7 de outubro de 2020, 17h07

🎥 Apesar de tudo, na luta até ao fim

Basquetebol

Mesmo extremamente condicionada, a equipa do Benfica batalhou na meia-final da Taça de Portugal de basquetebol ainda referente a 2019/20.

RESUMO DO JOGO

Era uma promessa do treinador, do capitão e de todo o grupo... e cumpriu-se! A equipa do SL Benfica lutou com unhas e dentes, não fugiu às responsabilidades e, apesar de extremamente condicionada pela paragem forçada devido ao surto de COVID-19, discutiu até ao fim a passagem à final da Taça de Portugal de basquetebol 2019/20. Perdeu por 81-74.

No Pavilhão Multiusos de Odivelas, Cidade Europeia do Desporto 2020, o clássico abriu oficialmente a temporada 2020/21 – apesar de ser uma prova referente a 2019/20 – numa final four, recorde-se, inicialmente prevista para o fim de semana passado, mas que acabaria por ser adiada... escassos dias devido ao surto de COVID-19 que pôs de quarentena o plantel do Benfica.

RESUMO DO 1.º QUARTO

Início de jogo com pouca eficácia no lançamento de parte a parte. Ainda assim, e com grande intensidade na partida, águias e dragões lutaram para impor o ritmo de jogo. A meio do 1.º quarto, a formação liderada por Carlos Lisboa vencia pela margem mínima (7-8), mas a resposta do FC Porto não tardou… A aproximação surgiu e a reviravolta no placard também. Final do 1.º quarto: 19-12.

RESUMO DA 1.ª PARTE

Nos segundos 10 minutos, a alteração da estratégia defensiva de Carlos Lisboa deu frutos, chegando os encarnados a estar a menos de 10 pontos do adversário. O FC Porto voltou, no entanto, a cavar distâncias, atingindo o intervalo com uma vantagem de 14 pontos (49-35).

RESUMO DO 3.º QUARTO

Boa entrada do Benfica na segunda parte, a impor muito ritmo no arranque do 3.º quarto. Ainda que visivelmente condicionada e longe de estar nas melhores condições físicas, a equipa de Carlos Lisboa recusou-se a virar a cara à luta. Com 23 pontos marcados neste 3.º quarto, mais do que os 20 do FC Porto, os encarnados iam, devagar, escalando no marcador (69-58).

RESUMO DO 4.º QUARTO

O Benfica entrou no 4.º e último quarto a encurtar distâncias. Grande recuperação das águias a obrigarem os azuis e brancos a um final de maior "aperto". Apenas 4 pontos de desvantagem, a mais curta desde o 1.º quarto, e pouco mais de 2 minutos para jogar... Apesar da "luta até ao fim", tal como havia prometido o capitão Tomás Barroso, vitória do FC Porto por 81-74.

DECLARAÇÕES 

"Inadmissível e inaceitável o que a Federação Portuguesa de Basquetebol fez ao Benfica"

Carlos Lisboa (treinador do SL Benfica): "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao FC Porto, que ganhou e vai à final. Mas, e isto não tem nada a ver com clubes, quero dizer que foi uma decisão inadmissível a da Federação Portuguesa de Basquetebol, inaceitável! Inaceitável o que fizeram ao Benfica, viemos para aqui com dois treinos desde segunda-feira. Como sabem tivemos um surto, parámos 15 dias e voltámos na segunda-feira."

"Propusemos à Federação que adiasse, à semelhança do que fez a Federação de Voleibol. A equipa do Sporting estava de quarentena, a Federação de Voleibol adiou a final 30 dias; a Federação de Basquetebol adiou três dias, o que é inadmissível. Claro que viemos com vontade de querer jogar e ganhar, mas não foi uma decisão certa da Federação. Propusemos que adiasse, havia muitas datas disponíveis."

"Fico orgulhoso dos meus jogadores. Também é inadmissível, depois de pararmos desde março, que fizéssemos dois jogos seguidos, hoje, amanhã, e depois no domingo. Fico triste com a decisão da Federação."

Rafael Lisboa (jogador do SL Benfica): "É sempre bom voltar à competição, apesar das contrariedades e de não termos tido a competição. Não fugimos às nossas responsabilidades, é bom estar de volta, mas preferíamos ter ganhado e ter oportunidade para estar na final de amanhã. Era um título que queríamos, mas deixamos uma boa amostra da nossa equipa e do pouco tempo de trabalho que tivemos. Mostrámos carácter, capacidade de luta, entrega..."

FC Porto-SL Benfica, 81-74

FICHA  
Local Pavilhão Multiusos de Odivelas
Cinco inicial do Benfica  Scottie Lindsey, Rafael Lisboa, Arnette Hallman (c), Caleb Walker e Eric Coleman 
Suplentes José Silva, Fábio Lima, Betinho, Demond Carter, Bruno Araújo e Cameron Jackson
1.º quarto 19-12
2.º quarto 49-35
3.º quarto 69-58
4.º quarto 81-74

Fotos: David Martins / SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar