25 de março de 2020, 16h31

Diogo Furtado: “Trabalho todos os dias para chegar à equipa principal”

Futsal

Jovem futsalista encarnado em entrevista ao Site Oficial do Benfica.

Internacional pelas seleções jovens portuguesas e um dos maiores talentos da sua geração, Diogo Furtado é aos 17 anos uma das pérolas da formação de futsal do Sport Lisboa e Benfica, único clube que representou na sua ainda curta carreira.

Iniciação na modalidade

"Desde os 5/6 anos que fazia judo, mas sempre apreciei muito futsal. Os meus pais e os meus irmãos chegaram a ser vizinhos do Bebé [antigo guarda-redes do Benfica] e da família dele, e isso também acabou por me influenciar, de certa forma. Um dia o meu primo e a minha tia levaram-me a fazer treinos de captação na Quinta da Luz. Depois comecei a procurar por treinos de captação no Benfica e decidi ir fazer um treino. Enganei-me no dia e pediram-me para aparecer no dia seguinte no pavilhão do Sacavenense. Apareci, bastante nervoso, mas durante o treino comecei a soltar-me e acabou por correr tudo bem."

Diogo Furtado

Vestir a camisola da equipa principal

"Trabalho todos os dias para chegar à equipa principal. É um dos meus principais objetivos. Nunca será fácil, pois, como eu, existem muitos jovens também com esse objetivo."

Estreia nas seleções nacionais jovens

"É um momento que nunca esquecerei. Não quis acreditar quando vi a convocatória, pois ainda era Sub-15 e fui convocado para um jogo dos Sub-17 diante da Hungria. Entrei bastante nervoso, pois estava a jogar diante de família e amigos e a representar 10 milhões de portugueses, além de que os húngaros pareciam gigantes ao nosso lado. Fiquei muito feliz após o jogo, consegui marcar dois golos e ajudar a equipa na vitória. É sempre um momento especial representar o meu país, é o sonho de qualquer jogador."

Diogo Furtado

Características enquanto jogador

"Goleador. Talvez essa seja a minha principal característica. Mas também penso que sou um jogador calmo e sereno dentro de campo."

Diogo Furtado

Modelo na equipa principal

"Diria o Fits. Por sermos ambos pivots e pelo nosso físico."

Objetivos paralelos ao futsal

"Estou a frequentar o 12.° ano e pretendo ir para a faculdade. Gostava de seguir Direito. Gostava de ser advogado ou então algo na área da psicologia. Também gosto bastante de viajar e conhecer cidades novas. Acho que um dia vou conseguir visitar todos os países da Europa [risos]."

Diogo Furtado

Eventual regresso do Campeonato Sub-19

"As coisas não estão a correr como esperado, mas a equipa mantém os mesmos objetivos desde o início da época. Vencer jogo a jogo com o objetivo de no fim nos sagrarmos Campeões Nacionais."

Efeitos da paragem num atleta

"É um bocado difícil, pois estamos habituados a uma rotina de treinos e jogos, e sermos obrigados a parar, ainda para mais pelas razões que são, mais difícil é. Irá influenciar a nível de rendimento físico, mas para isso não acontecer é tentar ao máximo criar rotinas de treino em casa (que nunca será a mesma coisa), mas que irão ajudar a que as coisas sejam mais fáceis no regresso."

Diogo Furtado

Ocupações durante o isolamento social

"Tenho jogado videojogos com os meus amigos, estudado e aproveitado para falar com pessoas com quem já não falava há algum tempo. Tenho treinado quase todos os dias, fazendo passadeira e exercícios em casa. Tento também continuar com uma alimentação equilibrada e descansar o melhor possível."

Estar “preso” em casa

"Não é fácil para qualquer pessoa, mas nesta situação é o melhor que devemos fazer para que tudo isto passe o mais rápido possível. Para mim, tem sido relativamente fácil. Não pela situação em si, mas porque com o elevado número de treinos e a carga horária na escola é sempre difícil conseguir passar tempo em casa. Isto tem sido uma forma de conseguir passar mais tempo com a família, ter tempo para mim e para fazer outras coisas de que gosto."

Fotos: SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar