Futebol

26 julho 2020, 21h58

Festejo de Pizzi

Finda a Liga NOS 2019/20, Pizzi sagrou-se rei das assistências pela segunda época consecutiva! O médio do Sport Lisboa e Benfica perfez 14 passes certeiros para golo, mas os registos não se ficam por aí.

Pizzi alcançou números que nunca havia obtido na sua carreira desportiva – e ainda há uma final da Taça de Portugal para disputar, dia 1 de agosto, naquele que será o último jogo oficial da época.

Pizzi Benfica Rei das Assistências Liga NOS

O municiador de alta qualidade fez 14 passes certeiros no Campeonato que tiveram como destino final as redes das balizas adversárias. Na época transata já havia sido o jogador em maior evidência neste parâmetro, tendo efetuado 19 assistências. Desde 2014/15 e 2015/16 que não havia um jogador a conseguir revalidar o título de melhor assistente do Campeonato Nacional. O último a consegui-lo foi Nico Gaitán, envergando o Manto Sagrado.

Na última jornada da Liga NOS 2019/20, Pizzi assistiu Vinícius no lance que definiu a vitória do Benfica sobre o Sporting. Aos 88' esperou pelo momento certo e cruzou para o golpe letal do goleador – o melhor marcador da Liga NOS. Um golo que carimbou o triunfo por 2-1!

O 14.º passe para golo

Passes de primeira, passes em arco, cruzamentos tensos, pontapés de canto, bolas picadas... O Site Oficial recorda as assistências efetuadas por Pizzi. Será que o internacional português fez mais passes em casa ou fora? Nas primeiras partes ou nas segundas? De pé direto ou pé esquerdo? Contamos-lhe tudo...

Nota para o facto de todas as assistências realizadas por Pizzi terem sido feitas com o seu melhor pé – o direito. O médio encarnado dividiu muito bem os locais onde executou os passes certeiros, ou seja, fez sete assistências no Estádio da Luz e outras tantas fora de portas. A primeira parte dos jogos foi o momento onde se registaram mais passes certeiros do camisola 21: oito assistências nos primeiros tempos e seis nos segundos. E quem mais aproveitou os passes teleguiados do médio das águias? Assistência por assistência, está tudo explicado no quadro que se segue...

As 14 assistências de Pizzi 

JORNADA ADVERSÁRIO MARCADOR
1.ª Paços de Ferreira Nuno Tavares
2.ª Belenenses Rafa
10.ª Rio Ave Rúben Dias
11.ª Santa Clara Vinícius
12.ª Marítimo Vinícius
13.ª Boavista Vinícius
14.ª Famalicão Caio Lucas
15.ª V. Guimarães Cervi
26.ª Portimonense André Almeida
27.ª  Rio Ave Weigl
28.ª Santa Clara Vinícius
30.ª Boavista Gabriel
33.ª  Aves Rafa
34.ª Sporting Vinícius

Pizzi Benfica Rei das Assistências Liga NOS

Concluímos que Vinícius foi quem mais aproveitou os passes de Pizzi (valeram cinco golos ao avançado brasileiro) no Campeonato, mas podemos aprofundar mais e verificar que o médio do Benfica ainda deu golos a marcar na Liga dos Campeões (2), Liga Europa (1), Taça de Portugal (1) e Supertaça (1). A época 2019/20 ficará gravada no currículo de Pizzi por ter sido aquela em que se sagrou novamente rei das assistências na Liga NOS, mas também por todos os golos que anotou.

Juntando as 14 assistências aos 18 golos marcados (neste capítulo só foi superado por Vinícius, o goleador-mor da prova...), rapidamente entendemos que participou em 32 dos 71 remates certeiros do Benfica no Campeonato, ou seja, teve uma contribuição em 45,1% (quase metade) dos golos dos encarnados. Ao alargarmos os registos para todas as competições oficiais, percebemos que esta foi a época em que Pizzi mais faturou: 30 golos.

Pizzi Benfica Rei das Assistências Liga NOS

Registos impressionantes que só são superados, no que toca à participação em golos nas dez principais ligas europeias, por Kevin De Bruyne. O médio do Manchester City fez uma última exibição de encher o olho na última ronda – dois golos e uma assistência – e teve influência direta em 34 golos do City na Premier League. Pizzi teve participação em 32, ficando à frente de nomes como Bruno Fernandes, Edin Visca e Jonathan David.

Médios mais influentes nas grandes Ligas europeias

JOGADOR CLUBE G/A* PARTICIPAÇÃO
Kevin De Bruyne Manchester City 13/20 33
Pizzi Benfica 18/14 32
Bruno Fernandes Manchester United 16/11 27
Edin Visca Basaksehir 13/14 27
Jonathan David Gent 18/7 25

*G: golos; A: assistências.

Chamada terminada para o rei das assistências da Liga NOS 2019/20! Pizzi vai agora preparar-se, com a equipa, para a final da Taça de Portugal. Benfica e FC Porto defrontam-se no dia 1 de agosto, às 20h45, no Estádio Cidade de Coimbra.

Pizzi Camisola Principal Adidas Benfica 2019-20

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 9 de setembro de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar