Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Presidente do SL Benfica abordou os temas mais efervescentes da reunião magna e comentou outros assuntos importantes da atualidade desportiva.
08 junho 2020, 22h59
Luís Filipe Vieira
Um dos pontos "quentes" da reunião magna foi a apresentação do novo modelo de governação, e Luís Filipe Vieira explicou o seu ponto de vista em relação ao mesmo.
"O modelo da Liga tem de ter mais profissionalismo, um pensamento mais empresarial. (...) O modelo que aí vem foi criado pelo G-15, segundo ouvi dizer hoje. Esse modelo poderá dizer alguma coisa ao Benfica, mas toda a gente sabe qual é o modelo do nosso Clube, que é conhecido em termos europeus pela sua gestão e organização", destacou Luís Filipe Vieira em declarações à Comunicação Social.
"O modelo da Liga tem de ter mais profissionalismo, um pensamento mais empresarial. A divergência que temos com o senhor Pedro Proença não se relaciona com contas ou com a qualidade deste trabalho, antes diz respeito à maneira como ele gere todos os presidentes da Liga. Isto não pode ser gerido consoante a vontade de cada um. Um líder é um líder! A liderança não se aprende, nasce com as pessoas, e os outros aceitam-na. Um líder não grita porque é líder; as pessoas que estão do outro lado é que o aceitam como líder, porque o veem como tal. A liderança é assim. Um líder é um homem que sabe agregar, que não divide e que não presta vassalagem a nenhum presidente."
"Se este modelo de governance for aprovado, haverá eleições, e de certeza que aparecerão mais candidatos. Quando tiver de haver eleições, o Benfica dirá quem vai apoiar. De certeza que vão aparecer mais candidatos. Dois já vieram ter comigo para dizer que estavam disponíveis para se candidatar. O modelo que vem aí foi criado pelo G-15, segundo ouvi dizer hoje. Esse modelo poderá dizer alguma coisa ao Benfica, mas toda a gente sabe qual é o modelo do nosso Clube, que é conhecido em termos europeus pela gestão e organização. O Conselho de Presidentes vai reunir de três em três meses segundo aquele modelo... Acho que isso é uma parvoíce porque, quando se elege um presidente, ele tem de ter autonomia para escolher a equipa e traçar as regras de jogo. E basta dois Conselhos por ano, que serão até mais para convívio entre as pessoas. A Liga precisa que as pessoas sintam prazer em estar cá, em vir cá."
"Toda a gente sabe qual é a divergência que o Benfica pode ter com o senhor Pedro Proença... Tem a ver com uma carta que foi escrita ao senhor Presidente da República onde fala em nome do Sport Lisboa e Benfica sobre jogos em canal aberto, o que é uma coisa impensável para qualquer clube que esteja na Primeira e na Segunda Liga, porque, hoje, os operadores são aqueles que dão sangue aos clubes."
"Houve outra coisa que foi importante deixar bem claro nesta AG, porque as pessoas, por vezes, são muito demagogas a falar... Havia já uma ideia de que o Benfica ou outro clube queriam a Liga em Lisboa. Não, o Benfica não quer a Liga em Lisboa! Nem sequer faz sentido que a Liga tenha uma delegação da Liga em Lisboa, porque a própria Federação Portuguesa de Futebol também não tem uma delegação no Porto. É um custo que a Liga tem. Deve estar no Porto e no edifício onde ainda está, até por homenagem aos homens que a criaram, nomeadamente o Major Valentim Loureiro."
"Tenho 30 anos de futebol... Um profissional de comunicação, com aquela informação que lhe deram [contratos entre o SL Benfica e o Desportivo das Aves], ou tinha conhecimentos jurídicos, ou tinha conhecimentos desportivos... Sem esses conhecimentos não se podia refugir em especialistas cujos nomes depois não aparecem escritos. Tudo o que foi colocado na rua é legal. O FC Porto faz, o Sporting faz... Não quero dar nomes de jogadores... Toda a gente faz. O Real Madrid e o Barcelona fazem... É tudo legal! O que se passa aqui é muito mais profundo. Houve alguém, não sei porquê... Sabe, às vezes quando se metem negócios de saias é complicado... Pensavam que iam encontrar algum bicho esquisito, mas não! É claro, tudo o que é do Sport Lisboa e Benfica é legal. Se forem ao comunicado que fizemos hoje, estão lá as respostas todas."
"O que me preocupa mais hoje é que o Benfica, nós, eu e o motorista, fomos vítimas de um atentado quando vínhamos de Paços de Ferreira e isso ficou em águas de bacalhau. Foi um milagre tanto ele como eu não termos falecido. E o que agora se passou com o autocarro do Benfica é um crime grave, das coisas mais nojentas e maquiavélicas que eu vi! Não sei se são benfiquistas ou quem é que são, mas as autoridades têm de descobrir quem fez isto ao Benfica, é um apelo que fazemos! Se aquele pedregulho bate no vidro do motorista, o acidente podia ter sido muito grave e poderíamos ter tido mortes. Os responsáveis por este ato, se forem benfiquistas, serão afastados do Clube; se forem sócios, serão afastados imediatamente."
"Se o público nos estádios tem de voltar rapidamente? Não me compete estar a falar sobre isso, quem tem de o fazer é a Direção-Geral da Saúde. Há coisas que vejo que são caricatas, mas não me posso pronunciar sobre isso, porque uma frase minha pode ser interpretada de outra maneira. É graças à DGS e ao primeiro-ministro que hoje estamos a jogar futebol, sem eles não teria sido possível."
Texto: João Sanches
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024