Futebol

13 setembro 2020, 18h17

PAOK Larissa Tzolis

Tzolis

Adversário do Benfica na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o PAOK, liderado por Abel Ferreira, iniciou a Liga grega com uma vitória sobre o Larissa (1-0) e forneceu indicadores táticos e estatísticos para o jogo de terça-feira.

O marcador do único golo da partida foi Tzolis. O jovem, de 18 anos, está de pé quente neste arranque de 2020/21, com três remates certeiros em dois encontros oficiais.

Mantendo a estrutura praticamente igual – onze e sistema tático –, o técnico português voltou a montar a equipa em 3x4x3, mas, desta feita, lançou Diego Biseswar e deixou Rodrigo Soares de fora por lesão, sendo que o brasileiro é baixa para o embate da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, juntando-se, entre outros, a Limnios, jogador que, recentemente, testou positivo à COVID-19.

Equipa do PAOK

ONZE INICIAL DO PAOK: Zivko Zivkovic; Ingason, Fernando Varela, Michailidis; Schwab, El Kaddouri, Diego Biseswar, Giannoulis; Pelkas, Tzolis e Akpom.

Ou seja, do jogo com o Besiktas, na 2.ª pré-eliminatória da Champions, para o do Larissa, realce para a entrada de apenas um reforço no onze inicial: Schwab. O médio-centro austríaco, de 29 anos, chegou a Salonica oriundo do Rapid Viena e foi um claro caso de chegar, ver… e ser titular. A destacar, ainda, a estreia de Zivkovic nos alvinegros. O antigo jogador do Benfica está há poucos dias na Grécia, mas foi lançado na partida aos 76' para o lugar de Pelkas.

Apesar de o PAOK ter vencido apenas por 1-0, há várias diferenças a notar entre os números apresentados nesta partida e no desafio diante do Besiktas. Segundo as plataformas estatísticas Wyscout e Sofascore, o PAOK, desta feita, teve mais posse de bola, ao contrário do que se passara frente aos turcos.

Diante do Larissa, o adversário dos encarnados contabilizou 64 por cento de posse de bola, contra os 32 por cento apresentados com o Besiktas. Ainda assim, manteve-se uma equipa que tem a baliza adversária na mira. Terminou o desafio com 15 remates, sendo que oito acertaram no alvo e sete saíram mal direcionados. Também nos pontapés de canto há uma diferença gritante. Frente ao Besiktas, logrou apenas um, ante o Larissa teve nove cantos a favor.

Pelkas

Tzolis e Pelkas em destaque

No PAOK, dois valores individuais se têm destacado neste início de temporada: Tzolis e Pelkas. Este último é conhecido dos portugueses, visto que atuou no V. Setúbal, em 2014/15, por empréstimo. Já Tzolis é um jovem de 18 anos, formado no clube.

Ambos jogam descaídos nos corredores, no apoio ao avançado Akpom, mas aparecem várias vezes na área a finalizar. Com três golos em dois jogos, Tzolis tem sido a figura do PAOK. Bisou ante o Besiktas e fez o tento que deu três pontos com o Larissa.

Pelkas também fez o gosto ao pé com o Besiktas – com assistência de Tzolis –, é o capitão de equipa após a saída do português Vieirinha e passa por ele muito do ataque da turma de Salonica. Ainda nas assistências, referir que Giannoulis, Akpom e Diego Biseswar fizeram uma cada.

Destacar, ainda, a importância do corredor central da equipa, composto pelos médios-centros El Kaddouri e Schwab, e o defesa-central Fernando Varela.

O cabo-verdiano Fernando Varela, de 32 anos, entra na quinta época no clube, é habitual titular no eixo defensivo e até enfrentou o Benfica no play-off da Liga dos Campeões em 2018/19. Quem também já mediu forças com as águias foi El Kaddouri. O médio está na quarta temporada no PAOK; já Schwab é um dos reforços desta época e tem-se revelado uma agradável surpresa para Abel Ferreira.

Na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 19h00, o Benfica visita o reduto do PAOK para disputar a partida que define a passagem ao play-off da Liga dos Campeões. O alemão Felix Brych foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o encontro.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Twitter do PAOK

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas