23 de agosto de 2020, 00h01

Águias voam para a final da UEFA Youth League!

Futebol

A equipa do Benfica segue assim para a final de terça-feira (25 de agosto), a terceira da história do Clube da Luz. 

RESUMO

A equipa do Sport Lisboa e Benfica está na final da UEFA Youth League! As papoilas saltitantes venceram categoricamente o Ajax por 3-0 e carimbaram o passaporte para aquela que será a terceira final do Clube da Luz em sete edições da competição europeia. 

A equipa liderada por Luís Castro entrou muito bem na partida e aos 2' o marcador podia ter sido inaugurado. Kasanwirjo cortou mal e o esférico sobrou para Embaló. O jogador das águias, descaído para a esquerda, atirou em arco e o esférico tirou tinta ao poste esquerdo

Benfica-Ajax UEFA Youth League

O Benfica continuou a pressionar bastante e aos 5' houve novo lance de perigo iminente na área holandesa. Morato colocou a bola na profundidade, Tiago Araújo sprintou pela ala esquerda e cruzou rasteiro para Umaro Embaló. O atleta encarnado rematou ao lado, contudo, o lance foi invalidado por fora de jogo.

Depois de dez minutos muito agitados, as duas equipas abrandaram o ritmo. Começaram a ver-se mais bolas longas e pouco jogo à flor do relvado. O Clube da Luz, que procurava sempre o jogo apoiado, estava mais sintonizado, conseguindo chegar mais vezes às zonas de perigo. Aos 21', o Benfica dispôs de um pontapé livre. O lance foi estudado, Tiago Dantas picou a bola para o interior da área quando todos pensavam que podia haver um remate, todavia, Gonçalo Ramos não conseguiu chegar a tempo.

Aos 24' foi a vez do Ajax, através de uma situação de transição, estar perto do golo. No momento final, Martha tentou desviar o máximo possível de Kokubo, mas o esférico saiu ao lado. Esta foi mesmo a melhor fase do conjunto holandês na partida. Pressionando muito forte e impedindo que o Benfica efetuasse a saída de bola com qualidade. 

Benfica-Ajax UEFA Youth League

Aos 42' gritou-se golo no Centro Desportivo de Colovray! Um momento de inspiração pura de Tiago Araújo! O camisola 11 recebeu a bola, enquadrou-se com a baliza, puxou a culatra atrás e disparou com toda a força! Um golaço para inaugurar o marcador (1-0). 

Até ao final da 1.ª parte, ambos os emblemas tiveram oportunidades para balançar as redes, contudo, os guardiões estavam atentos e defenderam os remates. Destaque para a intervenção instintiva de Kokubo, segurando a vantagem até ao descanso. Nota ainda para o cartão amarelo mostrado a  Paulo Bernardo, cartão esse que impede o jovem médio de dar o seu contributo na grande finalAo intervalo: 1-0.

Benfica-Ajax UEFA Youth League

O início da 2.ª parte voltou a mostrar uma equipa encarnada mais ofensiva e com vontade de causar estragos na defensiva holandesa. Aos 53', e depois de um grande passe de Tiago Dantas, Paulo Bernardo disparou com tudo, mas a bola acabou por sair uns centímetros acima da barra. 

O treinador do Ajax mudou algumas peças do seu onze inicial procurando dar ao seu conjunto mais experiência e rotatividade no setor ofensivo. Aos 65', o Benfica esteve muito perto do segundo golo depois de uma rápida jogada de contra-ataque. Tiago Dantas procurou a corrida de Tiago Araújo, o extremo não vacilou, foi até à zona da linha final e efetuou um cruzamento atrasado. Gonçalo Ramos deixou passar a bola para Umaro Embaló, que, sem preparação atirou ao lado. 

Aos 70', Luís Castro fez a primeira alteração na partida. Tiago Araújo – autor do golo inaugura– saiu, tendo entrado para o seu lugar Luís Lopes

Benfica-Ajax UEFA Youth League

Umaro Embaló continuava a ser um dos mais ativos do lado do Benfica e essa postura trouxe frutos aos 75'. Depois de um canto aberto, a defensiva do Ajax afastou o esférico e o extremo benfiquista, sem deixar a bola cair, atirou novo míssil para o fundo das redes adversárias, dilatando a vantagem (2-0).

Benfica-Ajax UEFA Youth League

Três minutos depois... pénalti para o Benfica! Luís Lopes fugiu da marcação, Douglas esticou a perna e rasteirou o futebolista dentro da área. O árbitro não teve dúvidas e apontou para a marca da grande penalidade. Tiago Dantas, exímio nas bolas paradas, não tremeu e, aos 79', bateu a grande penalidade com muita tranquilidade. Bola para o lado direito, guarda-redes para o esquerdo. Golo do Benfica! (3-0). 

Aos 80', entradas de Henrique Araújo e Samuel Pedro para as saídas de Tiago Dantas e Umaro Embaló. A cinco minutos dos 90', com o cansaço a acumular-se, saíram João Ferreira e Gonçalo Ramos. Entraram para os seus lugares, Martim Neto e Rafael Brito

As águias foram gerindo a seu bel-prazer, controlaram todas as ocorrências e carimbaram o passaporte para a final da UEFA Youth League pela terceira vez na sua história! Resultado final: 3-0.

No jogo decisivo o Benfica irá medir forças contra o Real Madrid. A final está aprazada para a próxima terça-feira, dia 25 de agosto, às 17h00.

Benfica-Ajax UEFA Youth League

Meias-finais:

  • Benfica vs Ajax (3-0);
  • Salzburgo vs Real Madrid (1-2).
UEFA YOUTH LEAGUE 
Centro Desportivo de Colovray

SL BENFICA - AJAX
3 : 0

Tiago Araújo (42'), Umaro Embaló (75') e Tiago Dantas (79')

   

Onze Inicial

 

Onze Inicial

 Leo Kokubo (GR)    Raatsie (GR)
 Filipe Cruz    van der Sloot
 Tomás Araújo    Kasanwirjo
 Morato    Musampa
 João Ferreira (85')    Douglas
 Henrique Jocu    Llansana (C)
 Paulo Bernardo    Martha
 Tiago Dantas (80')    Q. Timber
 Tiago Araújo (70')    Rasmussen
 Umaro Embaló (80')    Regeer
 Gonçalo Ramos (85')    Hansen
 

Suplentes

 

Suplentes

 Samuel Soares (GR)    Reiziger (GR)
 Adrian Bajrami    Aertssen
 Rafael Brito (85')    Warmerdam
 Martim Neto (85')    Ideho
 Samuel Pedro (80')    De Waal
 Luís Lopes (70')    Pinas
 Henrique Araújo (80')    Hlynsson
 

Equipa de arbitragem

Árbitro Antti Munukka (FIN)
Árbitro assistente 1 Jukka Honkanen (FIN)
Árbitro assistente 2 Antti Kemppinen (ITA)

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: UEFA

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar