Natação

27 novembro 2025, 11h12

Antevisão Europeu de Piscina Curta

João Carneiro, Miguel Nascimento e Diogo Ribeiro

REPORTAGEM BTV

Os nadadores do Benfica Diogo Ribeiro (50 e 100 metros mariposa, 50 e 100 metros livres), Miguel Nascimento (50 metros mariposa e 50 costas), por Portugal, e João Carneiro (50 e 100 metros bruços e 100 metros estilos), pelo Luxemburgo, explicaram, aos meios do clube, os seus objetivos e ambições para o Europeu de piscina curta, competição que irá decorrer de 2 a 7 de dezembro, na Polónia.

Melhorar as suas marcas em piscina curta é um dos objetivos assumidos por Diogo Ribeiro neste Campeonato da Europa. "Podem esperar o que eu prometo sempre, que é dar o meu melhor. Um Diogo motivado, um Diogo com garra de ir para cima das provas, de melhorar os meus tempos. É um bocado isso que eu quero, sempre em piscina curta, é melhorar os meus tempos, fazer as minhas melhores marcas. Nós ainda não treinamos bem para fazer pódios e medalhas em piscina curta, porque ligamos mais à piscina olímpica – 50 metros. Ainda estamos a aprender um bocado o que é isto da piscina curta – 25 metros. É isso, é ir melhorando as marcas, competição a competição, e esperar que os resultados saiam bem e que as minhas marcas sejam melhoradas", afirmou.

Diogo Ribeiro

"ESTOU A FICAR CADA VEZ MAIS FORTE"

Diogo Ribeiro vai competir em quatro provas distintas, nos 50 e 100 metros livres, e nos 50 e 100 metros mariposa, e está preparado para fazer o seu melhor em todas elas. "Tenho sempre mais oportunidades na mariposa, é o meu melhor estilo e é onde eu acho que consigo chegar mais longe sempre. Mas o crawl tem vindo a ser um fator, assim, por descobrir ainda, mas cada vez mais em cima da mesa também. Vou apostar na mariposa, mas não descarto o crawl", referiu.

Sobre a preparação para o certame, o nadador do Benfica mostrou-se satisfeito com o seu atual momento. "Psicologicamente sinto-me bem, nesta altura em que as coisas ainda estão muito frescas, acabámos quase de vir de férias. Sinto-me bem, sinto-me a treinar bem, fisicamente estou a sentir-me bem, apesar de às vezes ter algumas pequenas lesões que acabam por afetar alguns dias de treino. Essa parte é um bocado chata, mas acho que, em geral, estou preparado e estou a ficar cada vez mais forte no que toca ao momento antes da competição importante", realçou.

Ouça Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro deixou ainda uma mensagem aos adeptos do Benfica. "Espero que continuem com o apoio gigante que dão, nas redes sociais, na televisão, às vezes também acabam por chegar mensagens. E sentimos muito esse carinho, vindo dos benfiquistas, dos portugueses também, mas acaba por ser diferente, porque quem está neste clube, é um clube gigante, o maior clube do mundo para mim. É um carinho que é indescritível, e espero continuar a sentir isso. Obrigado, Benfiquistas!"

Miguel Nascimento

"OS DETALHES SÃO MUITO IMPORTANTES"

Miguel Nascimento promete dar o máximo nos 50 metros costas e 50 metros mariposa no Campeonato da Europa de piscina curta. "De mim podem sempre esperar o melhor, eu vou com a ambição de fazer meias-finais e finais. O meu objetivo é sempre fazer recordes pessoais e, se me permitir também passar cada fase, melhor ainda. O treino foi bem feito até agora, e tudo indica que vai correr bem. Portanto, estou confiante, toda a preparação foi bem feita para chegar lá e conseguir fazer o melhor", começou por afirmar.

A preparação para este tipo de provas tem as suas particularidades, como referiu o nadador encarnado. "Completamente diferente, porque a piscina curta tende a ter mais pormenores, como as viragens. Há mais viragens, há mais partes subaquáticas, mais transições. Então os detalhes são muito importantes e, como tal, tenho vindo a desenvolver, a focar-me muito nesses pormenores para poder errar cada vez menos e não errar quando chegar à prova principal", referiu.

Miguel Nascimento é capitão da natação do Benfica, de uma equipa de 26 nadadores, entre géneros, e destacou o significado desse facto: "É um privilégio e uma honra poder ser capitão de uma equipa tão jovem e tão grande. É de alguma forma um marco na minha carreira, não só como nadador, mas também por ajudar a desenvolver as capacidades dos jovens que temos na equipa. E acho que estamos no bom caminho para nos tornarmos ainda maiores e mais fortes."

Ouça Miguel Nascimento

Aos Benfiquistas, deixou uma palavra de reconhecimento. "Eu queria agradecer por todo o apoio, por todas as condições que me permitem chegar a estes palcos. Vou fazer tudo para representar não só Portugal, mas o Benfica nas melhores condições possíveis. Acredito que a vossa força e a vossa energia vão chegar à Polónia. Estou confiante de chegar lá e representar-vos da melhor maneira possível", concluiu.

João Carneiro

"CHEGAR O MAIS LONGE POSSÍVEL NA COMPETIÇÃO"

João Carneiro, que irá competir pelo Luxemburgo no Campeonato Europeu de piscina curta em 50 e 100 metros bruços e nos 100 metros estilos, destacou as suas ambições na prova na Polónia. "A preparação até agora correu muito bem. A época começou de maneira muito forte. Tenho grandes objetivos. Eu gostaria de quebrar um ou dois recordes nacionais do Luxemburgo e, obviamente, bater os meus recordes pessoais todos e chegar o mais longe possível na competição", referiu.

Ser um atleta do Benfica a representar o grão-ducado é também um motivo de orgulho para João Carneiro: "É diferente, porque é uma coisa que não acontece muito, por acaso há um atleta no futebol [Barreiro]. É sempre uma honra poder representar o nome do Benfica pelo Luxemburgo, tendo em conta que é um país muito português, que toma muita atenção a clubes como o Benfica. É um grande orgulho representá-lo nesta competição a este nível."

Ouça João Carneiro

O nadador, que regressou às piscinas da Luz após representar o Belenenses, destacou as razões para este retorno. "O que me fez voltar para o Benfica foi, claramente, as condições que nós temos, e que os outros clubes não têm, nem de perto, nem de longe. A qualidade dos treinadores, a qualidade dos atletas, a qualidade das condições das piscinas, e tudo o que vem por trás. É uma coisa que nos puxa sempre para este clube e que nos força também a ser melhores. Agradecemos por todas essas condições e apoios, porque nos ajudam a levar o Clube mais longe", concluiu.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 27 de novembro de 2025

Relacionadas