Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Fernando Tavares, vice-presidente do SL Benfica, faz o ponto de situação da equipa feminina de futebol, a poucos dias do regresso das competições oficiais.
24 setembro 2020, 20h18
Fernando Tavares falou ao grupo de trabalho no treino
"Passados seis longos meses de confinamento, desconfinamento e de uma nova adaptação ao treino, a Equipa Feminina de Futebol do Sport Lisboa e Benfica volta este domingo à principal competição do calendário nacional. Volta exatamente com a mesma ambição que tinha quando as competições foram interrompidas devido à terrível crise pandémica: vencer todas as provas nacionais, obter uma posição de hegemonia nacional e lançar as sementes para um Benfica Europeu. Recebemos a notícia da participação na Liga dos Campeões com satisfação, mas com um enorme sentimento de responsabilidade. Todos os objetivos que ambicionamos só serão possíveis em equipa, com respeito pelos outros competidores e confiança total no trabalho diário do plantel.
Durante o período de confinamento as jogadoras do Benfica demonstraram do que são feitas: profissionalismo, resiliência, espírito de sacrifício no combate ao isolamento e uma enorme capacidade e disciplina para manterem a condição física. Foram momentos difíceis e de grande incerteza que combatemos mantendo um estreito contacto entre o Clube, as jogadoras e as famílias. Tempos em que a prioridade era a saúde de cada jogadora e de cada elemento do staff, e tempos que hoje se mantêm. Tempos de planeamento rigoroso, mas também de improviso; tempos de protocolos muito fechados, mas onde é determinante manter a satisfação no trabalho e a união da equipa.
Após o desconfinamento, voltámos ao trabalho no início do mês de julho. Voltámos com a descrição que os tempos exigiam, cumprindo escrupulosamente as orientações da DGS e os protocolos desenvolvidos pelo departamento clínico do Benfica. Iniciámos os treinos em campo num registo individual, por grupos separados no tempo de jogadoras e mantendo o necessário distanciamento entre todos. Assim nos mantivemos enquanto os treinos coletivos não foram permitidos. Passadas seis semanas foi possível iniciar progressivamente os treinos coletivos, mas ainda sem qualquer possibilidade de fazer jogos particulares.
Apesar de as atletas terem cumprido os planos individuais durante o confinamento, a verdade é que o tipo de trabalho é completamente diferente do trabalho de campo. Foi necessário combater o evidente destreino verificado e introduzindo os jogos particulares. Os jogos particulares foram realizados com protocolos rigorosos e com tempos de jogo diferentes dos habituais 90 minutos, para progressivamente gerir a adaptação das jogadoras aos tradicionais patamares competitivos. Por essa razão o Benfica optou por não divulgar os jogos e resultados que eram absolutamente secundários face às prioridades existentes.
O único particular realizado com 90 minutos e com duas partes de 45 foi o jogo realizado em Condeixa-a-Nova. Durante todo este período atípico foi necessário gerir o evidente destreino a que as atletas tinham sido sujeitas durante a paragem, assim como do ponto de vista clínico as inevitáveis lesões e as contingências impostas pela COVID-19.
Quando, no próximo domingo, a equipa entrar em campo fá-lo-á com a habitual raça e vontade de vencer. Paralelamente estamos a preparar meticulosamente a estreia do Clube na Liga dos Campeões. Um desafio que exigirá o máximo da equipa. Encaramos esta participação com confiança e sentido de Clube."
Fotos: David Martins / SL Benfica
Última atualização: 18 de novembro de 2024