar valorizada

"Estes jovens passam a ter muito mais tempo para estar com a família. Por exemplo, os atletas que vivem connosco no Benfica Campus foram para as suas casas e agora estão a viver com as suas famílias. Este é o maior feedback que eles têm dado nestes últimos dias. Muitos têm dito que um dos lados positivos de tudo o que está a acontecer é o estar a aproveitar para estarem mais tempo com as famílias e brincarem com os irmãos. Eles estão a dar muito valor a esta componente. Também temos outros casos em que os jogadores, por uma questão de prevenção, não foram para os seus países de origem. A própria família também sente que é o melhor, eles ficarem cá, pois estão mais protegidos."

Benfica-Loures

Gestão emocional e motivação

"É perfeitamente normal que todos nós, incidindo agora particularmente nos nossos atletas do futebol formação, passemos por uma série de emoções ao longo deste tempo. É normal em alguns dias sentirem ansiedade por não saberem o que vai acontecer, sentirem medo porque não sabem se eles próprios, família ou amigos, poderão vir a ter um problema de saúde. Sentirem frustração porque não podem sair de casa e não podem fazer as atividades normais. Também é compreensível que se sintam tristes porque alguns podem estar longe de pessoas que lhes fazem falta. É normal em alguns dias sentirem-se mais desmotivados e não terem vontade para cumprir o plano de treino, porque não sabem quando é que a competição vai retomar. Todas estas situações são normais, são respostas psicológicas a esta crise que vivemos, por isso é importante os jogadores falarem sobre o que estão a sentir."

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar