13 de novembro de 2020, 10h24

Fomos à descoberta da Filial Sport Algoz e Benfica

Casas Benfica

É a n.º 12 do Clube e conta atualmente com 248 Sócios.

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" viajou nesta semana até ao sul do País para conhecer a 12.ª filial do Clube, que se situa em Algoz.

Fundada em 1938, a filial Sport Algoz e Benfica conta atualmente com 248 Sócios e é conhecida pelos anos de história e troféus que foi arrecadando em diversas modalidades ao longo dos anos.

Filial Sport Algoz e Benfica

No concelho de Silves, no Algarve, a filial encarnada é presidida agora por Ana Carmo, que está no seu terceiro mandato e garante que quer elevar a qualidade do espaço o mais possível. 

"Tenho a sorte de ter algumas pessoas comigo que me ajudam muito e isso é fundamental para conseguirmos levar esta Casa ao melhor nível. Durante o meu mandato, pretendo fazê-la crescer mais para depois delegar estas funções a alguém que consiga trazer mais jovens e que continue a prestigiar a Sport Algoz e Benfica. Estivemos fechados durante dois meses devido à pandemia, o que impossibilitou que avançássemos com obras", referiu a presidente.

Filial Sport Algoz e Benfica

A Sport Algoz e Benfica é constituída por um salão de jogos (onde se pode ver os jogos do Glorioso e ainda jogar matraquilhos, snooker ou pingue-pongue), um bar e um enorme espaço exterior com esplanada, que recebe muitos Benfiquistas em diversas atividades, tais como convívios, bailes e feiras de artesanato.

Filial Sport Algoz e Benfica

A nível desportivo, a filial vermelha e branca destaca-se com a modalidade de boxe inglês, ensinada pelo professor João Vilela, de 65 anos.

"Abri esta escola há três anos e desde aí tem vindo a crescer. Atualmente tenho 20 alunos inscritos, estamos sempre a evoluir e a prova disso são os três alunos que vão fazer competição brevemente", contou o professor.

Na zona do bar e restauração, uma área fulcral para os Benfiquistas do Algarve, a cozinheira Iolanda Sofia é quem trata das refeições e dos petiscos que agradam a todos os visitantes. "Cozinho com muito amor e muito carinho para os Benfiquistas. É mesmo uma coisa que eu gosto de fazer", revelou.

Filial Sport Algoz e Benfica

A Sport Algoz e Benfica é vista como uma mais-valia para o crescimento da região, segundo o assessor político da Câmara Municipal de Silves, Tiago Raposo.

"Algoz é uma vila histórica, tem sensivelmente dois a três mil habitantes e somos conhecidos pelo bem receber. Temos muitos motivos de interesse para nos virem visitar, e coletividades como a Sport Algoz e Benfica estão entre eles. Passou por algumas fases, agora está novamente numa fase de crescimento e no passado foi muito importante para o concelho e para a freguesia, nomeadamente no futebol e no ciclismo, onde era muito respeitada. A Sport Algoz e Benfica é muito mais que uma filial do Sport Lisboa e Benfica, porque faz crescer a região", enfatizou.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar