Futebol

11 dezembro 2020, 16h02

Benfica-Lech Poznan

Festejos do Benfica na Liga Europa

O Sport Lisboa e Benfica terminou o Grupo D no 2.º lugar e com a qualificação para os 16 avos de final da Liga Europa garantida. Em pesquisa nas plataformas UEFA, Sofascore, Wyscout e Zero Zero, o Site Oficial compilou várias estatísticas coletivas e individuais em que as águias se destacaram na fase de grupos.

Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, o Benfica fica a conhecer o seu adversário da próxima eliminatória da competição europeia, mas, antes disso, olhamos para o bom trajeto dos encarnados, que tornou possível carimbar o passaporte rumo aos 16 avos.

Com 12 pontos no fim das seis jornadas, o Benfica terminou como um dos melhores segundos classificados, apenas superado pelos também portugueses SC Braga, e com a mesma pontuação que Slávia Praga e Antuérpia, mas com a vantagem de não ter sofrido qualquer desaire, coisa que só seis emblemas em 44 conseguiram.

Lech Poznan-Benfica Liga Europa

Melhor marcador e… recorde de golos

Ainda nas estatísticas coletivas, realce para a capacidade ofensiva demonstrada pelas águias na fase de grupos. Foram o 3.º melhor ataque da Liga Europa, com 18 golos (melhor marca de sempre do Benfica), à média de três remates certeiros por jogo, e tiveram em Pizzi e em Darwin os artilheiros de serviço.

O médio Pizzi, com seis golos, é o melhor marcador da Liga Europa, ex-aequo com Yusuf Yazıcı, do Lille. Logo a seguir vem Darwin. O avançado uruguaio tem cinco tentos apontados e uma média assinalável de um golo a cada 90 minutos jogados.

Mas não é só na hora de atirar à baliza que o camisola 21 se destaca. Com duas assistências, Pizzi é, igualmente, o jogador com mais influência na competição, dado que participou em oito dos 18 golos do Benfica, através de dois passes para golo que se somam à meia dúzia de golos anotados. O médio é, ainda, o futebolista com mais golos através de grande penalidade. Apontou um diante do Standard, em Liège, e culminou a fase de grupos com três em três nos penáltis. Referir que Darwin também fez uma assistência e participou, assim, em seis golos dos encarnados, sendo o 4.º jogador da Liga Europa neste item.

A dupla Pizzi e Darwin está também em destaque no número de minutos que precisa para marcar e no rating. O médio festeja a cada 44 minutos, já o dorsal 9 celebra a cada 68 minutos. Em relação ao rating, Darwin termina a fase de grupos com uma nota de 7,74 e Pizzi com 7,68.

Rangers Benfica Liga Europa

Capacidade de passe

O treinador Jorge Jesus disse, no final do Rangers-Benfica, da 4.ª jornada, que a equipa havia demonstrado ter "grande capacidade de passe". As estatísticas dão-lhe razão. As águias estão no top 10 das equipas com maior percentagem de posse de bola (55,8 por cento) e com mais passes (3089).

Se olharmos para a eficácia de passe e para o capítulo dos passes em profundidade, o Benfica entra no lote do top 5. Terminou esta fase da Liga Europa com 87,7 por cento de acerto no passe e realizou 70 passes em profundidade.

Liga Europa 6 jornada

Remates, dribles e utilização

Com 86 remates feitos no total, numa média superior a 14 por encontro, o Benfica está entre os emblemas com mais tiros. Para estes números em muito ajudou a performance de Pizzi, com 3,9 disparos por jogo, cotando-se como um dos jogadores que mais tentaram alvejar a baliza contrária, e a eficácia do remate, com o mesmo Pizzi a destacar-se, com 58 por cento de acerto.

Detentor de uma capacidade técnica acima da média, Everton foi o futebolista do plantel benfiquista a mostrar-se mais afoito na hora de driblar os opositores diretos. Logrou 4,3 dribles bem-sucedidos por desafio e teve uma taxa de eficácia de 76 por cento.

Já em relação aos minutos de utilização, ninguém bateu Vertonghen. O defesa-central belga somou todos os 540 minutos dos seis jogos do Grupo D e está entre os mais utilizados da prova. Igualmente com seis partidas disputadas, mas com menos minutos, estão Everton, Rafa, Pizzi e Waldschmidt.

Na hora de defender também houve individualidades da equipa a aparecerem nos tops. Sem golos sofridos com Standard Liège e Lech Poznan, ambos no Estádio da Luz, Odysseas está entre os guarda-redes que conseguiram dois desafios sem sofrer; o marroquino Taarabt mostrou-se fulcral na interceção de alguns remates adversários e foi até o mais eficaz do conjunto neste capítulo, com o registo de 1,36 por jogo.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas