Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
29 maio 2020, 09h42
Estádio da Luz
O Site Oficial reuniu toda a informação disponível e oficial no top 6 europeu (os "Big Five" Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França e Portugal) e partilha-a consigo nas linhas que se seguem.
Das grandes ligas do Velho Continente, a Bundesliga foi a primeira a arrancar – e única até à data de lançamento deste texto –, servindo de exemplo às restantes – salvo França, que já encerrou a temporada.
Com uma taxa de letalidade por coronavírus de 4,6 por cento (8408 vítimas mortais em mais de 180 mil casos detetados e mais de 160 mil recuperados até 27 de maio), a Alemanha permitiu o arranque dos treinos individuais das equipas de futebol em abril.
No dia 16 de maio a Bundesliga retomou aonde parara, mas com uma novidade... as equipas poderiam fazer, a partir dali e até ao fim da época, cinco substituições por jogo. A medida permitida por International Football Association Board (IFAB) teve bastante aceitação e tem sido usada em massas pelos clubes (95 por cento dos 22 jogos já realizados). A 26.ª jornada teve o pontapé de saída com o Leipzig-Friburgo (1-1).
Com partidas à porta fechada, outras normas houve que foram adaptadas à nova realidade. A entrada das equipas é feita separadamente e sem crianças a acompanhar, os jogadores não se cumprimentam individualmente, e mesmo nos festejos não pode haver abraços. Cada jogador tem uma garrafa personalizada e os que estão no banco de suplentes dispõem-se de forma intercalada e com máscara, tal como os treinadores; as bolas de jogo são desinfetadas, os médicos e massagistas têm de se fazer acompanhar de máscaras e luvas; a comida dos jogadores é confecionada no hotel e os chuveiros são individuais.
Campeonato: Bundesliga
Data da última jornada (25.ª) pré-COVID-19: entre 6 e 8 de março
Regresso pós-COVID-19 (26.ª jornada): 16 de maio
Data prevista da 34.ª e última jornada: 27 de junho
O que falta jogar: 7 rondas (28.ª à 34.ª)
Classificação: 1.º Bayern (64 pts), 2.º Borússia Dortmund (57 pts)
Desde que recomeçou, na liga alemã já decorreram duas rondas e, com testes regulares às equipas, não são conhecidos casos. Inclusive, o calendário da prova já está definido até à 32.ª jornada, sendo que a última está prevista terminar a 27 de junho.
A 3 de junho segue-se a Liga NOS. As entidades em Portugal (FPF, Liga Portugal e Direção-Geral da Saúde) chegaram a acordo acerca das condições, e tudo está a postos para o Portimonense-Gil Vicente, partida que marca o arranque da 25.ª jornada. A última ronda pré-COVID-19 acontecera entre 6 e 8 de março.
Com todos os jogos a serem disputados à porta fechada, o Benfica recebe o Tondela no Estádio da Luz, às 19h15 de 4 de junho.
Campeonato: Liga NOS
Data da última jornada (25.ª) pré-COVID-19: entre 6 e 8 de março
Regresso pós-COVID-19 (26.ª jornada): 3 de junho
Data prevista da 34.ª e última jornada: 26 de julho
O que falta jogar: 10 rondas (25.ª à 34.ª)
Classificação: 1.º FC Porto (60 pts), 2.º BENFICA (59 pts)
Contudo, para além dos jogos serem à porta fechada, a DGS comunicou a 10 de maio um extenso parecer técnico que viabiliza o regresso do futebol no País.
Entre as principais regras estão: os atletas, as equipas técnicas e os árbitros devem manter-se em recolhimento domiciliário desde a data do início da retoma dos treinos para as competições oficiais e até ao final da temporada de todas as competições; todos os elementos da ficha de jogo e jogadores não convocados têm de realizar testes até 24 horas antes do jogo; as bolas de jogo têm de ser higienizadas; os delegados da Liga Portugal devem estar no recinto até 3 horas antes, e de máscara; no máximo podem estar cinco pessoas nas tribunas presidências dos recintos desportivos autorizados, e com máscaras; apenas 20 fotojornalistas podem estar no relvado.
Em Portugal, o calendário da Liga NOS está definido até à 33.ª jornada, com a última ronda prevista para o dia 26 de julho. A mesma Direção-Geral da Saúde fez vistoria aos vários estádios em Portugal e 16 foram aprovados até ao dia 28 de maio. Visto como um caso de sucesso, Portugal registava no dia 27 de maio pouco mais de 31 mil casos, 1356 mortes e mais de 18 mil doentes recuperados.
Itália, Espanha e, agora, Inglaterra são países bem mais abalados pelo novo coronavírus, mas o regresso das respetivas ligas está assegurado e as definições vão ganhando corpo. No país vizinho jogou-se a La Liga até à 27.ª jornada (entre 6 e 8 de março), sendo que a retoma do campeonato foi oficializado nesta sexta-feira, dia 29 de maio, pelo Conselho dos Desportos para os dias 11 e 12 de junho. Javier Tebas, presidente da La Liga, assumira já que o futebol espanhol regressaria no fim de semana de 12 de junho, com um encontro na sexta-feira. "A La Liga voltará no fim de semana de 12 de junho, mas gostávamos de começar com o Sevilha-Bétis a 11 de junho", declarou, no programa "Vamos", da Movistar+.
Ou seja, cinco semanas após o regresso dos treinos das equipas – 4 de maio –, jogar-se-á a 28.ª jornada da liga espanhola, que está prevista terminar no fim de semana de 18 e 19 de julho. Outro aspeto fundamental a estabelecer são as regras de saúde para os jogos. Uma coisa é certa: todas as partidas são à porta fechada, mas o protocolo sanitário ainda está a ser definido pelas autoridades de Espanha.
Campeonato: La Liga
Data da última jornada (27.ª) pré-COVID-19: entre 6 e 8 de março
Regresso pós-COVID-19 (28.ª jornada): 11 e 12 de junho
Data prevista da 38.ª e última jornada: 18 e 19 de julho
O que falta jogar: 11 rondas (28.ª à 38.ª)
Classificação: 1.º Barcelona (58 pts), 2.º Real Madrid (56 pts)
Um dos países mais fustigados pela pandemia foi Itália. Com o epicentro na região da Lombardia (norte do país), foram registados mais de 230 mil casos desde o início do surto, cerca de 33 mil óbitos e mais de 140 mil doentes que superaram o vírus (até 27 de maio). O regresso do futebol esteve várias vezes em causa e até a possibilidade de se fazer um play-off esteve em cima da mesa. Com o pico ultrapassado e com a epidemia controlada, a Federação Italiana de Futebol e o Governo decidiram que a Serie A vai ser terminada.
A 24 de maio último, o ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, revelou, em declarações à Tg3, que o futebol no país regressa numa destas duas datas: 13 ou 20 de junho. Prevaleceu a segunda, conforme foi oficializado em 28 de maio. Se a Serie A é reatada a 20 de junho, a Taça de Itália retoma primeiro, nos dias 13 e 14, com as meias-finais Nápoles-Inter e Juventus-Milan, estando a final aprazada para 17 de junho.
Os jogos terão lugar à porta fechada e, apesar de não ser oficial, a agência de notícias Agipro News noticiou as diretrizes para o regresso da Serie A.
Campeonato: Serie A
Data da última jornada (26.ª) pré-COVID-19: entre 29 de fevereiro e 9 de março
Regresso pós-COVID-19 (27.ª jornada): 20 de junho
Data prevista da 38.ª e última jornada: sem data definida
O que falta jogar: 12 rondas (27.ª à 38.ª)
Classificação: 1.º Juventus (63 pts), 2.º Lázio (62 pts)
O recinto vai ser dividido em três zonas técnicas e só pode ter, no máximo, 300 pessoas; as equipas devem chegar em horários diferentes para não se cruzarem e têm de usar máscaras; cada estádio tem de ter gel desinfetante em vários locais e a comida das equipas é confecionado pelo chef do respetivo clube; a entrada das equipas é feita separadamente, sem a habitual companhia das crianças e a fotografia do onze está proibida; a zona dos bancos de suplentes deve ser ampliada e cada jogador terá uma garrafa personalizada; os jogadores estão proibidos de reclamar com o árbitro.
Em Inglaterra o Liverpool lidera com 25 pontos de avanço, e a Football Association decidiu finalizar a Premier League. Anunciada em 28 de maio, a data provisória de regresso à competição é 17 de junho. A validação está dependente do cumprimento do protocolo sanitário.
Campeonato: Premier League
Data da última jornada (29.ª) pré-COVID-19: entre 7 e 9 de março
Regresso pós-COVID-19 (30.ª jornada): 19 ou 26 de junho (espera oficialização)
Data prevista da 38.ª e última jornada: sem data definida
O que falta jogar: 9 rondas (30.ª à 38.ª)
Classificação: 1.º Liverpool (82 pts), 2.º Manchester City (57 pts)
A 29.ª ronda – última em pré-COVID-19 – jogou-se entre 7 e 9 de março e desde esse dia a bola não rola em terras de Sua Majestade. Os treinos individuais voltaram a 19 de maio e no dia 25 de maio o Governo autorizou as sessões de trabalho em conjunto.
Ainda à espera da oficialização das datas de regresso da Premier League, há regras sanitárias que já estão definidas. Os encontros serão disputados à porta fechada, os treinos das equipas têm o tempo máximo de 75 minutos, o relvado vai ser desinfetado antes de cada jogo, bem como as bolas, as bandeiras e os cones de sinalização. Os jogadores vão ser sujeitos a testes regulares ao coronavírus, com os resultados a constarem de uma base de dados.
Com a proibição de eventos desportivos até agosto decretada pelo Governo, a Ligue 1 ficou condenada a terminar precocemente. A liga de futebol profissional francesa tinha o plano de regressar a 17 de junho, com partidas à porta fechada, mas a decisão do primeiro-ministro Edouard Philippe obrigou a uma decisão radical: não se joga mais nenhum desafio da Ligue 1 em 2019/20, sendo que o Paris Saint-Germain foi declarado campeão.
O campeonato francês parou na 28.ª jornada, jogada entre 6 e 8 de março, com exceção do Estrasburgo-PSG, cuja partida estava agendada para 28 de março. Após esta decisão, a liga de futebol profissional francesa pensa na época 2020/21. O regresso da competição está apontado a 23 de agosto, sendo que a data precisa de parecer positivo da UEFA.
Campeonato: Ligue 1
Data da última jornada (28.ª) pré-COVID-19: entre 6 e 8 de março*
Situação: campeonato dado por terminado
Campeão: Paris Saint-Germain
Classificação: 1.º PSG (68 pts), 2.º Marselha (56 pts)
*O jogo Estrasburgo-PSG não se realizou
França tem mais de 180 mil casos de coronavírus desde o dia 1 de março, mais de 65 mil recuperados e pouco mais de 28 mil mortes, de acordo com os resultados conhecidos até 27 de maio.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica / Facebook / Real Madrid / Barcelona, FC Bayern / Juventus / Liverpool / PSG