Futebol

08 novembro 2020, 23h44

Jorge Jesus

Jorge Jesus

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Jorge Jesus assumiu a responsabilidade da derrota na receção ao SC Braga (2-3) e defendeu que a calma e serenidade dos minhotos acabou por decidir o jogo da 7.ª jornada da Liga NOS

Apesar do resultado, o técnico elogiou, em conferência de Imprensa, a capacidade de resposta da formação encarnada, que esteve a perder por 0-3, e lembrou que a época está apenas no começo... 

Análise ao jogo

"Tudo tem justificação, não é só quando se ganha, quando se perde também se tem. O Benfica não fez um bom jogo. Tivemos pouca dinâmica e pouca velocidade e deixámos que o SC Braga controlasse todos os nossos passos ofensivos. O SC Braga conseguiu estar mais calmo durante o jogo, esperou pelas oportunidades e conseguiu concretizá-las, também devido a algumas falhas nossas. A perder por 0-3, conseguimos ter uma reação muito forte e, para além dos dois golos, tivemos hipóteses de marcar mais e não perder. Torna-se difícil quando há erros individuais, mas a equipa acreditou sempre que podia mudar o resultado."

"ACREDITÁMOS SEMPRE QUE PODÍAMOS MUDAR O RESULTADO"

"O SC Braga é uma boa equipa e, estando em vantagem, conseguiu ter mais discernimento. Na primeira parte não demos muita largura ao nosso jogo e não tivemos muitas situações de finalização. Na segunda parte, mudámos a equipa, o nosso posicionamento, mas já não deu para virar o resultado. É uma derrota que nos penaliza e agora temos de recuperar os três pontos que perdemos aqui para os nossos rivais. É um Campeonato competitivo, já o tinha dito quando estávamos em primeiro lugar. Claro que não esperávamos perder hoje, longe disso, mas sabíamos que o Braga é uma boa equipa. Parabéns aos jogadores do SC Braga porque conseguiram alcançar os objetivos. Para nós, há coisas que temos de modificar. É uma derrota que nos custa muito e que naturalmente nos tira alguma confiança.

Benfica-Braga

Trocas dos laterais durante o jogo

"Não há muito que saber. Quem estava a jogar no início da época era o André Almeida, mas lesionou-se. Neste momento, utilizei o Gilberto e adaptei o Diogo [Gonçalves]. O Grimaldo lesionou-se, e hoje jogou [entrou para a segunda parte rendendo Nuno Tavares] porque é um grande profissional e assumiu, mesmo não estando bom. Portanto, essa troca dos laterais tem a ver com isso. Hoje, no futebol já não são três substituições, são cinco, e, portanto, dá para mexer à frente e atrás, em função daquilo que o jogo nos possa dizer. Achei que nos colocaram qualidade nos corredores, até pela entrada do Seferovic. Queríamos entrar dentro da última linha do Braga."

"Ferro? Não posso convocar todos os centrais…"

"O Ferro, e também o Jardel, não têm jogado tanto como Otamendi, titular da seleção argentina, e como Vertonghen, titular da seleção da Bélgica... São dois jogadores que contratámos para a segurança defensiva do corredor central. Não posso convocar todos os centrais. Desta vez convoquei o Jardel."

Benfica-Braga

"A EQUIPA DO BENFICA, MESMO SOFRENDO GOLOS, ACREDITA"

Início avassalador na Liga NOS... O que mudou?

"Claro que todas as equipas têm oscilações, mas o Benfica começou bem [o Campeonato]. Se olhar para a linha de quatro [da defesa] que iniciou este jogo, só está o Jan [Vertonghen], mais nenhum fazia parte dela no arranque da temporada. Isso tem influência e vai cobrando, quando se sofre golos com alguma facilidade isso vai-nos cobrando. O jogo, os jogadores, a estratégia, a tática, tudo vai cobrando… Mas a verdade é que a equipa do Benfica, mesmo sofrendo golos, acredita e continua a acreditar que pode recuperar. Estamos com o problema de sofrer golos nos últimos três jogos com alguma facilidade, e claro que isso quebra a confiança aos jogadores, no jogo e também no futuro. As derrotas não dão moral a ninguém."

Três jogos sem ganhar

"O facto de não se ganhar há três jogos [incluindo-se o empate com o Rangers na Liga Europa] preocupa. É verdade que o SC Braga é uma equipa interessante, mas não justifica a nossa derrota. O Benfica tem de ser melhor em todos os aspetos e não foi. A justificação está nos golos que sofremos, está na forma como jogámos na primeira parte, onde não fomos uma equipa com muita qualidade ofensiva e não conseguimos defensivamente ganhar vantagem em relação ao posicionamento da equipa do SC Braga. Quando tivemos de ser solicitados em algumas saídas rápidas, não conseguimos parar os jogadores do SC Braga. Pelo resultado, houve alguma incapacidade coletiva e também individual, esta última principalmente no primeiro e terceiro golos."

Benfica-Braga Liga NOS

"SAMARIS? RECUPEROU DA LESÃO E DEU BOAS INDICAÇÕES"

Samaris de regresso ao onze

"Porquê Samaris titular? Recuperou de lesão e deu boas indicações nos treinos. Vínhamos de um jogo onde o Weigl e o Taarabt jogaram 90 minutos, era preciso meter dois jogadores frescos no corredor central. Optei por ele [Samaris] e pelo Pizzi. Podia ter também optado pelo Gabriel, mas o Samaris tem vários anos comigo. Ele não tem nada a ver com este filme. Aliás, quando ele saiu estava 0-1, depois disso sofremos dois golos. Aqui não há um jogador com culpa do resultado. A primeira pessoa a ter culpa do resultado sou eu, depois os jogadores, mas eu sou sempre o primeiro responsável."

"Só estamos na 7.ª jornada..." 

"Esta época ainda não acabou! Neste momento, com estes resultados, o Benfica não é líder, mas é vice-líder, por enquanto. Estamos na 7.ª jornada do Campeonato, na Liga Europa estamos mais ou menos bem classificados, e estávamos bem classificados no Campeonato até ao jogo de hoje [domingo]… Os resultados têm sido muito positivos, e hoje não tivemos um resultado positivo, como também não tivemos no Bessa. O Benfica tem duas derrotas… É muito? É! Não estou habituado a perder tanto. No ano passado joguei 90 jogos e só perdi quatro." 

Darwin

"O Benfica tem duas derrotas… É muito? É!"

Duas semanas sem internacionais 

"Não dá para treinar com todos, só dá para jogar e recuperar. Os jogadores vão-se embora durante duas semanas e, mais uma vez, não teremos tempo de falar sobre os momentos deste jogo. É o que é, não me posso lamentar com isso. O jogo foi o importante. Foi complicado porque não criámos uma oportunidade de golo na primeira parte. Tudo mudou para a segunda. Os jogadores não podem estar de parabéns, nem pouco mais ou menos, o que fica apenas é a reação, a única coisa positiva."

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Sónia Antunes

Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica

BLACK FRIDAY 2020  - BENFICA

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas