18 de agosto de 2020, 19h01

Porta das meias-finais aberta pela cabeça de Gonçalo Ramos!

Futebol

O Benfica irá assim encontrar o Ajax no próximo sábado (22 de agosto) às 14h00 (hora portuguesa).

RESUMO DO JOGO

O Benfica está nas meias-finais da UEFA Youth League onde irá defrontar o Ajax no próximo sábado (22 de agosto). Os encarnados – guiados pelo bis de Gonçalo Ramos – concretizaram uma brilhante reviravolta e venceram o Dínamo Zagreb por 1-3, num desafio que decorreu no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon.

Antes do esférico começar a rolar, todos os jogadores e equipas técnicas cumpriram um minuto de silêncio em memória das vítimas da COVID-19

Os primeiros momentos da partida revelaram dois conjuntos bastante pressionantes na saída de bola adversária. O Benfica, comandado por Luís Castro, tentava encontrar o seu ritmo e aos 4' chegou à primeira oportunidade. Tiago Araújo bateu um livre no flanco direito e Pedro Álvaro, ao segundo poste, tentou cabecear à baliza adversária, mas a bola saiu fraca e o guardião contrário segurou. 

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

Aos 6' foi o Dínamo Zagreb a estar perto do golo. Jogada rápida sobre a direita, Batistic avançou vários metros e cruzou para o interior da área. Pedro Álvaro cortou contra a perna de Marin e a bola passou a alguns centímetros do poste da baliza à guarda de Kokubo. Os croatas, mais bem posicionados no relvado e mais rápidos sobre a bola, iam impedindo as águias de criarem jogadas de perigo e aos 16' inauguraram o marcador. Julardzija efetuou um passe a rasgar para a entrada na diagonal de Karrica. O camisola 11 foi bastante veloz e picou o esférico por cima do guardião encarnado (1-0).

O primeiro sinal de perigo iminente do Benfica chegou por intermédio de Gonçalo Ramos. Tiago Dantas efetuou um passe açucarado para o n.º 9, contudo, o avançado das águias não conseguiu direcionar completamente o cabeceamento e a bola saiu pela linha final.

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

A reação do Clube da Luz foi positiva. Os encarnados subiram as suas linhas e começavam assim a chegar mais perto das zonas de finalização. Tiago Araújo era um dos mais solicitados pela asa esquerda. O lateral, bastante ativo, procurava várias vezes a profundidade pelo corredor. Aos 30', Paulo Bernardo foi admoestado com o cartão amarelo após derrubar Duvnjak numa disputa de bola.

O Benfica ameaçou e aos 36' faturou! (1-1). Umaro Embaló arrancou pelo flanco direito, cavalgou – e de que maneira – vários metros, levantou a cabeça e cruzou rasteiro de pé direito. No interior da área apareceu Henrique Araújo que, à ponta de lança, não perdoou e rematou para o fundo das redes. Grande jogada!

O rolo compressor não abrandava e as oportunidades iam surgindo com naturalidade. Momentos depois do golo, Henrique Araújo esteve muito perto de bisar na partida. Tiago Dantas, exímio na qualidade de passe, voltou a servir um colega de equipa, todavia, o cabeceamento do dianteiro madeirense passou muito perto da barra. Ao intervalo: 1-1.

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

O início da 2.ª parte não foi como o esperado e o Benfica viu-se privado de Pedro Álvaro. O defesa-central, atleta com mais jogos na UEFA Youth League (28), lesionou-se e, para o seu lugar, entrou Tomás Araújo aos 49'

O golo da reviravolta encarnada chegou aos 53'! Tiago Araújo foi até à linha de fundo e cruzou atrasado para o cabeceamento perfeito de Gonçalo Ramos – o pistoleiro de serviço. Um bonito golpe de cabeça que não deu hipótese de defesa para Josipovic (1-2). 

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

Os comandados de Luís Castro tomaram-lhe o gosto e voltaram a balançar as redes aos 59'. Morato desmarcou Umaro Embaló com um passe longo. O extremo trabalhou bem na direita e cruzou para um novo cabeceamento milimétrico de Gonçalo Ramos (1-3).

Aos 66', o treinador encarnado decidiu refrescar a zona do miolo, tendo colocado em campo Ronaldo Camará e Henrique Jocu. Saíram Rafael Brito e Henrique Araújo.

O Dínamo Zagreb procurava responder com as forças que ainda tinha, contudo, sem sucesso. Bolas longas e muito pouco jogo à flor do relvado. As águias controlavam as operações de jogo, numa altura em que se começavam a ver alguns sinais de cansaço, oriundos da longa paragem a que os jogadores foram submetidos. Aos 78', mais duas mexidas no Clube da Luz. Samuel Pedro e Luís Lopes entraram para os lugares de Paulo Bernardo e Umaro Embaló.

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

O ritmo baixou substancialmente nos últimos minutos, no entanto, foram os atletas que entraram no decorrer da segunda parte que tentavam romper e procurar os espaços em zonas adiantadas do terreno. Aos 88', Tiago Dantas e Ronaldo Camará tentavam chegar ao golo através de um lance estudado. Dois cantos consecutivos batidos pelo camisola 10 da mesma forma. Esférico para a entrada da área e remates com tudo de Camará, contudo, a trajetória da bola não foi a correta.

No minuto 90, Josipovic, guarda-redes do Dínamo Zagreb, viu o cartão vermelho direto após ter pontapeado um jogador das águias – Samuel Pedro – propositadamente. O árbitro da partida não teve dúvidas e expulsou o jogador croata. Aos 90'+ 3', nova expulsão para o Dínamo! Jankovic efetuou uma entrada fora de tempo sobre Luís Lopes

O Benfica foi trocando a bola a seu bel-prazer até ao término da partida e carimbou assim a passagem às meias-finais da UEFA Youth League (1-3). O Glorioso irá defrontar o Ajax que, já durante o início da tarde, havia derrotado os dinamarqueses do Midtjylland pelo mesmo resultado (1-3). Os restantes jogos dos quartos de final serão realizados na próxima quarta-feira (19 de agosto).

Futebol Dínamo Zagreb Benfica UEFA Youth League

Meias-finais:

  • Ajax vs Benfica (22 de agosto, às 14h00);
  • Salzburgo/Lyon vs Inter/Real Madrid (22 de agosto, às 17h00).
UEFA YOUTH LEAGUE 
Centro Desportivo de Colovray

DÍNAMO ZAGREB - SL BENFICA
1 : 3

 Karrica (16')

  Henrique Araújo (36') e Gonçalo Ramos (53' e 59') 

Onze Inicial

 

Onze Inicial

 Josipovic    Leo Kokubo
 Batistic    João Ferreira
 Gvardiol    Pedro Álvaro
 Les    Morato
 Sutalo    Tiago Araújo
 Duvnjak    Rafael Brito
 Marin    Paulo Bernardo
 Jankovic    Tiago Dantas (C)
 Tueto Fotso    Umaro Embaló
 Julardzija    Gonçalo Ramos
 Karrica    Henrique Araújo
 

Suplentes

 

Suplentes

 Cavlina    Samuel Soares
 Brekalo    Tomás Araújo
 Tomek    Filipe Cruz
 Boskovic    Henrique Jocu
 Parger    Ronaldo Camará
 Kapitanovic    Samuel Pedro
 Barisic    Luís Lopes
 

Equipa de arbitragem

Árbitro Glenn Nyberg (SWE) 
Árbitro assistente 1 Alexandru Cerei (ROU) 
Árbitro assistente 2 Mahbod Beigi (SWE) 

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: UEFA

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar