Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica vai enfrentar a equipa de Salonica no Estádio Toumba às 19h00 de terça-feira, na eliminatória de acesso ao play-off da Liga dos Campeões.
13 setembro 2020, 18h17
Tzolis
O marcador do único golo da partida foi Tzolis. O jovem, de 18 anos, está de pé quente neste arranque de 2020/21, com três remates certeiros em dois encontros oficiais.
Mantendo a estrutura praticamente igual – onze e sistema tático –, o técnico português voltou a montar a equipa em 3x4x3, mas, desta feita, lançou Diego Biseswar e deixou Rodrigo Soares de fora por lesão, sendo que o brasileiro é baixa para o embate da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, juntando-se, entre outros, a Limnios, jogador que, recentemente, testou positivo à COVID-19.
ONZE INICIAL DO PAOK: Zivko Zivkovic; Ingason, Fernando Varela, Michailidis; Schwab, El Kaddouri, Diego Biseswar, Giannoulis; Pelkas, Tzolis e Akpom.
Ou seja, do jogo com o Besiktas, na 2.ª pré-eliminatória da Champions, para o do Larissa, realce para a entrada de apenas um reforço no onze inicial: Schwab. O médio-centro austríaco, de 29 anos, chegou a Salonica oriundo do Rapid Viena e foi um claro caso de chegar, ver… e ser titular. A destacar, ainda, a estreia de Zivkovic nos alvinegros. O antigo jogador do Benfica está há poucos dias na Grécia, mas foi lançado na partida aos 76' para o lugar de Pelkas.
Apesar de o PAOK ter vencido apenas por 1-0, há várias diferenças a notar entre os números apresentados nesta partida e no desafio diante do Besiktas. Segundo as plataformas estatísticas Wyscout e Sofascore, o PAOK, desta feita, teve mais posse de bola, ao contrário do que se passara frente aos turcos.
Diante do Larissa, o adversário dos encarnados contabilizou 64 por cento de posse de bola, contra os 32 por cento apresentados com o Besiktas. Ainda assim, manteve-se uma equipa que tem a baliza adversária na mira. Terminou o desafio com 15 remates, sendo que oito acertaram no alvo e sete saíram mal direcionados. Também nos pontapés de canto há uma diferença gritante. Frente ao Besiktas, logrou apenas um, ante o Larissa teve nove cantos a favor.
No PAOK, dois valores individuais se têm destacado neste início de temporada: Tzolis e Pelkas. Este último é conhecido dos portugueses, visto que atuou no V. Setúbal, em 2014/15, por empréstimo. Já Tzolis é um jovem de 18 anos, formado no clube.
Ambos jogam descaídos nos corredores, no apoio ao avançado Akpom, mas aparecem várias vezes na área a finalizar. Com três golos em dois jogos, Tzolis tem sido a figura do PAOK. Bisou ante o Besiktas e fez o tento que deu três pontos com o Larissa.
Pelkas também fez o gosto ao pé com o Besiktas – com assistência de Tzolis –, é o capitão de equipa após a saída do português Vieirinha e passa por ele muito do ataque da turma de Salonica. Ainda nas assistências, referir que Giannoulis, Akpom e Diego Biseswar fizeram uma cada.
Destacar, ainda, a importância do corredor central da equipa, composto pelos médios-centros El Kaddouri e Schwab, e o defesa-central Fernando Varela.
O cabo-verdiano Fernando Varela, de 32 anos, entra na quinta época no clube, é habitual titular no eixo defensivo e até enfrentou o Benfica no play-off da Liga dos Campeões em 2018/19. Quem também já mediu forças com as águias foi El Kaddouri. O médio está na quarta temporada no PAOK; já Schwab é um dos reforços desta época e tem-se revelado uma agradável surpresa para Abel Ferreira.
Na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 19h00, o Benfica visita o reduto do PAOK para disputar a partida que define a passagem ao play-off da Liga dos Campeões. O alemão Felix Brych foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o encontro.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Twitter do PAOK
Última atualização: 21 de março de 2024