1 de outubro de 2020, 10h00

"Canoagem ao mais alto nível"

Canoagem

Fernando Pimenta, Joana Vasconcelos, Ana Oliveira e Hélio Lucas fizeram um balanço dos resultados obtidos na Taça do Mundo, no programa "Sport Lisboa e Modalidades", da BTV.

A canoagem de Portugal e do Benfica esteve em destaque no fim de semana de 26 e 27 de setembro, com Fernando Pimenta e Joana Vasconcelos a conquistarem cinco medalhas (três de ouro, uma de prata e uma de bronze) na Taça do Mundo, na Hungria.

Os canoístas estiveram à conversa no programa da BTV "Sport Lisboa e Modalidades", juntamente com o treinador Hélio Lucas e com a diretora do Benfica Olímpico Ana Oliveira.

foto

"Acreditar que tudo é possível e trabalhar muito e bem"

Fernando Pimenta conquistou três medalhas (ouro em K1 1000 e K1 5000, e prata em K1 500) e chegou à sua centésima medalhada internacional. Feito que deixa o canoísta muito orgulhoso.

"Conseguir chegar a esta marca é, sem dúvida, muito importante para mim. Consegui atingir um objetivo que tinha há três, quatro anos, altura em que comecei a ganhar um bom volume de medalhas por época", comentou o atleta.

O canoísta do Benfica já está de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

"Vou preparar-me sempre na minha melhor forma para quando surgir uma oportunidade para competir. Agora é recuperar, olhar para 2021, acreditar que tudo é possível e trabalhar muito e bem. Acreditar que vamos chegar a Tóquio, que a Joana vai conseguir carimbar a vaga olímpica e que eu vou chegar num grande momento" vincou.

foto

Joana Vasconcelos também esteve em destaque na competição ao alcançar uma medalha de bronze (K1 200) e outra de ouro (K1 500).

"Foi um fim de semana fantástico, tanto para mim como para o Fernando e para o treinador Hélio Lucas. Consegui conquistar duas medalhas, sinceramente não estava à espera. Nota-se que todo o esforço que temos vindo a fazer está a surtir efeito. Agora é continuar o bom trabalho, porque o próximo ano é muito importante. Quero apurar-me no K1 500 metros e estar presente nos Jogos Olímpicos", contou.

"Não foi fácil manter o foco, mas temos um grande treinador ao nosso lado, que nos faz sempre acreditar. Esforcei-me ao máximo para conseguir bons resultados", confessou a canoísta.

Canoagem

"Temos um grande treinador ao nosso lado"

Hélio Lucas explicou como foi treinar em tempo de pandemia, enaltecendo o esforço e dedicação de Fernando Pimenta e Joana Vasconcelos.

"Tentámos focar-nos sobretudo na preparação desportiva, no trabalho e naquilo que eram os nossos objetivos. Como qualquer desportista, eles gostam de competir, e eu como treinador também gosto de ver o nosso trabalho em palco. Foi isso que fizemos nesta competição. Saímos extremamente contentes, porque a Joana e o Fernando conseguiram o objetivo de topo que tínhamos para esta época. Foram excecionais", afirmou o treinador.

foto

"Isto é excelência do trabalho e o rendimento ao mais alto nível"

Apesar da situação atípica que estamos a viver face à pandemia, Ana Oliveira elogiou a forma como a canoagem do Benfica está a trabalhar.

"Quero ver toda esta situação de forma positiva. Estivemos todos mais próximos, fizemos treinos em conjunto. Quero dar aos parabéns a esta equipa e ao treinador Hélio Lucas pela forma serena, confiante, motivadora e ensinadora como conseguiu gerir tudo ao longo da época", afirmou a diretora do Benfica Olímpico, enaltecendo seguidamente o profissionalismo da secção de canoagem.

"Estes atletas e treinadores têm de ter uma força psicológica tão grande, porque passar todo um mês de agosto na incerteza se esta Taça do Mundo se iria realizar, mas ainda assim estarem focados é sinal que isto é a excelência do trabalho, da alta competição, do acreditar, é o profissionalismo e o rendimento ao mais alto nível", salientou.

Benfica Olímpico

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar