2 de abril de 2020, 12h10

Miguel Fortunato: "Integrar plantel sénior é um grande objetivo"

Hóquei em Patins

Capitão da equipa Sub-19 de hóquei em patins do Benfica em entrevista ao Site Oficial.

Filho de antiga glória encarnada (Vítor Fortunato), Miguel Fortunato é um dos promissores atletas a atuar na formação de hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica.

Compete nos escalões de Sub-19 e Sub-23, e por vezes é chamado para treinar com a equipa principal.

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

Influência do pai

"Levava-me muitas vezes a ver os próprios treinos dele. São desses tempos que tenho as primeiras memórias da modalidade. Na altura o meu pai [antigo atleta do SL Benfica, Vítor Fortunato] já jogava na Oliveirense, é de lá que tenho as primeiras recordações. Lembro-me perfeitamente de ir aos treinos e calçar os patins. Foi aí que começou praticamente tudo."

Mudança para o Benfica

"O Benfica surge em 2015 quando ia para a segunda época no escalão de Iniciados. Na altura jogava no Física de Torres Vedras, tomei essa decisão e até hoje tenho estado a trabalhar e a dar o meu melhor para o Benfica!"

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

"Comecei a meter na minha cabeça que era isto que eu queria"

Agarrar o sonho

"Comecei a perceber que poderia ter algum futuro no hóquei e que poderia fazer disto vida quando estava no segundo ano de juvenil. Comecei a meter na minha cabeça que era isto que eu queria para o resto da minha vida, porque é uma paixão, mas requer bastante sacrifício e esforço se quisermos chegar ao mais alto nível."

Ritmo de jogo em vários escalões

"Alternar entre a equipa Sub-19 e Sub-23 traz-nos ritmo competitivo por disputarmos dois campeonatos em simultâneo. E é bastante bom, sendo mais novos, competirmos no campeonato Sub-23 contra equipas de atletas mais velhos."

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

Capitão dos Sub-19

"Liderar uma equipa de um clube como este é algo que me orgulha imenso. É a primeira vez que sou capitão no Benfica, só tenho a agradecer por esta oportunidade e dizer que tento dar o meu melhor com esta braçadeira!"

Estreia na equipa principal

"Sinto que pode estar perto. Trabalho bastante para que esse momento se concretize. Será o resultado de todo o sacrifício e trabalho que tivemos para alcançar esse momento tão especial."

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

"Poder partilhar a pista com Jordi Adroher é muito bom"

Jogador modelo nos seniores

"Identifico-me muito em quadra com o Jordi Adroher. É um jogador que admiro bastante desde pequeno e ter agora a oportunidade de partilhar a pista com ele é algo bastante bom."

Características dentro de campo

"Diria que sou um jogador bastante ofensivo e tecnicista, também derivado à posição que ocupo dentro de campo."

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

Seleções nacionais jovens

"Fui a dois Campeonatos. Um Europeu de Sub-17 e um Mundial de Sub-19. Sentir a camisola de Portugal pela primeira vez é um marco que nunca mais vou esquecer. Ouvir o hino do nosso país com as quinas ao peito é incrível."

Objetivos de carreira

"Os objetivos que tenho para a minha carreira são chegar ao mais longe possível. Integrar o plantel sénior do Benfica é um dos meus grandes objetivos, assim como representar o país pela seleção principal."

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

"Vou graduar-me em Ciências do Desporto"

Plano fora de ringue

"Quero continuar os estudos e vou seguir o ramo do desporto. Vou graduar-me em Ciências do Desporto e depois analisar a melhor forma de aplicar esses conhecimentos."

Paragem motivada pelo novo coronavírus

"É bastante preocupante, enquanto atleta, ver o que estamos a passar neste momento. E agora falo também pela equipa, estamos a trabalhar e continuamos a treinar dentro do possível para evitar perder o ritmo e estarmos em forma no momento da época recomeçar."

Benfica Miguel Fortunato Em jogo Hóquei em Patins

Foco na forma física

"Nestas semanas que passaram tenho feito uma pequena corrida todos os dias para não perder a resistência. Em termos de ginásio, tenho feito os exercícios que o nosso fisiologista nos recomendou."

Cumprir as regras e vencer a pandemia

"Estamos a passar uma fase bastante difícil e todos devemos cumprir as normas que nos são dadas para que tudo corra bem. Para um jovem não é nada fácil manter-se em casa, mas é para o bem de todos, principalmente para aqueles que nos rodeiam e que pertencem aos grupos de risco."

Fotos: SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar