Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O avançado, internacional A pelo Uruguai, foi apresentado no Benfica Campus, no Seixal.
04 setembro 2020, 20h12
Luís Filipe Vieira e Rui Costa com Darwin, novo avançado do Benfica
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que adquiriu a totalidade dos direitos do jogador Darwin Nuñez pelo montante de 24 milhões de euros ao UD Almería, clube espanhol que terá direito a receber 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do jogador.
Já internacional A pelo Uruguai, o avançado de 21 anos, na apresentação oficial com o Manto Sagrado, respondeu às questões colocadas pela Comunicação social. Admitiu estar "muito contente" e "com muita vontade de vestir a camisola"; elogiou o treinador Jorge Jesus; agradeceu as palavras do administrador Rui Costa e desejou ajudar a equipa com golos.
Quais são as primeiras impressões que tem em relação ao Benfica e como se tem sentido nas primeiras horas como jogador do Clube?
Estou a sentir-me muito bem. Estou muito contente por este momento. Tenho muita vontade de vestir a camisola do Benfica e começar a treinar com os meus companheiros.
O que é que um jogador de apenas 21 anos sente ao chegar ao Benfica com o peso extra de ser a contratação mais cara da história do Clube e do futebol português?
Estou a trabalhar todos os dias para o meu futuro e tenho vindo a fazer as coisas bem, sempre com humildade, com os pés assentes na terra. Isto não é um peso para mim, é uma responsabilidade e quero fazê-lo da melhor maneira possível. O que me vão pedir é para marcar golos. Confio em mim, vou deixar tudo em campo em cada jogo para ajudar os meus companheiros e a equipa. Os golos vão chegar.
Já teve a oportunidade de falar com o treinador do Benfica, Jorge Jesus?
O Benfica é um clube grande na Europa. Ainda não tive a oportunidade de falar com o míster, mas acho que amanhã [sábado] vou falar com ele. Ele confia em mim e eu quero devolver essa confiança dentro de campo.
Rui Costa disse que o Benfica teve de lutar com vários clubes para o contratar. Qual foi o segredo para o convencer a aceitar a proposta do Benfica?
Tive propostas de muitos clubes, mas, mal me falaram do Benfica, disse que queria ir para o Benfica. Apresentaram-me o projeto e gostei. O meu sonho era vir para um grande clube. É a primeira vez que vou jogar numa grande equipa da Europa, de primeira linha. Vou dar o melhor de mim para que tudo corra bem.
Rui Costa afirmou também que é um jogador que vai dar muito que falar na próxima década. Como é que é ouvir estas palavras de alguém como o Maestro?
Escutar as palavras de Rui Costa, que é um grande jogador, um grande ídolo, emociona-me e orgulha-me. Vou trabalhar para fazer o melhor aqui no Benfica e ser um grande jogador, ficar na história. Vim para aqui para conquistar títulos e espero que corra tudo bem. Quero cá ficar muitos anos, mas, quando sair, quero ficar conhecido como um ídolo no Benfica.
Em quanto tempo pensa que consegue agarrar a titularidade nesta equipa?
Acabei de chegar. Sei que há grandes jogadores no Benfica, na frente está Vinícius, por exemplo, que é um grande jogador, inteligente, e eu estou aqui para realizar uma competição saudável.
Para si, há uma pressão maior por saber que Cavani era uma das pretensões do Benfica?
Não há. Gostaria que o Cavani estivesse aqui. Estou aqui para jogar e dar o melhor de mim para ajudar os meus companheiros.
O administrador da SAD do SL Benfica, Rui Costa, tomou a palavra na apresentação de Darwin para esclarecer as razões que levaram ao adiamento da oficialização em 24 horas; explicou, ainda, aos jornalistas a aposta no uruguaio e as expectativas dos encarnados no futebolista.
"É um dia muito feliz para o nosso Clube, com um reforço que esperamos que seja de grande peso. Em relação ao facto de a apresentação não ter ocorrido ontem [quinta-feira], de forma aberta e coerente digo que a única coisa que se passou foram atrasos nos exames médicos do Darwin e alguma burocracia para esclarecer com o Almería, que demorou mais tempo do que esperávamos. É uma transferência de grande envergadura, que obriga a muita burocracia. Nada teve a ver com o jogador e/ou com os empresários do jogador. Era apenas uma burocracia entre os dois clubes, o normal", começou por explicar Rui Costa.
"A aposta é elevada num jovem em que acreditamos, e não só nós... Pela concorrência que tivemos para chegar ao dia de hoje, há muita gente na Europa a pensar como nós. Acreditamos que será um dos grandes avançados nesta década no futebol mundial… Que tenha muito sucesso e que nos venha acrescentar muito valor. É uma aquisição que está a fazer alguma espécie pelos valores envolvidos, mas que foi muito ponderada por todas as áreas no futebol profissional. Esperamos que tenha o êxito que tem vindo a ter na sua carreira e que continue aqui a sua progressão até chegar aos patamares onde acreditamos que poderá chegar", completou o administrador da SAD encarnada.
Darwin nunca estaria no Benfica se Cavani tivesse sido contratado? Rui Costa respondeu: "Vamos separar as águas. Fomos ambiciosos e, aparecendo uma janela para poder contratar Cavani, tentámos. Mais do que considerar uma tentativa falhada, fomos ambiciosos e procurámos, até às nossas últimas possibilidades, contratar um jogador daquela dimensão. Darwin não tem nada a ver com essa questão. Percebo a ligação, até porque o país é o mesmo, mas não tem nada a ver uma coisa com outra. Darwin sempre esteve nas preferências, independentemente do Cavani. As partes envolvidas no processo – Benfica, agentes, jogador e Almería – tiveram um comportamento exemplar numa negociação que não é fácil, mas onde houve uma vontade férrea para este dia ser realizado."
E que conselhos transmitiu Rui Costa a Darwin? "Será normal que, nas próximas páginas de jornais, seja muito mais refletido o valor de custo do Darwin do que as suas qualidades. E o primeiro conselho que lhe dou, e o primeiro pedido que faço aos adeptos, é esse: que se olhe para o jogador como um miúdo de 21 anos, que estou certo e seguro que vai dar muito que falar nesta década no futebol mundial… Mas que não jogue com esse letreiro na cabeça e que os nossos adeptos não o olhem assim. Eu passei por isso… Que isso não lhe pese, que consiga fazer o que tem a fazer dentro de campo sem o rótulo de que é o jogador mais caro da história do Benfica. Já tivemos outros jogadores mais caros… Isto tem evoluído e estamos felizes com isso. Pizzi foi o mais caro na altura e hoje é um dos melhores do Campeonato; Rafa e [Raúl] Jiménez igual. Neste momento passa a ser o Darwin, qualquer dia será outro… Que ele e os adeptos se abstraiam disso!"
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo e Isabel Cutileiro / SL Benfica
04 setembro 2020
Darwin apresentado!
Última atualização: 21 de março de 2024