31 de outubro de 2020, 17h32

"Foi muito bom voltarmos às competições"

Judo

Em entrevista à BTV, os recém-medalhados Rodrigo Lopes e Bárbara Timo analisaram as suas prestações e lançaram as ambições para o Europeu 2021.

Medalhas de bronze no Grand Slam da Hungria, que marcou o regresso do judo às competições internacionais, Rodrigo Lopes e Bárbara Timo falaram à BTV sobre os resultados obtidos.

Entrevistado no programa "Sport Lisboa e Modalidades", o judoca Rodrigo Lopes contou como foi feita a preparação dos atletas num tempo em que os condicionalismos devido à pandemia de COVID-19 são muitos.

"Foi muito bom voltarmos às competições. Todos nós estávamos ansiosos por esse momento e correu tudo bem. O mais importante foi toda a preparação que fizemos com o nosso treinador, que quis que ficássemos todos juntos numa casa durante a quarentena, onde tivemos a oportunidade de treinar todos os dias, que foi um fator diferencial para estarmos em forma neste regresso as competições", contou o atleta, que alcançou a sua primeira medalha em competições internacionais na categoria -60 kg.

Rodrigo Lopes

"Foi uma experiência nova para mim, pois é o segundo ano em que estou a competir a este nível. No ano passado fiquei em quinto lugar no Grand Slam de Brasília e neste ano consegui chegar ao terceiro lugar. Fiquei muito emocionado, como se pode ver em todos os vídeos, porque era uma coisa para a qual eu já trabalhava todos os dias e foi a confirmação de que o trabalho que tenho feito está certo. Estou realmente muito feliz com este resultado", vincou.

Bárbara Timo, que alcançou o bronze na categoria -70 kg, expôs o misto de emoções e de sentimentos que a envolveram no momento do retorno. "Há oito semanas fiz uma cirurgia no cotovelo, cumpri o prazo mínimo de recomendação médica para voltar às competições e confesso que estava um pouco ansiosa para saber como iria ser a minha prestação. Tive a melhor preparação possível a nível físico, mas perdi intensidade de treino. Neste nível a cabeça e a vontade contam muito, e foi isso que aconteceu, tive muita vontade de vencer e consegui a medalha", confessou.

Bárbara Timo

Já de olhos postos no Campeonato da Europa 2021, que se realiza entre 30 de maio e 2 de abril em Lisboa, Rodrigo Lopes e Bárbara Timo acreditam numa boa prestação.

"Estaremos cinco atletas nessa competição [Rodrigo Lopes, Bárbara Timo, Telma Monteiro, Rochele Nunes e Anri Egutidze] e esperamos ter bons resultados. Estamos preparados para dar o nosso melhor, e tenho a certeza de que vamos fazer isso pelo Benfica", enalteceu Rodrigo Lopes.

"Só posso esperar o melhor da nossa equipa. Da minha parte, visto que voltei de uma cirurgia, sinto que ainda não estou no meu melhor, mas ainda assim consegui um bronze no Grand Slam. Tenho a certeza de que, com mais um mês de preparação sem dor, só posso esperar o melhor de mim também. Na minha cabeça já sou campeã, agora basta descobrir como", reforçou Bárbara Timo.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica e Federação Internacional de Judo

Benfica Olímpico

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar