26 de agosto de 2020, 10h00

Desfecho imerecido, mas honraram a camisola até ao fim!

Futebol

O Benfica lutou com todas as forças, mas o Real Madrid venceu a final da UEFA Youth League.

RESUMO DO JOGO

A equipa do Sport Lisboa e Benfica, liderada por Luís Castro, saiu derrotada pelo Real Madrid na final da UEFA Youth League. As águias foram superiores ao longo dos 90 minutos, mereciam outro desfecho, mas a sorte bafejou os merengues que triunfaram por 2-3.

O desafio de todas as emoções começou com o Benfica a tomar a iniciativa de jogo e a efetuar uma pressão bastante subida quando não tinha a posse do esférico. O Real Madrid, mais recuado, tentava aguentar a pressão efetuada pelas águias, contudo, não conseguia sair da sua zona defensiva nestes minutos iniciais. 

Aos 9', Filipe Cruz foi preponderante a conseguir travar aquele que poderia ter sido o primeiro golo dos merengues. Rodriguez, isolado, já se preparava para rematar, todavia, o lateral-direto encarnado foi bastante veloz e antecipou-se ao dianteiro no interior da área.

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

A equipa liderada por Luís Castro continuava em alta rotação e aos 16' foi a vez de Umaro Embaló tentar visar a baliza contrária. O extremo canhoto desferiu um potente remate de pé direito, mas o esférico passou um pouco ao lado da baliza à guarda de Luis López. 

À passagem do minuto 25 era notório o abrandamento do ritmo da partida. O Real Madrid posicionou-se melhor dentro das quatro linhas e aos 26' chegou mesmo ao golo inaugural. Na sequência de um lançamento executado de forma rápida, Arribas cruzou com grande qualidade para o interior da área. Rodríguez antecipou-se a Tomás Araújo e cabeceou para o fundo das redes (0-1).

Apesar do golo marcado, os blancos não baixavam a guarda e continuavam à procura de dilatar a vantagem. As águias continham as investidas espanholas como podiam, mas não estavam a conseguir penetrar no bloco defensivo do Real Madrid. Os passes longos para a frente de ataque e o futebol apoiado não estavam a surtir efeito

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

Aos 45' o Real Madrid fez o segundo da partida. Arribas, um dos melhores do lado espanhol e dotado de um pé esquerdo de alta qualidade, partiu para o contra-ataque. Já dentro da área, cruzou rasteiro para um companheiro de equipa. Na tentativa de intercetar o lance, Henrique Jocu acabou por colocar o esférico na própria baliza, traíndo Leo Kokubo (0-2). 

Até ao final da primeira parte o Clube da Luz tentou aproximar-se da baliza adversária, mas não obteve sucesso. Ao intervalo: 0-2.

Para o início da segunda parte, Luís Castro decidiu mudar duas peças do seu xadrez tático. Rafael Brito e Ronaldo Camará entraram para os lugares de Filipe Cruz e Henrique Jocu

Aos 49', Gonçalo Ramos fez o golo do Benfica!! Umaro Embaló trabalhou bem pelo flanco esquerdo e cruzou para o interior da área. Gonçalo Ramos, na passada, rematou para a defesa do guardião encarnado. Na recarga, Henrique Araújo atirou para nova defesa e foi mesmo Gonçalo Ramos, à terceira, que atirou para o fundo da baliza (1-2).

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

Na jogada seguinte (50') o Real Madrid voltou a dilatar a vantagem... Park centrou pelo lado direito, nenhum jogador das águias cortou o lance e a bola sobrou para Gutíerrez. O lateral-esquerdo apareceu no sítio certo e rematou rasteiro. Kokubo ainda tentou impedir o tento, mas sem sucesso... (1-3).

Os encarnados não baixaram os braços e foram à procura da sorte! Aos 57', Tiago Araújo bateu o pontapé de canto do lado direito e Gonçalo Ramos, subindo mais alto que todos os adversários, cabeceou com tudo para o segundo do Benfica e o seu bis na partida (2-3).

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

Aos 63', Luís Castro viu-se obrigado a voltar a mexer no conjunto encarnado após lesão muscular de Umaro Embaló. Luís Lopes entrou para o seu lugar. As investidas benfiquistas não abrandavam e aos 68', Tiago Dantas teve uma oportunidade fulcral para empatar. Henrique Araújo foi derrubado no interior da área e o árbitro não teve dúvidas, apontando para a marca de grande penalidade. Tiago Dantas rematou com tudo, mas Luis López estirou-se para o sítio certo e negou o empate.

As emoções estavam à flor da pele! Os jogadores do Real Madrid aproveitavam todas as oportunidades para ganhar alguns segundos, enquanto o Benfica, balanceado para o ataque, tentava a todo o custo chegar ao golo. Aos 90', e depois do árbitro auxiliar mostrar a placa com os minutos de compensação (sete), Luís Castro fez entrar Martim Neto para o lugar de Tomás Araújo. Era o tudo por tudo!

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

Aos 90'+4' as águias estiveram muito perto do golo! Gonçalo Ramos rematou para uma excelente defesa do guardião merengue. No seguimento do lance, Henrique Araújo teve no seu pé direito a oportunidade de ouro para empatar. À entrada da pequena área, rematou sem preparação após cruzamento de Luís Lopes, mas o esférico bateu com estrondo na barra da baliza.

O Benfica continuou a tentar, mas já não havia tempo para mais. Na segunda parte os encarnados foram nitidamente superiores, todavia, o Real Madrid triunfou e venceu a UEFA Youth League – a primeira do seu palmarés. Resultado final: 2-3.

Benfica Real Madrid Futebol UEFA Youth League

UEFA YOUTH LEAGUE 
Centro Desportivo de Colovray

SL BENFICA - REAL MADRID
2 : 3

 Gonçalo Ramos (49' e 57')

  Rodríguez (26'), Henrique Jocu (AG aos 45'), Gutíerrez (50')

Onze Inicial

 

Onze Inicial

 Leo Kokubo (GR)    Luis López (GR)
 Filipe Cruz (45')    Santos
 Tomás Araújo (90')    Gutierrez
 Morato    Ramon
 João Ferreira    Chust
 Henrique Jocu (45')    Blanco 
 Tiago Dantas    Park
 Tiago Araújo     Carlos Dotor
 Umaro Embaló (63')    Arribas
 Gonçalo Ramos    Morante
 Henrique Araújo     Rodríguez
 

Suplentes

 

Suplentes

 Samuel Soares (GR)    Fuidias (GR)
 Fábio Baptista    Jordi
 Adrian Bajrami     Carrillo
 Rafael Brito (45')    Sintes
 Martim Neto (90')    Salazar
 Ronaldo Camará (45')    Óscar Aranda
 Luís Lopes (63')    Peter
 

Equipa de arbitragem

Árbitro Chris Kavanagh (ENG)
Árbitro assistente 1 Daniel Richard Cook (ENG)
Árbitro assistente 2 Sian Massey (ENG)
Quarto árbitro David Coote (ENG)

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar