Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
O momento atual do Clube e os resultados da última AG do Sport Lisboa e Benfica foram assuntos-chave na entrevista concedida pelo vice-presidente Varandas Fernandes ao jornal "A Bola".
29 junho 2020, 12h37
Varandas Fernandes
"Em primeiro lugar tenho de enaltecer a forma como foi organizada a Assembleia Geral, de uma forma competente e muito responsável. Foi uma AG que decorreu com correção e respeitabilidade à elevação do Benfica. O orçamento foi chumbado e agora vamos analisar e ponderar devidamente em reunião de Direção. Estatutariamente há vários caminhos possíveis com três opções em cima da mesa, desde a correção do orçamento até à não apresentação de outro documento. Mas naturalmente que antes de qualquer decisão a Direção vai analisar e ponderar, porque é isso que se exige", comentou Varandas Fernandes.
"Temos estado a viver, nestes últimos tempos, uma complicada ausência de bons resultados ao nível do futebol. Mas falar de crise grave como algumas pessoas andam a falar... Quem ganhou cinco dos seis últimos campeonatos; na última década tivemos resultados desportivos no futebol em que conquistámos 18 títulos contra 12 do FC Porto e cinco do Sporting. Nas modalidades de pavilhão conquistámos 73 títulos, o FC Porto 40 e o Sporting 28. Ou seja, sozinhos no futebol e nas modalidades ganhámos mais do que os nossos rivais juntos e partindo de uma situação caótica, como todos se lembram, e que se arrastava há grande número de anos", recordou o vice-presidente.
"Nós fomos campeões há um ano e, que eu saiba, a realidade é esta, ainda estamos na luta na Liga e na Taça de Portugal. Há que ter bom senso e a noção da realidade. Nos últimos 17 anos recuperámos o Clube a nível de infraestruturas físicas, na credibilidade, na inovação e competitividade. Obviamente que não estamos hoje onde gostaríamos de estar, mas isso não nos pode levar a comprometer tudo o que foi conseguido até aqui", avisou Varandas Fernandes na leitura do momento atual do Clube e dos resultados no futebol.
"Para mim, uma coisa é a conjuntura, outra é a dimensão estrutural que o Benfica, com este Presidente, consolidou ao longo dos últimos anos. E não podemos comprometer a solidez estrutural por uma conjuntura de resultados que são menos felizes e passageiros. Todos nós sabemos que os próximos tempos vão ser difíceis do ponto de vista financeiro, mas se há coisa que este Presidente e esta Direção provaram é que sabem enfrentar situações muito difíceis, e esta é mais uma delas. Estamos preparados", assegurou o vice-presidente, alargando a amplitude da avaliação.
"A demagogia alimenta-se de picos estruturais. Há alguns benfiquistas (temos de ser verdadeiros) a semear a divisão e o populismo. E não podemos esquecer que essa demagogia foi a manipulação que destruiu o Benfica em tempos passados. Não é tempo de estarmos divididos, de populismo estéril e promessas fáceis. E digo mais: quem só critica não sabe governar, ou quem só sabe criticar não está preparado para governar, e há uma coisa que para mim é segura: temos de ser resilientes e estar gratos a quem nos trouxe até aqui, que foi o Presidente Luís Filipe Vieira. É a realidade e a vida é assente em realidades. E por muito que queiram pintar um quadro negro, apesar de já não ser original esse tipo de ataques ao Presidente e à Direção, por todo o percurso feito, o Benfica é o clube que está melhor preparado para a próxima década, que esperamos que seja uma década cada vez mais vitoriosa e mais ambiciosa. E creio que temos todas as condições para isso", vincou.
"A Direção e o seu Presidente são gente responsável e respeitadora e que não brinca com coisas que são muito sérias. Temos uma conduta própria e o nosso interesse é colocar e defender o Benfica acima de tudo, de todo e qualquer interesse. Este é um momento de acompanhar, de estar atento, de refletir, de analisar e de ponderação e não de ataques, de precipitações nem de críticas fáceis", enfatizou Varandas Fernandes.
O vice-presidente do Benfica confirmou ainda que o processo que lhe foi movido pelo FC Porto em setembro de 2018 foi encerrado sem ir a julgamento. Varandas Fernandes recordou o contexto e explicou os pormenores do tema.
"Na altura, na qualidade de vice-presidente do Clube, referi-me a um roubo de informação ao Benfica, e também me referi à divulgação da mesma informação pelo Porto Canal. Eu disse que acreditava na Justiça, que conseguiria provar a forma e as contrapartidas como [as informações] foram roubadas ao Benfica. Por causa dessa minha declaração, o FC Porto apresentou uma queixa contra mim por supostamente ter cometido um crime e ofensa à pessoa coletiva. Ora bem, passado este tempo o senhor juiz de instrução decidiu que das minhas declarações não resultou a prática de qualquer crime e que na conferência de Imprensa me referi a factos, a dar a opinião sedimentada sobre os factos e que isso não constitui a prática de um crime. Assim, está o processo encerrado", contou Varandas Fernandes.
"Um processo, que naquela altura foi bastante noticiado e bastante divulgado, está encerrado sem haver sequer acusação, sem ir a julgamento. Todo o alarido e divulgação que se fez na altura, que o vice-presidente do Benfica seria acusado por prestar declarações difamatórias, acabou com o processo encerrado", completou o vice-presidente.
Fotos: SL Benfica / Arquivo
Última atualização: 21 de março de 2024