Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico encarnado lançou o Benfica-Sporting, jogo da última jornada da Liga NOS.
24 julho 2020, 14h37
Nélson Veríssimo
Em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, o técnico encarnado lamentou a ausência de público no Estádio da Luz no fecho da competição e recusou falar já da Taça de Portugal, garantindo que o foco está no dérbi deste sábado.
Como é que a equipa está encarar o dérbi com o Sporting na última jornada do Campeonato? Será também um momento de preparação para a final da Taça de Portugal, que se disputa uma semana depois [1 de agosto]?
A nossa equipa está a encarar este dérbi com a seriedade habitual. Relativamente à final da Taça, vamos ter um interregno de sete dias para esse jogo. O foco, agora, passa exclusivamente pela preparação para este jogo com o Sporting. É sempre um dérbi, desperta outras emoções, é pena não termos o nosso público no Estádio, mas certamente vamos ter duas equipas em campo para tentar vencer, e acredito que vai ser um bom jogo.
Pensando que o jogo mais importante da época será o da Taça de Portugal, está a pensar fazer alterações no dérbi? Já esteve com Jorge Jesus no Seixal?
As alterações, se existirem, serão fruto do momento, em função do jogador e das características do adversário. Sobre o míster Jesus é desejar-lhe sorte nesta aventura que vai ter no Benfica. O sucesso dele, será o do Benfica e de todos os Benfiquistas. Aproveito ainda para lhe dar os parabéns porque o míster Jesus faz anos hoje.
Que Sporting espera encontrar neste dérbi, sabendo-se que o adversário ainda não tem a terceira posição assegurada na tabela classificativa?
O jogo vai ter a mesma importância para o Benfica que terá para o Sporting. Espero um Sporting atrevido, a querer assumir o controlo do jogo, mas deste lado vai estar uma equipa com esse mesmo objetivo, de querer controlar e criar muitas situações de golo. Perspetivo um jogo aberto e bem disputado, e esperamos alcançar a vitória.
O Sporting poderá jogar com uma linha de cinco defesas. Como pensa ultrapassá-la?
A linha de cinco defesas do Sporting vai-nos criar um desafio para a desmontarmos. Já enfrentámos outras equipas com a mesma forma de defender e soubemos desmontar esse tipo de processo defensivo.
"É sempre um dérbi, desperta outras emoções, e é pena não termos o nosso público no Estádio"
Pizzi e Vinícius estão na luta pelo prémio de melhor marcador da Liga NOS. Que antevisão faz?
Percebo que estejam na luta pelo melhor marcador, mas os objetivos coletivos estão sempre à frente dos individuais. Não quer dizer que sejam menosprezados. Em função do tempo que estejam em campo – jogando ou não de início – vão lutar por esse objetivo, sem descurar os objetivos coletivos. Do que conheço dos nossos jogadores, o foco vai estar no coletivo e não no individual.
Tendo em conta que este dérbi já não muda nada nas contas do Campeonato para o Benfica, uma vitória daria incentivo extra para o jogo da Taça de Portugal?
O foco está agora no dérbi. Obviamente que o objetivo passa por ganhar o jogo de amanhã [sábado], assim como será certamente o objetivo também do Sporting. Será um jogo disputado, esperamos que com uma intensidade elevada e com as duas equipas à procura de proporcionar um bom jogo.
A luta pela vitória é uma questão de orgulho?
O Benfica, pelo passado e pela história que tem, é sempre obrigado a lutar em todos os jogos pela vitória. Claro que o jogo de amanhã [sábado] não foge a essa regra… Sendo um jogo contra o Sporting, pode ter outra dimensão, mas o foco não muda. É mais um jogo em que vamos lutar pela vitória.
"Vontade e o objetivo de fazer um bom jogo e ganhar"
Qual será o seu posicionamento na estrutura do Benfica na próxima época? Tem contas a ajustar com Rúben Amorim por este ter vencido na Luz ao serviço do SC Braga?
Não há contas a ajustar, porque quando existem as coisas não correm bem. Há é vontade de fazer um bom jogo e ganhar. Esse é um forte objetivo, mas reconheço a força do Sporting e o mérito do seu treinador. O meu foco vai até ao jogo com o FC Porto [final da Taça de Portugal].
Perspetiva fazer alterações no meio-campo nesta partida? Como analisa as recentes atuações de Florentino?
Florentino é um bom exemplo de um jogador que, nem sempre fazendo parte das opções, nunca facilitou nos treinos, trabalhou sempre no limite, com um compromisso enorme e só assim, com a sua qualidade, pôde ter uma resposta como a que teve. Relativamente à outra questão, o plantel é constituído por 25 jogadores. Sinto que todos podem fazer parte da solução, vamos ter de esperar por amanhã [sábado] para perceber qual é a equipa que vamos apresentar, e primeiro comunicar isso aos jogadores.
"Do que conheço dos nossos jogadores, o foco vai estar no coletivo"
Que avaliação faz à atuação de Gonçalo Ramos na última jornada frente ao Aves?
Desde a retoma que integrámos no plantel um grupo de oito jogadores a treinar connosco. Fruto das necessidades da convocatória para o jogo com o Aves, abriu-se a possibilidade de integrar um desses jovens, e acabaram por ir dois, o Gonçalo Ramos e Paulo Bernardo, que depois ficou de fora. A escolha recaiu sobre o Gonçalo pela qualidade, pela entrega e pelo compromisso que teve neste período em que esteve connosco. Entrou, teve a felicidade de marcar dois golos e está de parabéns por isso, sabendo também, e é importante ressalvar, que contou com a ajuda de todos os jogadores do plantel naquilo que fez.
A chegada de Jorge Jesus afeta, de alguma forma, a motivação do plantel, tendo em conta as notícias sobre possíveis reforços para a próxima temporada?
Aqui [no Benfica], de casa, entre jogador e treinador, já tenho cerca de 16 anos. Como profissional de futebol tive 17/18 anos, ainda que em contextos diferentes daquele que estamos a vivenciar agora… Todos os anos, de uma maneira ou outra, as entradas e saídas acabam por se falar e acabam por acontecer. Daquilo que me diz a experiência e também daquilo que eu vejo no dia a dia, não sinto os jogadores afetados com essa questão. Acaba por ser uma situação normal com a qual os jogadores têm de lidar todos os anos, e à qual já estão adaptados. Do que foi o nosso dia a dia de treinos, não vejo nenhuma situação fora do normal. Estão a responder da mesma forma, com a mesma entrega, com o mesmo empenho.
Texto: Filipa Fernandes Garcia, João Sanches e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024