Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica falou à revista "FPF360" em vésperas da final com o FC Porto.
28 julho 2020, 18h26
Nélson Veríssimo
O técnico considera a final "um jogo especial"; recordou as dificuldades que os encarnados tiveram de contornar no trajeto até ao jogo decisivo; e desejou terminar 2019/20 como começou, a conquistar um troféu, de forma a reforçar o domínio do Clube na prova-rainha.
Esta Taça de Portugal será jogada num contexto completamente diferente devido à pandemia da COVID-19. Como acha que esta edição será recordada?
Julgo que será sempre recordada como uma final especial e que marcará, de forma inevitável, a vida de cada um de nós pela forma como todos passámos este período da pandemia. Tivemos de nos adaptar a uma nova forma de viver e, também, de estar na atividade e no desporto que amamos: o futebol.
Sendo um título decidido em apenas uma partida jogada em condições especiais, torna-se mais importante reduzir o grau de imprevisibilidade ao máximo para chegar à vitória?
Uma final da Taça é sempre um jogo especial, de facto, embora esta tenha esse fator adicional de ser disputada num tempo marcado por características diferentes. Mas especial já seria sempre. Quanto à importância de reduzir o grau de imprevisibilidade, esse é um dos objetivos de qualquer treinador, mas que não vale apenas para as finais. Vale, obviamente, para qualquer jogo, seja qual for o adversário.
Quais foram os momentos-chave do percurso da equipa até à final?
Em jogos a eliminar, qualquer campanha até se chegar a uma final tem sempre diversos obstáculos difíceis de ultrapassar. Não sei se houve um momento-chave que tenha sido mais importante do que outros. O que eu destaco, isso sim, é a qualidade dos adversários que tivemos de superar, em especial as equipas muito competentes da Primeira Liga, como foram os casos de SC Braga, Rio Ave e Famalicão. Ou seja, enfrentámos na Taça de Portugal equipas que, no Campeonato, tinham como objetivo atingir as provas europeias. E também não esqueço a qualidade do Vizela, que nos causou muitos problemas no seu terreno.
"O Benfica iniciou a época com a conquista da Supertaça e pretende encerrá-la com mais um troféu muito importante"
O que não pode faltar a uma equipa no dia do jogo decisivo desta prova?
São jogos muitas vezes decididos por detalhes e, como tal, é fundamental nunca perder o foco e a concentração. É isso que deve sempre existir, em qualquer jogo, mas nas finais isso reveste-se muitas vezes de uma importância ainda maior.
O que significaria conquistar a Taça de Portugal?
Significaria fechar a temporada da melhor forma possível. Temos consciência da qualidade do nosso adversário, mas, antes disso, temos consciência do nosso próprio valor. O Benfica iniciou a temporada com a conquista da Supertaça e pretende agora, como não poderia deixar de ser, encerrar 2019/20 com mais uma vitória e um troféu muito importante.
Aos 80 anos, a prova-rainha continua com a força e a identidade de sempre?
Julgo que nunca perdeu o seu encanto e características que a tornam tão especial. Tenho muitas recordações. Como qualquer outra pessoa que goste de futebol, é impossível não sentir um fascínio especial pela Taça e pelo Jamor – onde se têm disputado quase todas as finais. É, de facto, uma competição altamente prestigiada e muito nos orgulha que o Benfica já a tenha conquistado por 26 vezes. Como é evidente, faremos tudo para tentar vencer a 27.ª Taça de Portugal e reforçar, assim, o nosso domínio nesta prova.
Se tivesse de explicar a uma criança o que é o espírito da Taça, o que lhe diria?
Diria que é um jogo mágico onde não há grandes nem pequenos. E diria também que faz todo o sentido falar-se sempre em "Festa da Taça". Todos os esforços valem a pena para se chegar um dia a este jogo.
Fotos: Tânia Paulo e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024