6 de maio de 2020, 16h56

Liga feminina com 20 equipas na época 2020/21

Futebol feminino

Decisão para a nova temporada foi divulgada em comunicado pela Federação Portuguesa de Futebol.

De forma a minimizar o impacto que a COVID-19 terá sobre os sectores em desenvolvimento, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu aumentar o número de participantes no primeiro escalão do futebol feminino. Em 2020/21 a Liga terá 20 equipas.

Apesar de na época passada ter iniciado "um programa de apoio aos clubes da Liga BPI" no sentido de contribuir "para a sustentação e o crescimento através do incentivo a melhores recursos humanos", a FPF explicou, em comunicado na sua página oficial, que "seria importante auxiliar mais clubes, como forma de manter o número de praticantes e a competitividade da prova e das seleções nacionais".

Assim sendo, a Direção da FPF entende que o aumento de 12 para 20 clubes permitirá apoiar quase o dobro das jogadoras portuguesas. Na época 2020/21, além dos 12 clubes que competiram na Liga BPI em 2019/20, participarão também os vencedores de série do Campeonato da II Divisão Nacional.

Com um formato de duas séries (Norte e Sul) compostas por 10 equipas, a fase de apuramento de campeão qualifica os quatro primeiros de cada zona. A fase de permanência terá 12 equipas, sendo que seis vão descer à 2.ª Divisão.

Em 2021/22, o principal escalão do futebol feminino passa a contar com 16 equipas.

Fotos: Arquivo / SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar